O PAI, disponível no Now, VivoPlay, OiPlay, Looke e SkyPlay - dia 08/10


Distribuído pela Pandora Filmes, O PAI (The Father/Bashtata), longa da Bulgária, deveria chegar aos cinemas de todo o Brasil no mês de março, porém, devido às circunstâncias inéditas em meio à pandemia de COVID-19 em todo o mundo, poderá ser visto a partir desta quinta-feira, dia 08 de outubro, no Now, VivoPlay , OiPlay, Looke e SkyPlay.

O PAI, dirigido por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, é baseado em uma história real que aconteceu na família dos diretores. Conta Kristina que “Depois do funeral da mãe de um parente, um vizinho apareceu apavorado e disse: ‘Sua mãe está me ligando!’. Olhamos o telefone e vimos o nome, a data e o horário da ligação. Ele disse que a ligação ocorrera há dois minutos, sendo que ela tinha sido enterrada três horas antes. Ficamos impressionados e começamos a acreditar que era uma situação sobrenatural. Talvez ela quisesse entrar em contato conosco e dizer algo, mas, depois de alguns minutos, descobrimos uma razão lógica para aquilo ter acontecido, o que nos motivou a escrever a trama do filme”.  

Alternando momentos cômicos e bem-humorados a outros tristes e reflexivos, o filme conta a história de Vasil, que acaba de perder sua mais longeva parceira, a esposa Valentina. Quando, após o funeral, uma mulher proclama que a falecida ligou para o seu celular, Vasil procura a ajuda de um médium conhecido para entrar em contato com sua esposa. Seu filho Pavel tenta trazê-lo de volta, mas Vasil teimosamente insiste em fazer as coisas do seu jeito. O PAI é um drama familiar íntimo, sobre as dificuldades de se conectar com aqueles que estão próximos a nós. À medida que o filme ganha impulso lentamente, sua história se desenvolve em muitas situações absurdas ou cômicas, cuidadosamente escritas pelos diretores e roteiristas. 

O PAI é um projeto paralelo a uma trilogia inspirada em notícias de jornal, da qual fazem parte “A Lição” (2014) e “Glory” (2016). O terceiro filme da trilogia (“The Triumph”) ainda está em fase de desenvolvimento. 

SINOPSE 

Vasil acaba de perder sua grande parceira de vida, a esposa Ivanka. Quando, após o funeral, uma parente afirma ter recebido chamadas da falecida no celular, Vasil decide viajar até um famoso médium, com a esperança de entrar em contato com ela. Seu filho, Pavel, tenta dissuadi-lo da ideia, mas Vasil insiste em seguir em frente. Os dois, então, partem numa louca jornada que os fará enfrentar a culpa que sentem acerca da perda, enquanto uma série de absurdos colocam à prova a relação entre eles. 

 

FICHA TÉCNICA 

O PAI

Bulgária/ Grécia • 87 minutos • Búlgaro 


Direção e Roteiro: Kristina Grozeva e Petar Valchanov 

Produção: Kristina Grozeva, Petar Valchanov, Konstantina Stavrianou, Irini Vougioukalou 

Produtores Executivos: Kristina Grozeva, Poli Angelova, Elena Mosholova 

Direção de Fotografia: Krum Rodriguez 

Desenho de Som: Ivan Andreev 

Direção de Arte: Vanina Geleva 

Montagem: Petar Valchanov 

Figurino: Ivelina Mineva 

Música de: Hristo Namliev 


Nenhum comentário:

TEL AVIV EM CHAMAS, estreia nos cinemas dia 29 de outubro de 2020 com distribuição da Pandora Filmes. Longa exibido na seleção oficial do Fe...