É TUDO VERDADE DIVULGA A
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DA SEGUNDA
FASE DE SUA 25ª EDIÇÃO
Festival
acontece, on-line e gratuito, de 23 de setembro a 4 de outubro
Filmes em competição são exibidos
na plataforma do festival –
www.etudoverdade.com.br
A 25ª edição do É Tudo Verdade
exibe de 23 de setembro a 4 de outubro, um total de 60 longas,
médias e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma
gratuita, em plataformas de streaming. No total, a 25ª edição do É
Tudo Verdade apresenta em sua seleção 91 títulos não-ficcionais. Em
sua fase inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril
passado, o festival apresentou 30 títulos, entre filmes e séries.
Os filmes
em competição ficam em exibição da mesma forma como se estivessem
em sala física; sem extensão dos horários de início dos filmes ou
permanência online. Os filmes em competição e hors concours
brasileiros têm limite de 1500 visionamentos e os em competição e
hors concours internacionais, 1000 visionamentos (exceto Brouwer, a
Origem da Sombra, com limite de 500 visionamentos).
As
produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas
competições brasileiras e internacionais de longas e
médias-metragens e de curtas-metragens, estarão automaticamente
classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.
O É Tudo
Verdade tem patrocínio do Itaú e Sabesp; parceria do SESC-SP e
apoio cultural do Itaú Cultural e Spcine. Conta também com a
realização do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal
de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Sessão de
Abertura:
“A
Cordilheira dos Sonhos” (La Cordillera de los Sueños)
Direção:
Patricio Guzmán, 2019, França/ Chile, 84'
23/09
Sessão presencial para convidados: Belas Artes Drive-in (São Paulo)
– 20h30
Sessão online: www.etudoverdade.com.br –
20h30
24/09
Sessão
online: www.etudoverdade.com.br
– 15h
Um dos
vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de
Cannes no ano passado é o filme de abertura da fase competitiva da
25ª edição do É Tudo Verdade, em sessão especial para convidados no
Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. O filme
será exibido também via streaming, dentro da programação online do
festival.
No Chile,
quando o Sol nasce, escala muros, colinas e cumes até atingir a
última rocha no topo dos Andes. A cordilheira está em todo lugar,
mas, para os chilenos, é muitas vezes um território desconhecido.
Depois de explorar o norte e o sul do país em outros documentários,
o diretor Patricio Guzmán se viu tentado a filmar essa imensa
construção para explorar seus mistérios, poderosos segredos do
passado e do presente chilenos.
Guzmán
encerra a trilogia formada ainda por Nostalgia da Luz (2012) e O
Botão de Pérola (2015) num ensaio entre o memorialístico e o
político sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a
repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança
atual da política econômica desenvolvida no período autoritário.
Sessão de
Encerramento:
Pela
primeira vez, o É Tudo Verdade promove uma sessão especial de
encerramento, logo após a Cerimônia de Premiação. O filme para esta
sessão será anunciado nas próximas semanas.
04/10
Cerimônia de premiação –
A partir das
18h
Filme de Encerramento –
www.etudoverdade.com.br
– 20h
FILMES EM
COMPETIÇÃO
LONGAS E
MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS
Dez
longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos on-line
ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias, às
21h, com reprise no dia seguinte, às 15h.
Exibições
pelo website www.etudoverdade.com.br.
Sempre às
17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos
longas-metragens participarão de um debate virtual, na plataforma
online do festival.
24/09 –
21h
25/09 –
15h
Debate: 25/09
– 17h
https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Meu Querido
Supermercado
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Enquanto
executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um
supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos,
medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério, romance e
física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne,
códigos de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da
loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas
imanências e sua imaginação.
25/09 – 21h
26/09 –
15h
Debate: 26/09
– 17h – https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Atravessa a
Vida
Direção: João Jardim. Brasil, 82'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ao
acompanhar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas no
interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode
determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as
angústias e os prazeres da adolescência por meio de seus gestos,
inquietações e conquistas.
26/09 –
21h
27/09 – 15h
Debate: 27/09
– 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Os Quatro
Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99'
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Dirigido
por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo
Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação
dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um
quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel
fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa
de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua
amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória
de quase 40 anos.
27/09 –
21h
28/09 – 15h
Debate: 28/09
– 17h – https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
A Ponte de
Bambu
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77'
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa:
livre
Sinopse: Uma
incógnita a olhos ocidentais, a China é um gigante que se impõe
pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história. Com
testemunhos e imagens de valor histórico e sentimental, o
jornalista Jayme Martins e sua família levam a uma compreensão da
China por vias inéditas ao relatar sua experiência no país: o
comunismo, a Revolução Cultural de Mao, o massacre da praça da Paz
Celestial e as reformas que culminaram em uma superpotência. O
diretor Marcelo Machado mergulha nessas memórias e visita o país,
onde igualmente guarda conexões afetivas.
28/09 –
21h
29/09 –
15h
Debate: 29/09
– 17h – https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Não Nasci
para Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: O ocaso da
carreira do compositor Zé Keti. O triste retrato do plenário do
Congresso Nacional fechado em 1977. A dor de uma mãe que perdeu a
filha de 15 anos atropelada. Os presidentes do Brasil, desde
Castelo Branco. São personagens e cenários registrados pelo olhar
aguçado e sensível do fotógrafo Orlando Brito ao longo de 50 anos
de profissão. Dos bastidores da política aos brasileiros do
interior do país, Brito relembra experiências, fala sobre o papel
do fotógrafo e a dor de registrar a dor de alguém.
29/09 –
21h
30/09 –
15h
Debate: 30/09
– 17h – https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aos 91
anos, Cid Moreira abre as portas de casa e de seu inconsciente,
revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos lares de
milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz mais
famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua
imagem mítica e conduzindo o espectador por um labirinto de
memórias. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua
vida, que se confunde com a história da televisão brasileira.
30/09 – 21h
01/10 – 15h
Debate: 01/10
– 17h -
https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Libelu -
Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Liberdade e
Luta foi uma tendência estudantil universitária surgida em 1976.
Impulsionado por uma organização clandestina, o grupo ganhou fama
por ser o primeiro a retomar o mote “abaixo a ditadura” enquanto o
AI-5 ainda vigia. Seus integrantes eram famosos pela irreverência,
abertura cultural e combatividade. Libelu, depois, virou adjetivo,
sinônimo de radicalidade e (para adversários) inconsequência.
Quatro décadas depois, onde estão e o que pensam os jovens
trotskistas que foram às ruas contra os generais?
01/10 –
21h
02/10 –
15h
Debate: 01/10
– 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Jair
Rodrigues - Deixa que Digam
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Jair
Rodrigues, o retrato de um artista e de um Brasil tão próximo e tão
distante.
02/10 –
21h
03/10 –
15h
Debate: 03/10
– 17h -
https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Fico te
Devendo uma Carta sobre o Brasil
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88'
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Três
gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar
brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e
entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o
filme investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de
apagamento da memória.
03/10 –
21h
04/10 –
15h
Debate: 04/10
– 17h - https://www.youtube.com/festivaletudoverdade
Segredos do
Putumayo
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Documentário
sobre aquele que é considerado hoje o pai dos inquéritos sobre a
violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916). As ações
de quando ele esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda nativa
ainda repercutem em nossos dias.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
LONGAS E
MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Doze
longas-metragens internacionais em competição serão exibidos
on-line ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões
diárias, às 18h – Com exceção para Forman Vs.
Forman, às 13h do dia 26/09 e O Rei Nu,
às 13h do dia 03/10.
http://www.etudoverdade.com.br
24/09 – 18h
Ficção Privada
(Private Fiction - Ficción Privada)
Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Por vários
dias e noites, um rapaz e uma moça leem as correspondências
trocadas por Torcuato e Kamala (ele, argentino, ela, indiana), os
pais do diretor. As cartas, escritas ao longo de décadas, entre os
anos 1950 e 1970, relembram suas viagens e falam de amor e
idealismo, mas também de dores e sonhos desfeitos. Uma aventura
íntima do século 20.
25/09 –
18h
Colectiv
(Collective)
Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109'
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 2015, um
incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, matou 27 pessoas e feriu
180. Mais tarde, outras vítimas morreram nos hospitais. Quando um
médico vaza informações, um grupo de jornalistas começa a revelar
uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é nomeado e
oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de seus
esforços para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme sobre o
impacto do melhor do jornalismo investigativo.
26/09 – 13h
Forman vs.
Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena T???tíková e Jakub Hejna. República Tcheca/
França, 78'
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um
revelador documentário sobre o mais famoso cineasta tcheco, Milos
Forman, duas vezes ganhador do Oscar. Por meio de um valioso
tesouro de imagens de arquivo, o filme ajuda a entender como Forman
superou sistemas (do nazismo e o comunismo até Hollywood) de forma
a moldar seu cinema de resistência. Um tributo sincero e comovente
que mostra um artista sempre em meio à luta política e de criação.
26/09 –
18h
1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Quase que
inteiramente baseado em trechos do programa de TV 60 Minutos, o
filme revê a campanha midiática que dominou os 74 dias da guerra
declarada pela ditadura argentina contra os britânicos pelo
controle das Ilhas Falkland. Ao mostrar cenas como âncoras pedindo
doações para a compra de armas, 1982 desnuda o poder da mídia de
canalizar opiniões e, ao colocar o espectador no lugar de um
argentino da época, ajuda a compreender como precisamos de mentiras
em nome da esperança.
27/09 –
18h
Golpe 53
(Coup 53)
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119'
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação
indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao fazer um
documentário sobre o golpe anglo-americano no Irã em 1953, o
diretor Taghi Amirani e o editor Walter Murch descobriram um
arquivo extraordinário e inédito. Documentos e filmagens em 16 mm
recontam essa história em detalhes sem precedentes, com revelações
explosivas de segredos escondidos por 66 anos. De um documentário
histórico sobre quatro dias em agosto de 1953, o filme se torna uma
investigação viva a expor as raízes das relações voláteis do Irã
com o Reino Unido e os EUA.
28/09 –
18h
O Rolo
Proibido (The Forbidden Reel)
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: De alguma
forma motivados a criar em meio à guerra e ao caos, cineastas
afegãos fizeram nascer um extraordinário estilo nacional de cinema.
Motivados a destruir, extremistas do Taliban se puseram a queimar
esse legado. Admirado pela beleza e pelo frágil poder dos filmes, o
diretor afegão-canadense Ariel Nasr constrói uma visão emocionante
e original do Afeganistão moderno.
29/09 –
18h
Cidade dos
Sonhos (City Dream - Cheng Shi Meng)
Direção: Weijun Chen, China, 102'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um vívido,
e muitas vezes cômico, retrato de um vendedor de rua idoso, tenaz e
turrão em uma contenda com funcionários públicos de Wuhan, maior
cidade da região central da China.
30/09 –
18h
O Espião
(The Mole Agent)
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Sergio é um
espião chileno. Ou quase isso: ele é convidado a interpretar um
depois de audições realizadas por um detetive particular que
precisa se infiltrar em um asilo onde um residente possivelmente
está sofrendo maus-tratos. Mas, aos 83 e sem ser nenhum 007, Sergio
não é exatamente habilidoso com novas tecnologias e técnicas de
espionagem. Uma fina combinação de documentário e filme de espião,
esta é uma reflexão particular sobre compaixão e solidão.
01/10 –
18h
Pão Amargo
(Bitter Bread)
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Crônicas da
rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.
02/10 –
18h
Silêncio de
Rádio (Radio Silence)
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Março de
2015. Devido à pressão política e a falsas pretensões, a principal
voz do jornalismo independente mexicano, Carmen Aristegui, acaba
demitida, junto com sua equipe, da rádio MVS. No dia seguinte, mais
de 200 mil pessoas organizam um ato e assinam uma petição em favor
de sua volta e pedindo o fim da censura. Apesar da imensa mobilização,
a emissora não cede.
03/10 –
13h
O Rei Nu
(The Naked King - Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution)
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108'
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa:
livre
Sinopse: 1979,
revolução no Irã. 1980, revolução na Polônia. A queda do xá, o rei
dos reis, no Irã. Greves gerais e o movimento Solidarnosc na
Polônia. O que passou pelas mentes daqueles garotos e garotas
naqueles momentos? E o que aconteceu com eles quando as revoluções
passaram ou, no caso iraniano, depois que uma elite religiosa e
autoritária chegou ao poder?
03/10 –
18h
Influência
(Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105'
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma análise
da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma
investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das maiores
empresas de relações-públicas e e-reputação, a multinacional
britânica Bell Pottinger.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS
BRASILEIROS
Nove
curtas-metragens brasileiros em competição serão exibidos on-line
ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias às
14h, em www.etudoverdade.com.br
Curtas BR
1: ChoVer
/ Movimento / Metroréquiem / Filhas de Lavadeiras / Sem Título # 6
: o Inquietanto
26 de
setembro, às 14h.
30 de
setembro, às 14h.
Curtas BR
2: Ouro
para o Bem do Brasil / Ver a China / Lora / Recoding Art
27 de
setembro, às 14h.
01 de outubro,
às 14h.
ChoVer
Direção: Guga Millet. Brasil, 9'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A região do
Cariri, no sertão paraibano, ficou sete anos sob seca. Em 2018, a
estiagem acabou, com uma sequência de chuvas constantes que surgiam
no horizonte. Com depoimento do morador local Zé Vaqueiro, o filme
fala desse lugar e dessa chuva, que, quando acontece, faz com que
as pessoas saiam para ver a água que cai do céu e se espalha pela
terra.
Filhas de
Lavadeiras
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Histórias
de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães,
puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados por suas
antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem
presentes como possibilidade de um novo destino, transformando o
duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.
Lora
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Na maior
cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e plena de presença, que
apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.
Metroréquiem
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O cotidiano
no metrô do Recife transcende os dias, mas nunca o corpo marginal.
Movimento
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao
acompanhar o reencontro de sua mãe com a família após 33 anos de
separação, Lucas vivencia situações que se transformam em memórias
ancestrais. Um filme sobre o tempo, suas danças e conjunturas.
Ouro para o
Bem do Brasil
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1964,
dias após o golpe militar, o empresário Assis Chateaubriand criou a
campanha “Ouro para o bem do Brasil”, por meio da qual convidava a
população brasileira a doar bens e ajudar a acabar com a dívida
externa do país. Ao traçar olhares sobre a campanha e o momento
político da época, o filme é uma análise sobre a História a partir
da memória do ontem e do hoje.
Recoding
Art
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
plataforma sem precedentes, que centralizou sete tipos de
inteligência artificial para “ler” a coleção do museu holandês Van
Abbemuseum, foi criada como parte de um trabalho do pesquisador de
mídia digital Gabriel Pereira e do artista Bruno Moreschi. Nos
resultados, a dupla procurou falhas e leituras inesperadas das IAs
– e encontrou algoritmos que nivelam a subjetividade artística à
lógica capitalista. A base de tudo era o trabalho crucial, mas
invisível, dos Amazon Mechanical Turkers.
Sem Título
# 6: o Inquietanto
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: À companhia
de Antonin Artaud e Robert Walser, um convite ao abismo, familiar e
desconhecido. O mistério da memória e do amor, além da alma; o
inesperado da angustiante estranheza; o que retorna outrora. Laços
e lapsos poéticos do ensaio-documentário, entre um filme
experimental japonês (1926) e um filme industrial americano (2010).
Da série “apontamentos para uma auto cinebiografia (em regresso)”.
Ver a China
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30'
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
realizadora estrangeira é convidada a visitar a China com a tarefa
de produzir um documentário sobre a produção de chá na província de
Fujian. Um ano depois, de volta ao Brasil, ela retoma suas imagens
e aquilo que foi visto em território chinês.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS
INTERNACIONAIS
Nove
curtas-metragens internacionais – inéditos no Brasil – em
competição, serão exibidos on-line ao público da 25ª edição do É
Tudo Verdade, em sessões diárias, às 14h, em www.etudoverdade.com.br
Curtas
Inter 1: Notícias da Capital do Antimônio / Uma Longa
Distância / Seu Canto / Meu País tão Lindo / Sem Choro na Mesa de
Jantar
28 de
setembro, às 14h.
02 de outubro,
às 14h.
Curtas
Inter 2: Asho / Algo Mais / 3 Saídas Lógicas / Saudade
29 de
setembro, às 14h.
03 de outubro,
às 14h.
3 Saídas
Lógicas (3 Logical Exits)
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
exploração sociológica que reflete sobre as diferentes saídas que
jovens palestinos têm à disposição para lidar com a vida em campos
de refugiados.
Algo Mais
(This Means More)
Direção: Nicolas Gourault. França, 22'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um software
de simulação de multidões serve de ferramenta para explorar a
memória coletiva de aficionados por futebol. Imagens do programa
são misturadas aos rostos e testemunhos de torcedores do Liverpool
Football Club que relembram experiências marcadas por um evento
trágico: o desastre de Hillsborough, em 1989, que mudou a natureza
do esporte.
Asho
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30'
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Asho é um
pequeno pastor interessado em cinema. A rotina com o rebanho é
desafiante, mas a paixão por Hollywood e pela atuação permite que
seus sonhos se misturem com a vida real. Asho e uma menina,
prometidos em casamento desde cedo, como reza a tradição em sua
vila, tentam ignorar o amor com sua tenacidade infantil.
Meu País Tão
Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/ My Country So Beautiful)
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30'
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um retrato
da Polônia, onde duas forças colidem, representando visões de mundo
completamente diferentes: a perspectiva esquerdista de país contra
a Polônia homogeneizada construída pela extrema direita. Entre
essas ideologias estão pessoas que lutam em nome de seus valores e
princípios e uma grande divergência: o nacionalismo.
Notícias da
Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d?Antimoine/
Antimony Capital News)
Direção: Guangli Liu. França, 27'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Lengshuijiang,
no sudoeste da China é sede dos maiores depósitos de antimônio no
mundo, explorados há mais de 100 anos. Em 2009, o governo listou a
cidade entre os locais com recursos naturais esgotados. Ao
documentar a produção de um programa oficial da TV local, o filme
se torna testemunha silenciosa de cenas aberrantes. As imagens, um
arranjo viciado do espaço-tempo, tentam mostram um passado
miserável, capaz apenas de engendrar um futuro igualmente infeliz.
Saudade
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30'
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14
anos
Sinopse: Em
decorrência da doença de seu pai, a diretora afro-brasileira Denize
Galiao explora os sentimentos mais profundos que têm por seu lar e
suas raízes - as quais ela não quer perder depois de 20 anos
morando na Alemanha. A palavra “saudade”, que não pode ser
traduzida com exatidão para outros idiomas, é a fronteira na
história de uma família que vive entre duas culturas.
Sem Choro na
Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table)
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16'
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A cineasta
Carol Nguyen faz entrevistas com seus próprios familiares para
construir um retrato do amor, da dor e de um trauma que perpassa
gerações.
Seu Canto (Her
Song)
Direção: Laura Taillefer Viñas. Portugal, 23'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um encontro
de vozes de três mulheres de diferentes origens leva a uma reflexão
sobre a liberdade e os limites impostos quando se nasce mulher em
uma comunidade cigana. Por meio da história de uma mulher sem voz,
o filme mostra a experiência do luto nesse grupo, quando a vida de
quem perdeu uma pessoa amada para por pelo menos um ano.
Uma Longa
Distância (Long Distance/ Larga Distância)
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um jovem
vai atrás da mulher trans que namorou seu falecido pai quando ele
abandonou o lar. Uma jornada para entender melhor a história desse
homem, as razões para sua ausência e a aventura humana por trás do
preconceito.
SESSÕES
ESPECIAIS
26/09 –
11h
Filme a ser
anunciado
27/09 –
11h
Eu Caminho (I
Walk)
Direção: Jørgen Leth. Dinamarca, 2019, 90'
Idioma: dinamarquês – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Um ensaio
autobiográfico sobre a vitalidade artística e a fragilização física
pelo envelhecimento do cineasta e poeta dinamarquês Jørgen Leth, um
dos mais originais diretores europeus em atividade, desde os anos
1960.
03/10 – 11h
Santiago
das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 102'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Em
uma pequena ilha convulsionada pela revolução de 1959, Santiago
Álvarez usou a sétima arte como arma política e criou uma estética
que se tornou referência no campo documental. Santiago, que se
intitulava um viajante permanente pela história, registrou os fatos
mais marcantes de seu tempo, desde a Revolução Cubana até a
desintegração do bloco soviético. Levou a espectadores de todos os
continentes um contraponto à história contada pelo Serviço de
Informação dos Estados Unidos, o USIS. Através suas obras,
mergulhamos no cenário político e na cultura cubana, nas tensões da
América Latina, na Guerra do Vietnã, nos inúmeros conflitos pela
independência da África, sempre com o olhar periférico que é a
marca do seu cinema, hoje convertido em memória de um mundo em
transformação. No ano do centenário de nascimento de Santiago,
Silvio Tendler lançou a cinebiografia do diretor cubano, um projeto
que começou a ser filmado em 1988 e tem entrevistas inéditas de
Santiago.
04/10 –
11h
Garoto -
Vivo Sonhando
Direção: Rafael Veríssimo. Brasil, 2020, 104'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aníbal
Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto (1915-1955), é um dos
pilares escondidos da música brasileira. Arquivos raros e
depoimentos revelam sua influência musical.
O ESTADO
DAS COISAS
Mostra
informativa de documentários brasileiros e internacionais.
27/09 – 13h
– www.etudoverdade.com.br
Filmfarsi
Direção: Ehsan Khoshbakht. Irã/ Reino Unido, 83'
Idiomas: persa, inglês. Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma jornada
pessoal por meio da história do cinema iraniano popular e
pré-Revolução, o documentário desvela um Irã raramente visto. Quase
cem filmes, alguns garimpados entre fitas VHS do acervo do diretor,
são reunidos para construir o retrato de uma sociedade em rápida
transformação. Filmfarsi revela um cinema de excitação, ação e
grandes emoções, espelho desafiador para um país que lutou para
conciliar tradições religiosas e a turbulenta modernidade de
influências ocidentais.
23/09 – 13h
a 05/10 – 09h -
https://www.itaucultural.org.br/
Gyuri.
Direção: Mariana Lacerda. Brasil, 2019, 87'
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa:
livre.
Sinopse: Uma linha
geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad
e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia,
sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil
e dedicou a vida à salvaguarda dos povos yanomami. Seu valioso
acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a
vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de
diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo
Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
23/09 – 13h
a 05/10 – 09h - https://www.itaucultural.org.br/
O Segundo
Encontro.
Direção: Veronique Ballot. Brasil/ França, 2019, 70'
Idiomas: português/ jê. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Após 64
anos, a diretora segue os passos do pai, o repórter-fotográfico
Henri Ballot, que integrou a expedição dos irmãos Villas-Boas na
qual se deu o primeiro contato entre homens brancos e índios
Metuktire, no norte de Mato Grosso. O que aconteceu com os índios
depois de mais de seis décadas de invasão de suas terras? Que
traços do pai a filha encontraria em território tão afastado? No
filme, os índios falam, confrontam passado e presente e revivem a
memória dos Kayapós por meio das fotos de Ballot.
FOCO
LATINO-AMERICANO
Além das
quatro produções latino-americanas presentes na competição de
longas e médias-metragens internacionais e de “Santiago das
Américas” de Silvio Tendler, a seleção apresenta ainda dois outros
títulos – de Cuba e Colômbia.
02/10 – 13h
– www.etudoverdade.com.br
Suspensão
(Suspensión). Colômbia, 73'
Direção: Simón Uribe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Nas selvas
do sul colombiano, há uma grande ponte de concreto abandonada, que
se choca contra uma montanha e põe fim a uma estrada que não leva a
parte alguma. O símbolo da obsessão de gerações de engenheiros em
dominar as imponentes montanhas do território amazônico. Após quase
um século, as promessas de uma estrada moderna se desfazem, e a
ponte se converte em cenário de situações absurdas, um teatro de
ilusões por onde circulam operários e turistas – até que um
desastre insuspeito acontece.
04/10 – 13h
– www.etudoverdade.com.br
Brouwer, a
Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow). Cuba, 68'
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Leo
Brouwer, extraordinário compositor cubano reconhecido mundialmente,
abre as portas de seu espaço de criação e permite ao espectador
explorar seu cotidiano e seu trabalho. Com um olhar agudo e
questionador, ele faz reflexões sobre a vida e a contemporaneidade
e divide inquietações que o acompanharam e o inspiraram ao longo de
oito décadas.
É TUDO
VERDADE, 25
Exibições
especiais em comemoração aos 25 anos do festival, na plataforma
Itaú Cultural.
23/09 – 13h
a 05/10 – 09h - https://www.itaucultural.org.br/
Volkswagen
- Operários na Alemanha e no Brasil
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Um
paralelo da vida e do trabalho de dois operários da Volkswagen, um
no Brasil e outro na Alemanha, que exercem funções idênticas na
montagem do Fusca.
17ª
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
É Tudo
Verdade e Itaú Cultural co-realizam, nos dias 23 e 24 de setembro,
a 17ª. Conferência Internacional do Documentário. Todas as
atividades da Conferência acontecerão na Plataforma Itaú
Cultural, inclusive a exibição dos filmes que acompanham
as atividades.
23/9 -
quarta-feira - 11h
Abertura da
Conferência (gravada)
Eduardo
Saron, diretor do Itaú Cultural
Amir
Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade
23/9 -
quarta-feira - 11h05
Master Class
com Mark Cousins, conduzida por Amir Labaki
Duração:
90' - gravada e legendada com tradução de inglês para
português
Mark
Cousins conversa com Amir Labaki sobre sua extensa e inovadora obra
documental, com destaque para A História do Cinema: Uma Odisseia
(2011), Os Olhos de Orson Welles (2018) e Women Make Film: Um Novo
Road Movie Através do Cinema (2019), exibido este pela primeira vez
no Brasil na primeira etapa do festival, em março e abril passado.
Participantes:
Mark
Cousins: Nascido na Irlanda do Norte, o
diretor e roteirista é conhecido pela série de entrevistas a
grandes cineastas Scene by Scene (1997-2001) que dirigiu para a TV
britânica, e por sua minissérie documental de 15 horas, A História
do Cinema: Uma Odisseia (2011). Também dirigiu Os Olhos de Orson
Welles (2018), a série exibida no festival Women Make Film: Um Novo
Road Movie Através do Cinema (2019) e 40 Dias para Aprender Cinema
(2020).
Amir
Labaki: Nascido em São Paulo (1963) e
formado em Cinema pela ECA-USP (1984), é o diretor-fundador "É
Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários", o
principal e mais longevo evento dedicado exclusivamente ao cinema
documental na América Latina.
23/09,
quarta-feira - 14h
Ballot,
Andujar e a fotodocumental brasileira
Duração: 75' - live falada em português
Com a
mediação de Rubens Fernandes Junior, as cineastas Mariana Lacerda e
Veronique Ballot conversam sobre a obra e a trajetória dos
fotógrafos Claudia Andujar e Henri Ballot, e a tradição da
fotografia documental brasileira.
Participantes:
Mariana
Lacerda: Mariana Lacerda é cineasta e Gyuri é o
seu primeiro longa-metragem. Formada em jornalismo, é mestre em
História da Ciência pela PUC-SP. Escreveu e dirigiu os filmes de
curta duração Menino-aranha (2008/2009), A Vida Noturna das Igrejas
de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013), Baleia Magic Park
(2015) e Deserto (2016, para Aparelhamento, Ocupação Funarte/SP),
vencedores de alguns prêmios interessantes e exibidos em
festivais do Brasil, França, México, Lituânia e Portugal.
Veronique
Ballot: Socióloga de formação em São Paulo,
professora de Biotecnologia, Saúde e Meio Ambiente na Educação
Nacional Francesa em Paris e na Martinica. Organizadora do festival
de filmes brasileiros na Martinica. Criadora da Associação Henri
Ballot em Paris. E diretora do filme O Segundo Encontro,
exibido no festival.
Mediador -
Rubens Fernandes Junior: Pesquisador e curador
independente de fotografia. Professor e Diretor da Área de
Comunicação da Faap. Ganhador de diversos prêmios de fotografia e
curador de inúmeras exposições, também publicou diversos livros,
entre eles Papéis Efêmeros da Fotografia (Ed. Tempo d'Imagem,
2015), Labirinto e Identidades - panorama da fotografia brasileira
[1946-1998], (Ed. Cosac Naify, 2003).
24/09,
quinta-feira - 11h
Master Class
com Carlos Adriano: Reapropriação de Arquivos - Método e Poética
Duração: 60' - live falada em português
Introdução
intermediática e intertextual à reapropriação. Sua forma de
investigação crítica e artística. O caso do arquivo em três
documentários nacionais inacabados e na origem do cinema no Brasil.
Participante:
Carlos
Adriano: Doutor em Cinema (USP). Pós-Doutorados em
Artes (PUC-SP) e Audiovisual (USP). Como cineasta, é um dos temas
de The Sublimity of Document: Avant-Doc 2 (Scott MacDonald; Oxford
University Press, 2019).
24/09,
quinta-feira - 14h
Master Class
com Andrés Di Tella: Diários, notas, cadernos
Duração: 60' a 90' - gravada e legendada com tradução de
espanhol para português
O caderno
de anotações, o diário, a carta, o esboço, os papéis de trabalho.
Formas provisórias, inconclusivas e circunstanciais que convergem
em uma das correntes mais vitais do cinema - e da arte -
contemporânea. O caderno de anotações pode ser um método de
trabalho, mas também uma forma artística em si. Uma linguagem
cinematográfica em potencial.
Participante:
Andrés Di
Tella: Cineasta, escritor e curador. Dirigiu A
televisão e eu, Fotografías, Hachazos (Golpes de machado), 327
cadernos e Ficção privada, entre outros. Também publicou dois
livros de não-ficção: Hachazos e Cuaderno. Seu trabalho inclui
instalações, performances e peças de videoarte. Como curador, ele
foi o fundador do BAFICI e do Festival de Documentários de
Princeton. Foi reconhecido com a Bolsa Guggenheim. É Tudo Verdade
fez uma retrospectiva de seu trabalho em 2012.
FILMES
Exibições
na Plataforma Itaú
Cultural
De 23/09 a
partir das 13h
Até 05/10 às
9:00, exceto Santos Dumont: Pré-Cineasta? (Exibição de 24/09 -
13:00 a 25/09 - 09:00)
40 dias
para aprender Cinema (40 days to learn film) - Reino Unido, 2020,
136'
Direção: Mark Cousins.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos (Medo/ Violência)
Sinopse: Junte-se ao
cineasta e escritor Mark Cousins em uma jornada de 40 dias,
explorando como nós refletimos sobre nossa paixão pelo cinema e
aspectos relacionados ao ato de fazer filmes, incluindo estilo,
ideias, emoções, aspectos práticos e outras coisas divertidas.
Exploraremos a linguagem universal do cinema, vendo obras que
perpassam fronteiras artísticas e culturais.
A Televisão
e Eu (La Televisión y Yo) - Argentina, 2002, 75'
Direção: Andrés Di Tella.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um ensaio
fílmico que se estende da primeira lembrança pessoal do diretor às
mais antigas memórias da TV na Argentina. Duas histórias e dois
sonhos intercalados: a de Jaime Yankelevich, o imigrante judeu que
se tornou o rei do rádio e introduziu a TV na Argentina, e a do avô
do próprio diretor, Torcuato di Tella, outro imigrante que
construiu um império industrial.
Gyuri –
Brasil, 2019, 87'
Direção: Mariana Lacerda.
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa:
livre.
Sinopse: Ver acima
em O Estado das
Coisas.
O Segundo
Encontro – Brasil/ França, 2019, 70'
Direção: Veronique Ballot.
Idiomas: português e jê. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Ver acima
em O Estado
das Coisas.
Santos
Dumont: Pré-Cineasta? – Brasil, 2010, 63'
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Este
documentário parte da descoberta e restauração de um raro e
desconhecido carretel de fotografias reproduzidas de um filme
mutoscópio, produzido em 1901, em Londres, sobre Santos Dumont
(1873-1932). A obra aborda aspectos históricos e artísticos dos
primórdios do cinema (pré-cinema, cinema de atrações) e do cinema
de reapropriação de arquivo (found footage, filme de reciclagem), por
meio de entrevistas, documentos, metáforas visuais e da articulação
própria de um ensaio poético.
SEMINÁRIOS
CPF - SESC
As
atividades da 25ª edição do É Tudo Verdade em parceria com o Centro
de Pesquisa e Formação do SESC buscam oferecer um espaço articulado
entre produção de conhecimento, formação e difusão.
Inscrições:
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/#/atividades/festival-e-tudo-verdade
Inscrições
gratuitas a partir das 14h do dia 9/9. Vagas limitadas.
Dia 15/9
14:00 às
16:00 - O formato curta no É Tudo Verdade.
Com a doutora
em cinema Patricia Rebello, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
A partir de
meados dos anos 2000, o curta-metragem brasileiro experimenta um
período de intensa criatividade, que pode ser pensado como sintoma
(mas também consequência) de uma série de processos e estímulos à
produção audiovisual. Seja pela criação de editais de fomento à
produção regional, pela efervescência criativa em oficinas e
workshops, a formação acadêmica nas universidades, o incentivo à
participação em festivais, mas também pela explosão de novos
formatos de registro (como o cinema de celular) e canais de
distribuição (as redes de streaming, os webdocs), a qualidade dos
curtas reverbera nestes doze anos de competição.
17:00 às
19:00 - O homem com a câmera: o maior documentário de todos os
tempos?
Com o cineasta
e mestre em cinema Luis Felipe Labaki, membro do comitê de seleção
do É Tudo Verdade.
Recebido
sem grande entusiasmo (e com certo desdém) ao ser lançado na URSS
em 1929, O homem com a câmera, de Dziga Vertov, tornou-se ao longo
das décadas uma referência cinematográfica inescapável, sendo
eleito em 2014 o maior documentário de todos os tempos na primeira
enquete específica para a produção não-ficcional realizada pela
revista britânica Sight & Sound. Nesta palestra, discutiremos
sua influência sobre diferentes gerações de realizadores e a forma
como trabalhos de nomes como Harun Farocki, Jonas Mekas e Agnès
Varda podem nos convidar a revisitar o experimento metalinguístico
de Vertov.
ATIVIDADES
PARALELAS
Master
Class
Dia 17/9
17h –
Workshop de Formação - Documentário nos 25 Anos do É Tudo Verdade -
Com Amir Labaki
Inscrições
gratuitas pelo link
https://bit.ly/32o6Tmm
Mediação da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa
Transmissão ao vivo pela Plataforma É Tudo Verdade – www.etudoverdade.com.br
DEBATES É
TUDO VERDADE
Transmissões
pela Plataforma É Tudo Verdade – www.etudoverdade.com.br
Dia 26/9 -
sábado - GRAVADO
16h - Conversa
com o cineasta Jorge Bodanzky , diretor do filme Volkswagen:
Operários na Alemanha e no Brasil
Dia 1/10 -
quinta-feira - AO VIVO
20h -
Encontro com os diretores dos curtas nacionais em competição
Mediação da jornalista Ana Paula Souza
Dia 3/10 -
sábado - GRAVADO
16h - Debate
com Silvio Tendler, diretor do filme Santiago das Américas
Mediação de Amir Labaki
CICLO SESC/ É
TUDO VERDADE
O ciclo
apresenta 6 longas-metragens brasileiros premiados na Competição
Brasileira do Festival na última década, disponíveis na plataforma Sesc
Digital, a partir de 8/10, por um
período de 30 dias.
Auto de
Resistência (Police Killing)
Direção:
Natasha Neri e Lula Carvalho, 104' Brasil. 2018
Longa
brasileiro vencedor de 2018
Um panorama
contemporâneo de homicídios praticados pela polícia contra civis,
no Rio de Janeiro, em situações inicialmente classificadas como
legítima defesa. As vítimas de assassinato são acusadas de serem
traficantes e de terem trocado tiros com os policiais. No entanto,
a versão da PM e? posta em xeque pelo surgimento de vídeos e pela
luta de mães que tentam provar a inocência de seus filhos. O filme
retrata o embate de versões no julgamentos de casos nas varas dos
Tribunais do Júri, os bastidores das investigações policiais e a
Comissão Parlamentar de Inque?rito estadual instaurada para apurar
o alto índice de mortes decorrentes da ação policial no Rio.
Cidades
Fantasmas (Ghost Towns)
Direção: Tyrell Spencer, 70' Brasil. 2017
Longa
brasileiro vencedor de 2017
Em
Humberstone (Chile), resquícios na paisagem e memórias de
sobreviventes mal conseguem ilustrar a prosperidade da época em que
dali saía boa parte do salitre exportado para todo o mundo. Nas
imediações da antiga Fordlândia (PA), casas hoje ocupadas por
posseiros são os últimos sinais de uma cidade norte-americana
construída por Henry Ford no auge do ciclo da borracha. Armero, na
Colômbia, teve sua população praticamente erradicada pela erupção
do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de
ter sido inundada, após a quebra de uma barragem, ruínas da Villa
Epecuén, na Argentina, emergiram para expor os restos de uma
antigamente animada estação de águas medicinais.
O Futebol
(O Futebol)
Direção: Sergio Oksman, 70' Brasil, Espanha. 2015
Longa
brasileiro vencedor de 2016
Sergio e
seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da
Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um
pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo
hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era
garoto. À medida que ambos se reaproximam, suas conversas os levam ao
encontro do passado e das questões deixadas em aberto pela
distância. Correndo em paralelo com os jogos da Copa, seus
encontros deixam claro que algo escapou do plano inicial. E que
esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma
exploração em território desconhecido.
Homem Comum
(Ordinary Man)
Direção: Carlos Nader, 110' Brasil. 2013
Longa
brasileiro vencedor de 2014
Ao longo de
quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro
paranaense Nilson de Paula e sua família. Desde o início, havia o
projeto de realizar um documentário, cujas intenções se transformam
visceralmente, num processo também captado pela câmera. Durante
esse período, transformam-se as vidas de Nilson, que adoece, de sua
mulher, Jane, e de sua única filha, Liciane, assim como a do
diretor, que passa a fazer parte deste círculo também afetivamente.
Grandes questões, como o sentido da vida, incorporam-se à própria
tessitura do filme, ao qual se contrapõem trechos do clássico “A
Palavra” (Ordet), de Carl Dreyer, evidenciando conexões estéticas e
existenciais.
Mataram Meu
Irmão (They Killed My Brother)
Direção: Cristiano Burlan, 77' Brasil. 2013
Longa
brasileiro vencedor de 2013
Reconstituindo
os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva,
ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma
jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em
torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo,
onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete
tiros, em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com
drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria
história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos
trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o
histórico de dolorosas feridas emocionais.
Dois Tempos
(Welcome Back)
Direção: Dorrit Harazim e Arthur Fontes, 82' Brasil.
2010
Longa
Brasileiro vencedor de 2011
Apontada
pelas estatísticas, a ascensão da classe média brasileira é
radiografada neste documentário, em que os diretores Dorrit Harazim
e Arthur Fontes revisitam uma família da zona leste paulistana que
protagonizou um trabalho anterior, “A Família Braz” (2000). Seu
Toninho, dona Maria e três dos quatro filhos, Denise, Gisele e Éder
– o mais velho, Anderson, se casou e mudou – continuam morando na
mesma casa, na Vila Brasilândia. Mas sua renda e perspectivas
profissionais e culturais visivelmente se ampliaram. Denise, que era
recepcionista, hoje é vendedora, tem cartão de crédito, já fez
plástica e viajou de avião. Gisele estuda pedagogia e tem seu
notebook. Éder desistiu de ser motoboy, formando-se técnico de
laboratório. Anderson trabalha com seguros e planeja uma viagem ao
exterior. |
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