Festival
acontece, on-line e gratuito, de 23 de setembro a 4 de outubro
“A Cordilheira dos Sonhos”, de
Patricio Guzmán, abre o festival em sessão para convidados no
Drive-in Cine Belas Artes em SP
Competição brasileira de longas
terá 10 títulos; disputa internacional de longas exibe 12
produções; premiados qualificam-se para a disputa do Oscar®
Em entrevista coletiva
on-line, o diretor-fundador do festival É Tudo Verdade – Festival
Internacional de Documentários, Amir Labaki,
apresentou o programa da segunda fase do festival em 2020. A 25ª
edição do É Tudo Verdade exibirá, de 23 de setembro a 4 de outubro,
um total de 60 longas e curtas-metragens em competição e
hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming.
O É Tudo
Verdade tem patrocínio do Itaú e Sabesp; parceria do SESC-SP e
apoio cultural do Itaú Cultural e Spcine. Conta também com a
realização do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal
de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
“Circunstâncias
emergenciais exigem soluções excepcionais. A pandemia inviabilizou
nossa 25ª edição em salas, mas vamos celebrar esta marca histórica
com uma segunda etapa também digital, reafirmando em sintonia com
nossos patrocinadores e parceiros a tradição de excelência de
nossas competições, sessões especiais, palestras e debates”, afirma
o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. “Comemoro em
especial a retomada da Conferência Internacional do Documentário,
realizando online sua 17ª edição ao lado do Itaú Cultural”.
As
produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas
competições brasileiras e internacionais de longas/médias-metragens
e de curtas-metragens, estarão automaticamente classificadas para
apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.
No total, a
25ª edição do É Tudo Verdade apresenta em sua seleção 91 títulos
não-ficcionais. Em sua segunda etapa, o É Tudo Verdade exibirá 61
títulos, entre longas, médias e curtas-metragens. Em sua fase
inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril passado, o
festival apresentou 30 títulos não-ficcionais, entre filmes e
séries.
SESSÃO DE
ABERTURA - 23/09
Um dos
vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de
Cannes no ano passado, “A
Cordilheira dos Sonhos” (2019), dirigido por
Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva da 25ª
edição do É Tudo Verdade, em sessão especial para convidados no
Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. No mesmo
dia, às 20:30, o filme será exibido também via streaming, dentro da
programação online do festival.
No Chile,
quando o Sol nasce, escala muros, colinas e cumes até atingir a
última rocha no topo dos Andes. A cordilheira está em todo lugar,
mas, para os chilenos, é muitas vezes um território desconhecido.
Depois de explorar o norte e o sul do país em outros documentários,
o diretor Patricio Guzmán se viu tentado a filmar essa imensa
construção para explorar seus mistérios, poderosos segredos do
passado e do presente chilenos.
Guzmán
encerra a trilogia formada ainda por “Nostalgia da Luz” (2012) e “O
Botão de Pérola” (2015) num ensaio entre o memorialístico e o
político sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a
repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança
atual da política econômica desenvolvida no período autoritário.
SESSÃO DE
PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO - 04/10
Pela
primeira vez, o É TUDO VERDADE terá uma sessão especial de
encerramento, logo após a Cerimônia de Premiação. O filme para esta
sessão será anunciado nas próximas semanas.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
BRASILEIROS
Dez
longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos on-line
ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias, às
21h. Os links das exibições estarão disponíveis no website www.etudoverdade.com.br.
Sempre às
17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos
longas-metragens participarão de um debate virtual, na plataforma
online do festival.
São eles:
Atravessa a
Vida
Direção: João Jardim. Brasil, 82'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Ao
acompanhar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas no
interior de Sergipe que se preparam para a prova que pode
determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as
angústias e os prazeres da adolescência por meio de seus gestos,
inquietações e conquistas.
Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aos 91
anos, Cid Moreira abre as portas de casa e de seu inconsciente,
revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos lares de
milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz
mais famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua
imagem mítica e conduzindo o espectador por um labirinto de
memórias. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua
vida, que se confunde com a história da televisão brasileira.
Fico te
Devendo uma Carta sobre o Brasil
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88'
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Três
gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar
brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e
entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o
filme investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de
apagamento da memória.
Jair
Rodrigues - Deixa que Digam
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Jair
Rodrigues, o retrato de um artista e de um Brasil tão próximo e tão
distante.
Libelu -
Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Liberdade e
Luta foi uma tendência estudantil universitária surgida em 1976.
Impulsionado por uma organização clandestina, o grupo ganhou fama
por ser o primeiro a retomar o mote “abaixo a ditadura” enquanto o
AI-5 ainda vigia. Seus integrantes eram famosos pela irreverência,
abertura cultural e combatividade. Libelu, depois, virou adjetivo,
sinônimo de radicalidade e (para adversários) inconsequência.
Quatro décadas depois, onde estão e o que pensam os jovens
trotskistas que foram às ruas contra os generais?
Meu Querido
Supermercado
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Enquanto
executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um
supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos,
medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério, romance e
física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne,
códigos de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da
loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas
imanências e sua imaginação.
Não Nasci
para Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72'
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: O ocaso da
carreira do compositor Zé Keti. O triste retrato do plenário do
Congresso Nacional fechado em 1977. A dor de uma mãe que perdeu a
filha de 15 anos atropelada. Os presidentes do Brasil, desde
Castelo Branco. São personagens e cenários registrados pelo olhar
aguçado e sensível do fotógrafo Orlando Brito ao longo de 50 anos
de profissão. Dos bastidores da política aos brasileiros do
interior do país, Brito relembra experiências, fala sobre o papel
do fotógrafo e a dor de registrar a dor de alguém.
Os Quatro
Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99'
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Dirigido
por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo
Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação
dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um
quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel
fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa
de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua
amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória
de quase 40 anos.
A Ponte de
Bambu
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77'
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa:
livre
Sinopse: Uma
incógnita a olhos ocidentais, a China é um gigante que se impõe
pelas barreiras do idioma, dos costumes e da história. Com
testemunhos e imagens de valor histórico e sentimental, o
jornalista Jayme Martins e sua família levam a uma compreensão da
China por vias inéditas ao relatar sua experiência no país: o
comunismo, a Revolução Cultural de Mao, o massacre da praça da Paz
Celestial e as reformas que culminaram em uma superpotência. O
diretor Marcelo Machado mergulha nessas memórias e visita o país,
onde igualmente guarda conexões afetivas.
Segredos do
Putumayo
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse:
Documentário sobre aquele que é considerado hoje o pai dos inquéritos
sobre a violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916).
As ações de quando ele esteve na África, no Brasil e na sua Irlanda
nativa ainda repercutem em nossos dias.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
LONGAS E
MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Doze
longas-metragens internacionais em competição serão exibidos
on-line ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões
diárias, às 18h.
1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Quase que
inteiramente baseado em trechos do programa de TV 60 Minutos, o
filme revê a campanha midiática que dominou os 74 dias da guerra
declarada pela ditadura argentina contra os britânicos pelo
controle das Ilhas Falkland. Ao mostrar cenas como âncoras pedindo
doações para a compra de armas, 1982 desnuda o poder da mídia de
canalizar opiniões e, ao colocar o espectador no lugar de um
argentino da época, ajuda a compreender como precisamos de mentiras
em nome da esperança.
Cidade dos
Sonhos (City Dream - Cheng Shi Meng)
Direção: Weijun Chen, China, 102'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um vívido,
e muitas vezes cômico, retrato de um vendedor de rua idoso, tenaz e
turrão em uma contenda com funcionários públicos de Wuhan, maior
cidade da região central da China.
Colectiv
(Collective)
Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109'
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 2015,
um incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, matou 27 pessoas e
feriu 180. Mais tarde, outras vítimas morreram nos hospitais.
Quando um médico vaza informações, um grupo de jornalistas começa a
revelar uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é
nomeado e oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de
seus esforços para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme
sobre o impacto do melhor do jornalismo investigativo.
O Espião
(The Mole Agent)
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Sergio é
um espião chileno. Ou quase isso: ele é convidado a interpretar um
depois de audições realizadas por um detetive particular que
precisa se infiltrar em um asilo onde um residente possivelmente
está sofrendo maus-tratos. Mas, aos 83 e sem ser nenhum 007, Sergio
não é exatamente habilidoso com novas tecnologias e técnicas de
espionagem. Uma fina combinação de documentário e filme de espião,
esta é uma reflexão particular sobre compaixão e solidão.
Ficção Privada
(Private Fiction - Ficción Privada)
Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Por vários
dias e noites, um rapaz e uma moça leem as correspondências
trocadas por Torcuato e Kamala (ele, argentino, ela, indiana), os
pais do diretor. As cartas, escritas ao longo de décadas, entre os
anos 1950 e 1970, relembram suas viagens e falam de amor e
idealismo, mas também de dores e sonhos desfeitos. Uma aventura
íntima do século 20.
Forman vs.
Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena T???tíková e Jakub Hejna. República Tcheca/ França,
78'
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um
revelador documentário sobre o mais famoso cineasta tcheco, Milos
Forman, duas vezes ganhador do Oscar. Por meio de um valioso
tesouro de imagens de arquivo, o filme ajuda a entender como Forman
superou sistemas (do nazismo e o comunismo até Hollywood) de forma
a moldar seu cinema de resistência. Um tributo sincero e comovente
que mostra um artista sempre em meio à luta política e de criação.
Golpe 53
(Coup 53)
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119'
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação
indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao fazer
um documentário sobre o golpe anglo-americano no Irã em 1953, o
diretor Taghi Amirani e o editor Walter Murch descobriram um
arquivo extraordinário e inédito. Documentos e filmagens em 16 mm
recontam essa história em detalhes sem precedentes, com revelações
explosivas de segredos escondidos por 66 anos. De um documentário
histórico sobre quatro dias em agosto de 1953, o filme se torna uma
investigação viva a expor as raízes das relações voláteis do Irã
com o Reino Unido e os EUA.
Influência
(Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105'
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma
análise da expansão recente do universo da desinformação por meio
de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e queda de uma das
maiores empresas de relações-públicas e e-reputação, a
multinacional britânica Bell Pottinger.
Pão Amargo
(Bitter Bread)
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Crônicas
da rotina de um campo de refugiados sírios no Líbano.
O Rei Nu
(The Naked King - Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution)
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108'
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa:
livre
Sinopse: 1979,
revolução no Irã. 1980, revolução na Polônia. A queda do xá, o rei
dos reis, no Irã. Greves gerais e o movimento Solidarnosc na
Polônia. O que passou pelas mentes daqueles garotos e garotas
naqueles momentos? E o que aconteceu com eles quando as revoluções
passaram ou, no caso iraniano, depois que uma elite religiosa e
autoritária chegou ao poder?
O Rolo
Proibido (The Forbidden Reel)
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: De alguma
forma motivados a criar em meio à guerra e ao caos, cineastas
afegãos fizeram nascer um extraordinário estilo nacional de cinema.
Motivados a destruir, extremistas do Taliban se puseram a queimar
esse legado. Admirado pela beleza e pelo frágil poder dos filmes, o
diretor afegão-canadense Ariel Nasr constrói uma visão emocionante
e original do Afeganistão moderno.
Silêncio de
Rádio (Radio Silence)
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Março de
2015. Devido à pressão política e a falsas pretensões, a principal
voz do jornalismo independente mexicano, Carmen Aristegui, acaba
demitida, junto com sua equipe, da rádio MVS. No dia seguinte, mais
de 200 mil pessoas organizam um ato e assinam uma petição em favor
de sua volta e pedindo o fim da censura. Apesar da imensa
mobilização, a emissora não cede.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS
BRASILEIROS
Nove
curtas-metragens brasileiros em competição serão exibidos on-line
ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias às
18h, em www.etudoverdade.com.br.
ChoVer
Direção: Guga Millet. Brasil, 9'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A região do
Cariri, no sertão paraibano, ficou sete anos sob seca. Em 2018, a
estiagem acabou, com uma sequência de chuvas constantes que surgiam
no horizonte. Com depoimento do morador local Zé Vaqueiro, o filme
fala desse lugar e dessa chuva, que, quando acontece, faz com que
as pessoas saiam para ver a água que cai do céu e se espalha pela
terra.
Filhas de
Lavadeiras
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Histórias
de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães,
puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados por suas
antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem
presentes como possibilidade de um novo destino, transformando o
duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.
Lora
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Na maior
cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e plena de presença, que
apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.
Metroréquiem
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O cotidiano
no metrô do Recife transcende os dias, mas nunca o corpo marginal.
Movimento
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao
acompanhar o reencontro de sua mãe com a família após 33 anos de
separação, Lucas vivencia situações que se transformam em memórias
ancestrais. Um filme sobre o tempo, suas danças e conjunturas.
Ouro para o
Bem do Brasil
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1964,
dias após o golpe militar, o empresário Assis Chateaubriand criou a
campanha “Ouro para o bem do Brasil”, por meio da qual convidava a
população brasileira a doar bens e ajudar a acabar com a dívida
externa do país. Ao traçar olhares sobre a campanha e o momento
político da época, o filme é uma análise sobre a História a partir
da memória do ontem e do hoje.
Recoding
Art
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15'
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
plataforma sem precedentes, que centralizou sete tipos de
inteligência artificial para “ler” a coleção do museu holandês Van
Abbemuseum, foi criada como parte de um trabalho do pesquisador de
mídia digital Gabriel Pereira e do artista Bruno Moreschi. Nos
resultados, a dupla procurou falhas e leituras inesperadas das IAs
– e encontrou algoritmos que nivelam a subjetividade artística à
lógica capitalista. A base de tudo era o trabalho crucial, mas
invisível, dos Amazon Mechanical Turkers.
Sem Título
# 6: o Inquietanto
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15'
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: À
companhia de Antonin Artaud e Robert Walser, um convite ao abismo,
familiar e desconhecido. O mistério da memória e do amor, além da
alma; o inesperado da angustiante estranheza; o que retorna
outrora. Laços e lapsos poéticos do ensaio-documentário, entre um
filme experimental japonês (1926) e um filme industrial americano
(2010). Da série “apontamentos para uma autocinebiografia (em
regresso)”.
Ver a China
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30'
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma realizadora
estrangeira é convidada a visitar a China com a tarefa de produzir
um documentário sobre a produção de chá na província de Fujian. Um
ano depois, de volta ao Brasil, ela retoma suas imagens e aquilo
que foi visto em território chinês.
FILMES EM
COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS
INTERNACIONAIS
Nove
curtas-metragens internacionais – inéditos no Brasil – em
competição, serão exibidos on-line ao público da 25ª edição do É
Tudo Verdade, em sessões diárias, às 18h, em www.etudoverdade.com.br.
3 Saídas
Lógicas (3 Logical Exits)
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15'
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
exploração sociológica que reflete sobre as diferentes saídas que
jovens palestinos têm à disposição para lidar com a vida em campos
de refugiados.
Algo Mais
(This Means More)
Direção: Nicolas Gourault. França, 22'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um
software de simulação de multidões serve de ferramenta para
explorar a memória coletiva de aficionados por futebol. Imagens do
programa são misturadas aos rostos e testemunhos de torcedores do
Liverpool Football Club que relembram experiências marcadas por um
evento trágico: o desastre de Hillsborough, em 1989, que mudou a
natureza do esporte.
Asho
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30'
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Asho é um
pequeno pastor interessado em cinema. A rotina com o rebanho é
desafiante, mas a paixão por Hollywood e pela atuação permite que
seus sonhos se misturem com a vida real. Asho e uma menina,
prometidos em casamento desde cedo, como reza a tradição em sua
vila, tentam ignorar o amor com sua tenacidade infantil.
Meu País Tão
Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/ My Country So Beautiful)
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30'
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um retrato
da Polônia, onde duas forças colidem, representando visões de mundo
completamente diferentes: a perspectiva esquerdista de país contra
a Polônia homogeneizada construída pela extrema direita. Entre
essas ideologias estão pessoas que lutam em nome de seus valores e
princípios e uma grande divergência: o nacionalismo.
Notícias da
Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d?Antimoine/
Antimony Capital News)
Direção: Guangli Liu. França, 27'
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse:
Lengshuijiang, no sudoeste da China é sede dos maiores depósitos de
antimônio no mundo, explorados há mais de 100 anos. Em 2009, o
governo listou a cidade entre os locais com recursos naturais
esgotados. Ao documentar a produção de um programa oficial da TV
local, o filme se torna testemunha silenciosa de cenas aberrantes.
As imagens, um arranjo viciado do espaço-tempo, tentam mostram um
passado miserável, capaz apenas de engendrar um futuro igualmente
infeliz.
Saudade
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30'
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14
anos
Sinopse: Em
decorrência da doença de seu pai, a diretora afro-brasileira Denize
Galiao explora os sentimentos mais profundos que têm por seu lar e
suas raízes - as quais ela não quer perder depois de 20 anos
morando na Alemanha. A palavra “saudade”, que não pode ser
traduzida com exatidão para outros idiomas, é a fronteira na
história de uma família que vive entre duas culturas.
Sem Choro na
Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table)
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16'
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A
cineasta Carol Nguyen faz entrevistas com seus próprios familiares
para construir um retrato do amor, da dor e de um trauma que
perpassa gerações.
Seu Canto (Her
Song)
Direção: Laura Taillefer Viñas. Portugal, 23'
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um
encontro de vozes de três mulheres de diferentes origens leva a uma
reflexão sobre a liberdade e os limites impostos quando se nasce
mulher em uma comunidade cigana. Por meio da história de uma mulher
sem voz, o filme mostra a experiência do luto nesse grupo, quando a
vida de quem perdeu uma pessoa amada para por pelo menos um ano.
Uma Longa
Distância (Long Distance/ Larga Distância)
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12'
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um
jovem vai atrás da mulher trans que namorou seu falecido pai quando
ele abandonou o lar. Uma jornada para entender melhor a história
desse homem, as razões para sua ausência e a aventura humana por
trás do preconceito.
SESSÕES
ESPECIAIS
Eu Caminho
(I Walk)
Direção: Jørgen Leth. Dinamarca, 2019
Idioma: dinamarquês – Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Um ensaio
autobiográfico sobre a vitalidade artística e a fragilização física
pelo envelhecimento do cineasta e poeta dinamarquês Jørgen Leth, um
dos mais originais diretores europeus em atividade, desde os anos
1960.
Garoto -
Vivo Sonhando
Direção: Rafael Veríssimo. Brasil, 2020
Idioma: português – Classificação indicativa: livre
Sinopse: Aníbal
Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto (1915-1955), é um dos
pilares escondidos da música brasileira. Arquivos raros e
depoimentos revelam sua influência musical.
O ESTADO
DAS COISAS
Mostra
informativa de documentários brasileiros e internacionais.
Filmfarsi
Direção: Ehsan Khoshbakht. Irã/ Reino Unido, 83'
Idiomas: persa, inglês. Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma
jornada pessoal por meio da história do cinema iraniano popular e
pré-Revolução, o documentário desvela um Irã raramente visto. Quase
cem filmes, alguns garimpados entre fitas VHS do acervo do diretor,
são reunidos para construir o retrato de uma sociedade em rápida
transformação. Filmfarsi revela um cinema de excitação, ação e
grandes emoções, espelho desafiador para um país que lutou para
conciliar tradições religiosas e a turbulenta modernidade de
influências ocidentais.
Gyuri.
Direção: Mariana Lacerda. Brasil, 2019, 87'
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa:
Livre.
Sinopse: Uma
linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de
Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira.
Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no
Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos yanomami. Seu
valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e
a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de
diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo
Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
O Segundo
Encontro.
Direção: Veronique Ballot. Brasil/ França, 2019, 70'
Idiomas: português/ jê. Classificação indicativa: Livre.
Sinopse: Após 64
anos, a diretora segue os passos do pai, o repórter-fotográfico
Henri Ballot, que integrou a expedição dos irmãos Villas-Boas na
qual se deu o primeiro contato entre homens brancos e índios
Metuktire, no norte de Mato Grosso. O que aconteceu com os índios
depois de mais de seis décadas de invasão de suas terras? Que
traços do pai a filha encontraria em território tão afastado? No
filme, os índios falam, confrontam passado e presente e revivem a
memória dos Kayapós por meio das fotos de Ballot.
FOCO
LATINO-AMERICANO
Além das
quatro produções latino-americanas presentes na competição de
longas e médias-metragens internacionais e de “Santiago das
Américas” de Silvio Tendler, a seleção apresenta ainda dois outros
títulos - de Cuba e Colômbia.
Brouwer, a
Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow). Cuba, 68'
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Leo
Brouwer, extraordinário compositor cubano reconhecido mundialmente,
abre as portas de seu espaço de criação e permite ao espectador
explorar seu cotidiano e seu trabalho. Com um olhar agudo e questionador,
ele faz reflexões sobre a vida e a contemporaneidade e divide
inquietações que o acompanharam e o inspiraram ao longo de oito
décadas.
Suspensão (Suspensión).
Colômbia, 73'
Direção: Simón Uribe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Nas
selvas do sul colombiano, há uma grande ponte de concreto
abandonada, que se choca contra uma montanha e põe fim a uma
estrada que não leva a parte alguma. O símbolo da obsessão de
gerações de engenheiros em dominar as imponentes montanhas do
território amazônico. Após quase um século, as promessas de uma
estrada moderna se desfazem, e a ponte se converte em cenário de
situações absurdas, um teatro de ilusões por onde circulam
operários e turistas – até que um desastre insuspeito acontece.
É TUDO
VERDADE, 25
Exibições
especiais em comemoração aos 25 anos do festival, na plataforma Itaú
Cultural.
Santiago
das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 102'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: Livre.
Sinopse: Em
uma pequena ilha convulsionada pela revolução de 1959, Santiago
Álvarez usou a sétima arte como arma política e criou uma estética
que se tornou referência no campo documental. Santiago, que se
intitulava um viajante permanente pela história, registrou os fatos
mais marcantes de seu tempo, desde a Revolução Cubana até a desintegração
do bloco soviético. Levou a espectadores de todos os continentes um
contraponto à história contada pelo Serviço de Informação dos
Estados Unidos, o USIS. Através suas obras, mergulhamos no cenário
político e na cultura cubana, nas tensões da América Latina, na
Guerra do Vietnã, nos inúmeros conflitos pela independência da
África, sempre com o olhar periférico que é a marca do seu cinema,
hoje convertido em memória de um mundo em transformação. No ano do
centenário de nascimento de Santiago, Silvio Tendler lançou a
cinebiografia do diretor cubano, um projeto que começou a ser
filmado em 1988 e tem entrevistas inéditas de Santiago.
Volkswagen -
Operários na Alemanha e no Brasil
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28'
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: Livre.
Sinopse: Um
paralelo da vida e do trabalho de dois operários da Volkswagen, um
no Brasil e outro na Alemanha, que exercem funções idênticas na
montagem do Fusca.
17ª CONFERÊNCIA
INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
É Tudo
Verdade e Itaú Cultural co-realizam, nos dias 23 e 24 de setembro,
a 17ª. Conferência Internacional do Documentário. Todas as
atividades da Conferência acontecerão na Plataforma
Itaú Cultural, inclusive a exibição dos filmes que acompanham
as atividades.
23/9 -
quarta-feira - 11h
Abertura da
Conferência (gravada)
Eduardo
Saron, diretor do Itaú Cultural
Amir
Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade
23/9 -
quarta-feira - 11h05
Master Class
com Mark Cousins, conduzida por Amir Labaki
Duração:
90' - gravada e legendada com tradução de inglês para português
Mark
Cousins conversa com Amir Labaki sobre sua extensa e inovadora obra
documental, com destaque para "A História do Cinema: Uma
Odisseia" (2011), "Os olhos de Orson Welles" (2018)
e "Women Make Film: Um Novo Road Movie Através do Cinema
(2019)", exibido este pela primeira vez no Brasil na primeira
etapa do festival, em março e abril passado.
Participantes:
Mark
Cousins: : Nascido na Irlanda do Norte, o
diretor e roteirista é conhecido pela série de entrevistas a
grandes cineastas Scene by Scene (1997-2001) que dirigiu para a TV
britânica, e por sua minissérie documental de 15 horas, A História
do Cinema: Uma Odisseia (2011). Também dirigiu Os Olhos de Orson
Welles (2018), a série exibida no festival Women Make Film: Um Novo
Road Movie Através do Cinema (2019) e 40 Dias para Aprender Cinema
(2020).
Amir
Labaki: Nascido em São Paulo (1963) e
formado em Cinema pela ECA-USP (1984), é o diretor-fundador "É
Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários", o
principal e mais longevo evento dedicado exclusivamente ao cinema
documental na América Latina.
23/09,
quarta-feira - 14h
Ballot,
Andujar e a fotodocumental brasileira
Duração: 75' - live falada em português
Com a
mediação de Rubens Fernandes Junior, as cineastas Mariana Lacerda e
Veronique Ballot conversam sobre a obra e a trajetória dos
fotógrafos Claudia Andujar e Henri Ballot, e a tradição da
fotografia documental brasileira.
Participantes:
Mariana
Lacerda: Mariana Lacerda é cineasta e Gyuri é o
seu primeiro longa-metragem. Formada em jornalismo, é mestre em
História da Ciência pela PUC-SP. Escreveu e dirigiu os filmes de
curta duração Menino-aranha (2008/2009), A Vida Noturna das Igrejas
de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013), Baleia Magic Park
(2015) e Deserto (2016, para Aparelhamento, Ocupação Funarte/SP),
vencedores de alguns prêmios interessantes e exibidos em
festivais do Brasil, França, México, Lituânia e Portugal.
Veronique
Ballot: Socióloga de formação em São Paulo,
professora de Biotecnologia, Saúde e Meio Ambiente na Educação
Nacional Francesa em Paris e na Martinica. Organizadora do festival
de filmes brasileiros na Martinica. Criadora da Associação Henri
Ballot em Paris. E diretora do filme O Segundo Encontro,
exibido no festival.
Mediador -
Rubens Fernandes Junior: Pesquisador e curador
independente de fotografia. Professor e Diretor da Área de
Comunicação da Faap. Ganhador de diversos prêmios de fotografia e
curador de inúmeras exposições, também publicou diversos livros,
entre eles Papéis Efêmeros da Fotografia (Ed. Tempo d'Imagem,
2015), Labirinto e Identidades - panorama da fotografia brasileira
[1946-1998], (Ed. Cosac Naify,
2003).
24/09,
quinta-feira - 11h
Master Class
com Carlos Adriano: Reapropriação de Arquivos - Método e
Poética
Duração: 60' - live falada em português
Introdução
intermediática e intertextual à reapropriação. Sua forma de
investigação crítica e artística. O caso do arquivo em três
documentários nacionais inacabados e na origem do cinema no Brasil.
Participante:
Carlos
Adriano: Doutor em Cinema (USP).
Pós-Doutorados em Artes (PUC-SP) e Audiovisual (USP). Como
cineasta, é um dos temas de “The Sublimity of Document: Avant-Doc
2” (Scott MacDonald; Oxford University Press,
2019).
24/09,
quinta-feira - 14h
Master Class
com Andrés Di Tella: Diários, notas, cadernos
Duração: 60' a 90' - gravada e legendada com tradução de espanhol
para português
O caderno
de anotações, o diário, a carta, o esboço, os papéis de trabalho.
Formas provisórias, inconclusivas e circunstanciais que convergem
em uma das correntes mais vitais do cinema - e da arte -
contemporânea. O caderno de anotações pode ser um método de
trabalho, mas também uma forma artística em si. Uma linguagem
cinematográfica em potencial.
Participante:
Andrés Di
Tella: Cineasta, escritor e curador. Dirigiu A
televisão e eu, Fotografías, Hachazos (Golpes de machado), 327
cadernos e Ficção privada, entre outros. Também publicou dois
livros de não-ficção: Hachazos e Cuaderno. Seu trabalho inclui
instalações, performances e peças de videoarte. Como curador, ele
foi o fundador do BAFICI e do Festival de Documentários de
Princeton. Foi reconhecido com a Bolsa Guggenheim. É Tudo Verdade
fez uma retrospectiva de seu trabalho em 2012.
FILMES
Exibições
na Plataforma
Itaú Cultural
De 23/09 a
partir das 13h
Até 05/10 às
9:00, exceto Santos Dumont: Pré-Cineasta? (Exibição de 24/09 -
13:00 a 25/09 - 09:00)
40 dias
para aprender Cinema (40 days to learn film) - Reino Unido, 2020,
136'
Direção: Mark Cousins.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos (Medo/ Violência)
Sinopse:
Junte-se ao
cineasta e escritor Mark Cousins em uma jornada de 40 dias,
explorando como nós refletimos sobre nossa paixão pelo cinema e
aspectos relacionados ao ato de fazer filmes, incluindo estilo,
ideias, emoções, aspectos práticos e outras coisas divertidas.
Exploraremos a linguagem universal do cinema, vendo obras que
perpassam fronteiras artísticas e culturais.
A Televisão
e Eu (La Televisión y Yo) - Argentina, 2002, 75'
Direção: Andrés Di Tella.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Um ensaio
fílmico que se estende da primeira lembrança pessoal do diretor às
mais antigas memórias da TV na Argentina. Duas histórias e dois
sonhos intercalados: a de Jaime Yankelevich, o imigrante judeu que
se tornou o rei do rádio e introduziu a TV na Argentina, e a do avô
do próprio diretor, Torcuato di Tella, outro imigrante que
construiu um império industrial.
Gyuri – Brasil,
2019, 87?.
Direção: Mariana Lacerda.
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa:
livre.
Sinopse: Ver acima em
O Estado das Coisas.
O Segundo
Encontro – Brasil/ França, 2019, 70'
Direção: Veronique Ballot.
Idiomas: português e jê. Classificação indicativa: livre.
Sinopse: Ver
acima em O Estado das Coisas.
Santos
Dumont: Pré-Cineasta? – Brasil, 2010, 63'
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.
Sinopse
Este
documentário parte da descoberta e restauração de um raro e
desconhecido carretel de fotografias reproduzidas de um filme
mutoscópio, produzido em 1901, em Londres, sobre Santos Dumont
(1873-1932). A obra aborda aspectos históricos e artísticos dos
primórdios do cinema (pré-cinema, cinema de atrações) e do cinema
de reapropriação de arquivo (found footage, filme de reciclagem),
por meio de entrevistas, documentos, metáforas visuais e da
articulação própria de um ensaio poético.
SEMINÁRIOS CPF - SESC
As
atividades da 25ª edição do É Tudo Verdade em parceria com o Centro
de Pesquisa e Formação do SESC buscam oferecer um espaço articulado
entre produção de conhecimento, formação e difusão.
Inscrições:
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/#/atividades/festival-e-tudo-verdade
Inscrições
gratuitas a partir das 14h do dia 9/9. Vagas limitadas.
Dia 14/9
14:00 às
16:00 - Encontro com Carlos Nader
Documentarista
e artista visual, diretor de “Pan-Cinema Permanente” (2008), “A
Paixão de J.L” (2015), e “Homem Comum” (2016), entre outros.
Vencedor de melhor documentário brasileiro de longa-metragem do É
Tudo Verdade em 2008, 2014 e 2015.
17:00 às
19:00 O documentário brasileiro no espelho do É Tudo Verdade.
Com o crítico
de cinema Sérgio Rizzo, membro do comitê de seleção do É Tudo
Verdade.
As últimas
três décadas correspondem a um boom do documentário brasileiro,
graças sobretudo à chamada "revolução digital" e à
multiplicação das janelas de exibição. Essa vigorosa produção tem
exibido a sua diversidade na vitrine privilegiada do É Tudo
Verdade. Realizados por cineastas de diferentes gerações, formações,
interesses e regiões do país, o conjunto dos filmes nacionais
exibidos pelo festival contempla uma saudável variedade de opções
estéticas e revela a preocupação recorrente de contribuir para a
melhor compreensão do passado e do presente do Brasil.
Dia 15/9
14:00 às
16:00 - O formato curta no É Tudo Verdade.
Com a doutora
em cinema Patricia Rebello, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
A partir de
meados dos anos 2000, o curta-metragem brasileiro experimenta um
período de intensa criatividade, que pode ser pensado como sintoma
(mas também consequência) de uma série de processos e estímulos à
produção audiovisual. Seja pela criação de editais de fomento à
produção regional, pela efervescência criativa em oficinas e
workshops, a formação acadêmica nas universidades, o incentivo à
participação em festivais, mas também pela explosão de novos
formatos de registro (como o cinema de celular) e canais de
distribuição (as redes de streaming, os webdocs), a qualidade dos
curtas reverbera nestes doze anos de competição.
17:00 às
19:00 - O homem com a câmera: o maior documentário de todos os
tempos?
Com o cineasta
e mestre em cinema Luis Felipe Labaki, membro do comitê de seleção
do É Tudo Verdade.
Recebido
sem grande entusiasmo (e com certo desdém) ao ser lançado na URSS
em 1929, O homem com a câmera, de Dziga Vertov, tornou-se ao longo
das décadas uma referência cinematográfica inescapável, sendo
eleito em 2014 o maior documentário de todos os tempos na primeira
enquete específica para a produção não-ficcional realizada pela
revista britânica Sight & Sound. Nesta palestra, discutiremos
sua influência sobre diferentes gerações de realizadores e também a
forma como trabalhos de nomes como Harun Farocki, Jonas Mekas e
Agnès Varda podem nos convidar a revisitar o experimento
metalinguístico de Vertov.
ATIVIDADES PARALELAS
MASTER
CLASS SPCINE
Dia 17/9
17h00 –
Master Class - Documentário nos 25 Anos do É Tudo Verdade - Com
Amir Labaki
Plataforma Spcine Play
Mediação da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa
Inscrições
a partir de 10
de setembro - via Webinar Zoom Spcine
Transmissão ao vivo pela Plataforma É Tudo Verdade – www.etudoverdade.com.br
DEBATES É
TUDO VERDADE
Dia 26/9 -
sábado - GRAVADO
16h - Conversa
com o cineasta Jorge Bodanzky , diretor do filme Volkswagen:
Operários na Alemanha e no Brasil
Plataforma É Tudo Verdade –
www.etudoverdade.com.br.
Dia 1/10 -
quinta-feira - AO VIVO
20h -
Encontro com os diretores dos curtas nacionais em competição
Mediação da jornalista Ana Paula Souza
Plataforma É Tudo Verdade – www.etudoverdade.com.br.
Dia 3/10 -
sábado - AO VIVO
16h -
Debate com Silvio Tendler, diretor do filme Santiago das Américas
Mediação de Amir Labaki
Plataforma É Tudo Verdade – www.etudoverdade.com.br.
CICLO SESC/É
TUDO VERDADE/PREMIADOS
Em data a
ser confirmada, o ciclo apresentará 6 longas-metragens brasileiros
premiados na Competição Brasileira do Festival na última década.
SERVIÇO
É TUDO VERDADE
– FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS – 25ª EDIÇÃO
IT?S ALL TRUE
– INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM FESTIVAL – 25TH EDITION
De 23 de
setembro a 4 de outubro/ September 23rd to October 4th
Sessão de
abertura para convidados: “A Cordilheira dos
Sonhos”
23 de setembro – Drive-in Belas Artes – 21h
Exibições
Filmes em Competição e hors-concours: www.etudoverdade.com.br
/ www.itsalltrue.com.br
Debates com
diretores - longas brasileiros em competição
– De 24/9 a 4/10, às 17h www.etudoverdade.com.br / www.itsalltrue.com.br
Sessões
Especiais/ O Estado das Coisas/ Foco Latino-Americano –
www.etudoverdade.com.br
/ www.itsalltrue.com.br
É Tudo Verdade
25 – https://www.itaucultural.org.br/
17ª
Conferência Internacional Do Documentário –
https://www.itaucultural.org.br/
Seminários CPF
–
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
Ciclo SESC –
https://sesc.digital/colecao/42876/cinema-emcasacomsesc
Master Class
Spcine – Amir Labaki – https://www.spcineplay.com.br/
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