Documentário “Pulsão” estreia hoje

 


Lançamento será virtual; Realizadores participam de live antes da estreia

Hoje, 4 de setembro, às 19h, acontecerá o lançamento virtual do documentário Pulsão. Com direção de Di Florentino e pesquisa e roteiro de Sabrina Demozzi, o filme trata da influência das mídias sociais e do ativismo digital nos acontecimentos políticos da história recente do Brasil. A obra acompanha as manifestações de 2013, passando pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e culminando na eleição de Jair Bolsonaro.

Pouco antes do lançamento, às 18h, acontecerá uma live com a presença dos realizadores do filme. Florentino e Demozzi já confirmaram presença, juntamente com o editor e montador do filme, Rodrigo Baptista, e o produtor, Valter Fanini. Para acompanhar, basta acessar este link.

Segundo o produtor da obra, Valter Fanini, o objetivo de Pulsão é contribuir para o debate sobre o uso das redes sociais, especialmente em momentos eleitorais, e apelar para a racionalidade dos cidadãos. “Talvez fazer com que as pessoas desconfiem das verdades e dos juízos que lhe são oferecidos diariamente pela imprensa ou pelos amigos nas redes sociais. Narrativas que são aceitas apaixonadamente  somente porque, naquele momento, elas se ajustam muito bem à indignação que você está sentido. Quanto maior for a carga de emoção que está te levando a aderir a determinada narrativa, maiores são as chances de você estar sendo enganado. Neste sentido, Pulsão acaba sendo um apelo à racionalidade e a temperança”.

Com o debate sobre a disseminação de notícias falsas na internet – ou fake news – ganhando destaque na agenda política nacional, Fanini considera o resgate histórico feito por Pulsão fundamental para refletirmos sobre o atual estado das instituições brasileiras: “a mentira, a desinformação e a hipocrisia sempre foram utilizadas pelos maus políticos como arma de conquista do voto, mas neste momento vivemos uma potencialização das possibilidades de engodo através da utilização das redes sociais. Este processo de manipulação eleitoral através de redes sociais está instalado em nossa sociedade e apresenta no momento um forte vigor, com potencial de ameaçar a própria democracia brasileira”.

Para Sabrina Demozzi, é importante entender e saber como se apropriar da tecnologia de forma a utilizá-la para potencializarmos as qualidades humanas, e não ser utilizado por ela. “Creio que a radicalização abordada no filme trouxe diversos temas à tona e também novas formas de lidar com discursos de ódio, violência e desinformação. Trata-se de uma luta que não vai cessar e por isso, precisamos entender o funcionamento desse universo”.

Pulsão terá seu lançamento online nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 19h, e ficará disponível gratuitamente por tempo indeterminado.

Live de lançamento

Logo antes do lançamento do documentário, às 18h, os realizadores do filme participarão de uma live, que será transmitida através do site e das redes sociais do filme. Nesta live, os produtores de Pulsão devem debater sobre a realização da obra. Para assistir, acesse o este link.

Onde assistir Pulsão

O filme estará disponível gratuitamente a partir das 19h de hoje. Você pode assistir no site ou no YouTube do filme, ou através deste link.

PULSÃO | Redes Sociais:

Site: pulsao.tv.br

Facebook: facebook.com/docpulsao

Instagram: @docpulsao

YouTube: bit.ly/docpulsao

Twitter: @docpulsao


Nenhum comentário:

A VIDA INVISÍVEL no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

  Produzido por Rodrigo Teixeira, da RT Features, A VIDA INVISÍVEL teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2019, no qual conquist...