Análise do Documentário "Pulsão" por Rita Vaz

 


O documentário “Pulsão” tem seu lançamento virtual hoje, 04/09, a partir das 19h, por conta da pandemia do Covid-19.

O filme ficará disponível para ser assistido, gratuitamente, por tempo indeterminado. É só se inscrever no site do filme: pulsao.tv.br

“Pulsão” é um documentário atualíssimo e necessário, que fala da influência das mídias sociais na vida política brasileira.

“Pulsão” é um documento da história recente social e política do Brasil.

De forma cronológica, o filme nos apresenta um retrato do nosso país nos últimos anos, onde muitos eventos, grandes ou pequenos, ou que foram percebidos ou não, influenciaram nossas vidas hoje.

Iniciando pelos protestos contra o governo da ex-presidente Dilma Roussef, e passando por vários momentos de grande importância para a sociedade brasileira como o marco civil da internet, reeleições, pré-sal, impeachment, espionagem no governo, lava-jato e eleição de Jair Bolsonaro, o documentário nos lembra do poder da internet.

Ele nos mostra que é através do poder das mídias sociais que novos rumos são construídos, aceitemos isso ou não, para que a grande máquina do governo gire.

O Brasil passou e está passando por momentos difíceis econômica, social e politicamente falando, e sem que prestemos atenção, nós, contribuímos para isso.

Somos manipulados de várias formas, até mesmo pelo “inocente” aplicativo WhatsApp que é alimentado por muitas fake News, e que nós, acabamos disseminando, através de grupos familiares e de amigos.

O interessante é que o documentário “Pulsão” nos lembra de coisas que estão na nossa cara, mas, às vezes a gente esquece, como por exemplo que fazer política hoje em dia é diferente de como era quando não existiam as mídias sociais, o poder da internet é enorme tanto para o bem, quanto para o mal.

É só lembrar o que foram as mobilizações feitas através das mídias sociais onde milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra ou a favor do governo, quando todos foram às suas janelas fazer o panelaço e muito mais.

Porém, um lado dessa força está justamente onde não percebemos os vídeos e áudios montados, feitos para nos manipular.

“Pulsão” é um documentário necessário, que deve ser assistido por todo brasileiro, que se importa com a vida presente e futura do país, pois, ele é como um lembrete de uma ferida que está aberta e exposta, e que se não prestarmos atenção, vai ser curada ou se tornará uma doença de vez.

Com direção de Di Florentino e pesquisa e roteiro de Sabrina Demozzi, o documentário faz um mergulho no uso crescente das redes sociais para o ativismo político.

“Pulsão” recomendo! 

 

Redes Sociais:

Site: pulsao.tv.br

Facebook: facebook.com/docpulsao

Instagram: @docpulsao

YouTube: bit.ly/docpulsao

Twitter: @docpulsao

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba