Petra Belas Artes À LA CARTE traz comédia com Humphrey Bogart; atuação indicada ao Oscar de Javier Bardem; documentário sobre o festival de Glastonbury; longa raro de Milos Forman, e mais três curtas de Peter Greenaway – a partir de 04 de junho


O cardápio À La Carte desta quinta (04/06) traz comédia clássica com Humphrey Bogart; atuação indicada ao Oscar de Javier Bardem; David Bowie, Bjork, The Cure e várias bandas incríveis no festival de Glastonbury; longa raro de Milos Forman, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e mais raridades: três curtas geniais do inglês Peter Greenaway, dos anos 1970! 

Veja a seleção: “O Diabo Riu por Último” (1953), de Jonh Huston, com Humphrey Bogart e Gina Lollobrigida; “Antes do Anoitecer” (2000), de Julian Schnabel, estrelado por Javier Bardem e Jonny Depp; "Glastonbury" (2006), de Julien Temple, um "rockumentary" sobre o lendário festival inglês de música pop; "O Baile dos Bombeiros" (1967), de Milos Forman, clássico do cinema tcheco; e os curtas “His for House” (1973), “Windows” (1975) e “A Walk Through H”(1979).

Sinopses:

O DIABO RIU POR ÚLTIMO
(Beat the Devil)
EUA, 1953, p/b, 100 min., comédia, idioma: inglês (legendado), 12 anos.
Direção: John Huston
Elenco: Humphrey Bogart, Gina Lollobrigida e Jennifer Jones.

Uma quadrilha criminosa de atuação internacional une-se a um casal de golpistas, e partem todos para a África. Lá, usando a desculpa de que são vendedores de aspiradores de pó, eles tentam se apropriar de terras que supostamente têm uma grande quantidade de urânio, mesmo objetivo de um outro casal. 

ANTES DO ANOITECER
(Before Night Falls)
EUA/México, 2000, cor, 133 min., cinebiografia, idiomas: inglês, espanhol, russo e francês (legendado), 14 anos.
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Javier Bardem, Johnny Depp, Olivier Martinez

Após ser educado com a Revolução Cubana e premiado nacionalmente por seu trabalho, o escritor Reynaldo Arenas termina sendo preso e, posteriormente, exilado de seu país-natal. O longa aborda a vida de Reynaldo Arenas, desde sua infância pobre até seu exílio em Nova York, passando pelo horror e preconceito sofrido ainda em Cuba, pelo fato de ser homossexual.

GLASTONBURY
(Glastonbury)
EUA/Inglaterra, 2006, cor, documentário, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Julien Temple
Elenco: David Bowie, Björk e James Brown.

Documentário que mostra várias passagens do Festival de Glastonbury, fundado em 1970 por um fazendeiro do Reino Unido. O filme mostra a história do festival e suas transformações durante o tempo. 

O BAILE DOS BOMBEIROS
(Horí, má panenko)
Tchecoslováquia/Itália, 1967, cor, 73 min., comédia, idioma: checo (legendado), 12 anos.
Direção: Milos Forman
Elenco: Jan Vostrcil, Josef Sebánek e Josef Valnoha.

O Corpo de Bombeiros de uma pequena cidade da então Tchecoslováquia realiza uma grande festa em celebração ao aniversário de 86 anos de um antigo chefe do departamento. Toda população comparece, mas uma série de acontecimentos inesperados impede que o evento seja considerado um sucesso. 

CURTAS DE PETER GREENAWAY: “H IS FOR HOUSE”, “WINDOWS” E “A WALK THROUGH H”
Programa reunindo três curtas-metragens experimentais do diretor inglês Peter Greenaway: “H is for House”, de 1973, curta com 10 minutos de duração; “Windows”, de 1975, o mais curto dos três, com 7 minutos; e “A Walk Through H”, de 1979, o mais longo deles, com 41 minutos. Os três filmes são coloridos. Classificação: livre.


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba