Veja Teaser e Pôster Nacional do filme “SEM SEU SANGUE” de Alice Furtado


Depois de ter sido selecionado para a Quinzena dos Realizadores do 72º Festival de Cannes, SEM SEU SANGUE, primeiro longa de Alice Furtado, fez sua estreia no Rio de Janeiro, onde foi filmado.

O longa aborda a intensidade do primeiro amor a partir da perspectiva de Silvia (Luiza Kosovski), uma adolescente introspectiva e desinteressada pela rotina, que acredita ter encontrado em Artur (Juan Paiva) algo que a faça sentir-se mais viva. Ele surge inesperadamente em sua turma depois de ter sido expulso de várias escolas. Silvia fica fascinada pela vitalidade do garoto, que no entanto sofre de hemofilia, doença hereditária que impede o sangue de coagular corretamente. Os dois mergulham em uma convivência intensa, interrompida por um grave acidente, que vai abalar a vida da jovem. 

A ideia do filme existe desde 2012, e vem de questionamentos que a diretora, Alice Furtado, tinha sobre o amor, o desejo, e sobre o que se passa com o corpo no momento em que se perde uma relação importante, principalmente quando se é jovem e tudo isso se mistura muito com a descoberta do mundo e de si. Sobre a questão do gênero de terror no filme, Alice Furtado diz, “Foi também uma época muito cinéfila, em que eu estava particularmente interessada no cinema de horror, em especial o horror clássico, dos anos 40, como os filmes de Jacques Tourneur que acabaram influenciando de várias formas diferentes o Sem Seu Sangue. Achei que esses dois interesses se combinavam muito bem, e comecei a escrever a história da Silvia.”, e a diretora ainda completa, “A ideia da hemofilia tem a ver com essa vontade de fazer do sangue um elemento central, um sangue que corre sem parar, como o destino que escapa aos nossos desejos, impossível de se controlar.”

SEM SEU SANGUE foi rodado no Rio de Janeiro e em Paraty. As filmagens na capital carioca aconteceram em lugares específicos e pouco explorados que fascinavam Alice Furtado, como a estação de São Cristóvão e o mangue da Barra, mas também lugares dos quais a diretora tem uma memória afetiva, como o colégio onde estudou, o CAp-UFRJ. Em Paraty as filmagens aconteceram nas praias e arredores da cidade de Trindade, que passam a ideia de lugares mais selvagens e pouco habitados. 

SEM SEU SANGUE é uma produção da Estúdio Giz, em coprodução com Oceano Cinematográfico, BALDR Film (Holanda) e Ikki Films (França). No elenco, Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro, Silvia Buarque, Lourenço Mutarelli, Ismar Tirelli Neto, Valentina Luz e Nahuel Perez Biscayart. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes. 

SINOPSE
O romance adolescente de Silvia e Artur começa de forma abrupta e se interrompe de repente após um grave acidente. Silvia adoece e seus dias mergulham na escuridão. Pouco a pouco, o luto transforma-se numa jornada obsessiva para trazê-lo de volta à vida. 

FICHA TÉCNICA: 
Direção: Alice Furtado 
Elenco: Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro, Silvia Buarque, Lourenço Mutarelli, Ismar Tirelli Neto, Valentina Luz e Nahuel Perez Biscayart 
Distribuição: Vitrine Filmes 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba