“CASA” tem estreia mundial no Olhar de Cinema nesta sexta (07/06)



O filme CASA, de Letícia Simões, tem estreia mundial no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 05 a 13 de junho. O filme é uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão. No documentário, Letícia volta a Salvador, sua cidade natal, para se reencontrar com a mãe, Heliana, que está em crise depressiva, e a avó, Carmelita, que está morando num asilo. O documentário trata da infância, das lembranças, da doença, do amor, da profissão, do casamento - temas que para cada uma das mulheres ganham outros contornos, revelando suas decisões e trajetórias.

A estreia de CASA será no dia 07 de junho, às 18h45, no Espaço Itaú 3, em sessão seguida de debate com a diretora Letícia Simões e parte da equipe do longa-metragem. O filme tem mais uma sessão no 08 de junho, às 14h15, no Cineplex Batel 4.

"Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas ao caminhar, período que durou quatro anos, outras questões foram brotando, incomodando, agregando", relembra a realizadora Letícia Simões.

Para desenvolvimento do projeto, Letícia participou de vários laboratórios. Durante o processo de fazer o filme, "descobri diversas possibilidades na relação entre mães e filhas de diferentes gerações. E as possibilidades de investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser", explica Letícia.

Sinopse CASA
Letícia, a filha recém-separada, se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa; Heliana, a mãe, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, CASA questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família, o que é casa.

Sobre a diretora
Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Média and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Ciney Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. Como diretora e roteirista, assina os longas-metragens documentais "Bruta Aventura em Versos”,“Tudo vai ficar da cor que você quiser" e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”.

SERVIÇO
Casa, de Letícia Simões (Documentário, HD, Colorido, 93')
Festival Olhar de Cinema: https://www.olhardecinema.com.br
07/06, às 18h45 - Espaço Itaú 3 (Sessão debate com a diretora Letícia Simões)
08/06, às 14h15 - Cineplex Batel 4


Nenhum comentário:

OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA, DE CLAUDE LELOUCH, CHEGA AOS CINEMAS NO DIA 24 DE JUNHO

  OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA,  dirigido por Claude Lelouch, estreia nos cinemas brasileiros no dia 24 de abril. O filme, que f...