“CASA” tem estreia mundial no Olhar de Cinema nesta sexta (07/06)



O filme CASA, de Letícia Simões, tem estreia mundial no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 05 a 13 de junho. O filme é uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão. No documentário, Letícia volta a Salvador, sua cidade natal, para se reencontrar com a mãe, Heliana, que está em crise depressiva, e a avó, Carmelita, que está morando num asilo. O documentário trata da infância, das lembranças, da doença, do amor, da profissão, do casamento - temas que para cada uma das mulheres ganham outros contornos, revelando suas decisões e trajetórias.

A estreia de CASA será no dia 07 de junho, às 18h45, no Espaço Itaú 3, em sessão seguida de debate com a diretora Letícia Simões e parte da equipe do longa-metragem. O filme tem mais uma sessão no 08 de junho, às 14h15, no Cineplex Batel 4.

"Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas ao caminhar, período que durou quatro anos, outras questões foram brotando, incomodando, agregando", relembra a realizadora Letícia Simões.

Para desenvolvimento do projeto, Letícia participou de vários laboratórios. Durante o processo de fazer o filme, "descobri diversas possibilidades na relação entre mães e filhas de diferentes gerações. E as possibilidades de investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser", explica Letícia.

Sinopse CASA
Letícia, a filha recém-separada, se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa; Heliana, a mãe, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, CASA questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família, o que é casa.

Sobre a diretora
Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Média and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Ciney Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. Como diretora e roteirista, assina os longas-metragens documentais "Bruta Aventura em Versos”,“Tudo vai ficar da cor que você quiser" e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”.

SERVIÇO
Casa, de Letícia Simões (Documentário, HD, Colorido, 93')
Festival Olhar de Cinema: https://www.olhardecinema.com.br
07/06, às 18h45 - Espaço Itaú 3 (Sessão debate com a diretora Letícia Simões)
08/06, às 14h15 - Cineplex Batel 4


Nenhum comentário:

"Os Observadores": Primeiro Trailer de Novo Longa Produzido por M. Night Shyamalan é Divulgado

Você passaria por uma porta sem saber para onde ela te levaria? O novo suspense psicológico de M. Night Shyamalan promete te revelar o desco...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba