“Shade – Entre Bruxas e Heróis” Estreia dia de Janeiro



Depois de passar por mais de 20 festivais pelo mundo, de ganhar os prêmios do júri popular no Festival Internacional de Toronto (Tiff Kids) e de melhor filme na Mostra Geração do Festival do Rio de 2018, o filme chega ao Brasil no dia 24 de janeiro com distribuição da Cineart Filmes.  

O longa, dirigido por Rasko Miljkovic, é um coprodução entre Sérvia e Macedônia e nos apresenta o garoto Jovan, que tem 10 anos de idade e nasceu com paralisia cerebral parcial. Tímido, autoconsciente e sem muitos amigos, ele frequentemente deixa a sua mente escapar para uma cidade imaginária, onde ele é Shade, um super-herói que combate crimes, bruxas e bullies, e no qual não é limitado pelo seu próprio corpo. Jovan está em sua zona de conforto vivendo dessa forma até que conhece Milica, uma garota que não se intimida facilmente e que logo o intima a embarcar em uma aventura – libertar o seu pai de sua nova namorada, que ela acredita ser uma bruxa que o enfeitiçou e o roubou de sua mãe. Os novos amigos logo se unem e preparam um plano para quebrar o feitiço e libertar o pai de Milica para reunir sua família novamente. Dedicado a ajudar a nova amiga nessa missão, Jovan precisa desmontar o muro que construiu ao seu redor e enfrentar algumas de suas limitações e inseguranças.  

Shade – Entre Bruxas e Heróis é, acima de tudo, um retrato honesto e delicado de luta e aceitação e de como uma amizade verdadeira pode levar a descoberta da força interior. “Eu espero que uma parte dos espectadores olhe ao redor e preste atenção a todos os que vivem, se esforçam em procurar seu lugar no mundo assim como nós, mas são marginalizados e velados na invisibilidade somente porque é mais confortável para nós não lidar com eles, acreditando que eles vão de alguma maneira evaporar e desaparecer se nós o ignorarmos por tempo suficiente”, diz. 

Ainda segundo o diretor, em tempos como os de hoje, o cinema torna-se uma ferramenta fundamental para facilitar a comunicação com as crianças. “Eu acredito que vivemos em tempos em que as crianças são comunicadas com mais liberdade e abertamente, ou pelo menos é o que estamos tentando globalmente, e é uma tendência que eu apoio totalmente. Me parece que a maneira mais saudável e sensata é que essas questões sejam comunicadas as crianças por um meio que elas achem acessível e divertido, e essa é a razão pela qual o cinema é uma excelente plataforma de comunicação”, finaliza Miljkovic. 

Sinopse 
Jovan, de dez anos, está acostumado com a sua rotina entre casa, escola e fisioterapia. Tímido e sem muitos amigos, o garoto, que tem paralisia cerebral parcical, se refugia em um mundo imaginário, onde ele é Shade, um super-herói que combate, na ficção, as bruxas e bullies que o atormentam na vida real. Tudo muda quando ele conhece a corajosa e determinada Milica, sua nova colega de escola, que logo o convence a embarcar em uma caça às bruxas de verdade: libertar o pai da garota de sua madrasta, que ela acredita tê-lo enfeitiçado. Para seguir com essa missão, Jovan vai precisar enfrentar também as suas próprias limitações, inseguranças e descobrir o poder de amizades verdadeiras. 

SHADE – ENTRE BRUXAS E HERÓIS 
Direção: Rasko Miljkovic 
Roteiro: Milos Kreckovic e Marko Manojlovic  
Elenco: Mihajlo Milavic, Silma Mahmuti, Jelena Djokic 
Gênero: Drama / Fantasia 
País: Sérvia e Macedonia 
Ano: 2018 
Duração: 90 min 
Classificação: a definir 

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba