Primeira Temporada da Série Documental “Buscando Buskers” Chega ao Canal Music Box Brazil no dia 06 de Novembro.



Dia 6 de novembro, às 22h, a primeira temporada de “Buscando Buskers” chega ao canal Music Box Brazil. Dirigida por Edu e Gab Felistoque, “Buscando Buskers” é uma série documental musical que mostra a vida de músicos, letristas e cantores que produzem um trabalho autoral e que se apresentam nas ruas e praças das cidades. Em suas apresentações, eles tocam para audiências incidentais e recebem (ou não) seus “cachês” através de doações espontâneas.

            “Buskers” vem do termo em inglês Busk: Ato de tocar músicas ou qualquer atividade performática artística em ruas, metrôs, parques e vias públicas, vinculadas ou não com doações monetariamente voluntárias.

            A série foi toda gravada na cidade de São Paulo, que diferente de Londres e outras capitais da Europa, onde o artista precisa pagar uma licença para se apresentar na rua, garante a liberdade de expressão artística nos espaços públicos urbanos por meio do Decreto Municipal 52.504, de 19 de Julho de 2011.

            Com seis episódios de 24 minutos, a estreia da primeira temporada no Canal Music Box Brazil é no dia 6 de novembro. Trata-se de um aquecimento para a segunda temporada da série - inédita na TV brasileira - que chega em janeiro de 2019 (com exclusividade!) nesse canal.

            “Buscando Buskers” é uma produção da  Assum Filmes, Felistoque Filmes em parceria com a Giro8 Produtora, Martinelli Filmes, il Vagabondo - Film Bakery  e o projeto "Artistas na Rua".

Informações sobre os episódios:

Episódio 01: Lucia Zorzi
De origem italiana, a brasileira Lucia Zorzi é formada em Letras, Inglês e Filosofia. Compositora, instrumentista, canta em inglês, português e francês nas ruas da cidade de Paris ou de São Paulo, com um trabalho autoral delicado, charmoso e reflexivo sobre o cotidiano de sua própria vida. Zorzi documenta passagens de sua vida através de suas obras musicais.

Episódio 02: Picanha de Chernobill
Uma banda que está sempre em movimento, e sua formação pode mudar com o tempo, mas os seus fundadores estão sempre juntos. Matheus Mendes e Chico Rigo são amigos como  irmãos de sangue que compartilham da mesma filosofia de vida, o amor ao próximo, a poesia, a  justiça e a igualdade social! De forma charmosa e harmônica, mas nada saudosista, a banda parece sair de um filme documental da década de 60 e que mostra que os valores pregados pela juventude daquela época ainda valem, inclusive, aquelas ótimas músicas!

Episódio 03: Emerson Pinzindin
Professor de Música, compositor e musicista, Emerson Pinzindin, veterano das apresentações nas ruas de São Paulo, onde adora encontrar o palco no mesmo plano da platéia. Sua delicadeza e maestria encanta todos os transeuntes, não somente  em virtude de sua arte, mas também com seus pensamentos brilhantes e lógicos sobre a sociedade! Pinzindin, o solitário menestrel e sua Flauta, já tocou pelo mundo, passa por cima de todas as injustiças que já sofreu e feliz transmite paz e poesia nas ruas e praças da cidade.

Episódio 04: CaroIina Zingler
De certa forma, a moça que estudou farmácia cria com sua suave arte um verdadeiro réquiem para curar as ansiedades e “desacelerar” nossos espíritos... Com voz de anjo, charmosa, mística, e com habilidade sem igual na voz e no violão, Carolina Zingler criou a esquina do jazz, que, segundo ela, pode ser em qualquer esquina da cidade de São Paulo, desde que “não chova e não vente”. Entre um bom salário como farmacêutica e as dificuldades em ser artista, escolheu a coisa certa!

Episódio 05: Diego Goldas
Foi com um certo “medo de avião” que o gaúcho Diego Goldas chegou em São Paulo trazendo sua música de incrível reflexão e sensibilidade. Autodidata no violão, no canto e na composição, aprendeu a se expressar de forma brilhante. Cronista de nossas cidades, observador, Goldas passou por vários ofícios antes da arte da música, labutou em um escritório, uma estofaria e por incrível que pareça trabalhou para sobreviver em uma fábrica de armas, mas nada disso calejou sua sensibilidade artística. Diego confessa que “às vezes pensa que é difícil se considerar um artista”, sem imaginar que por causa exatamente  desse pensamento, ele se torna um brilhante fazedor de arte.

Episódio 06: Thiago Branduliz
Em casa, preocupado em não incomodar a vizinhança com o som de seus instrumentos  no diário e incansável estudo, Branduliz, professor de música, em respeito ao coletivo, construiu, para abafar o som alto, uma cabine acústica a partir de um guarda roupa velho.  Brincando de gato e rato com os seguranças, que muitas vezes não o deixam se apresentar nos túneis do Metrô, Thiago Branduliz, com sua flauta e seu sax, diz que “não só trabalha nas ruas”, mas que também, “estuda e pratica sua música nas ruas” ao lado de seus fiéis instrumentos. Experiente nas esquinas e praças, sabe observar e se safar das adversidades e de aproveitadores, e principalmente sabe aprender observando as reações da pessoas ao ouvir suas composições.

SERVIÇO
Série ‘Buscando Buskers’
Estreia: 06 de novembro, às 22h
Reprises: 10 (às 18h) e 11 (13h20) de novembro
Episódios: 6
Duração: 26 minutos por episódio
Classificação indicativa: Livre
O canal Music Box Brazil pode ser assistido nas operadoras: NET, Claro, Vivo, Oi e Algar


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba