Crítica Filme "PéPequeno" - Rita Vaz



“PéPequeno” começa a conquistar a plateia, com sua premissa, a de se colocar no lugar do outro.
E é com essa ideia de inverter posições e subverter mitos, que a animação entretém tanto crianças, quanto adultos.

O “abominável homem das neves”, ou “yeti” ou simplesmente “pé grande” é uma criatura conhecida por todos, que supostamente vive na região do Himalaia e seria extremamente perigosa.

É através desse mito que uma engraçada e bem-vinda história que fala de valores, medos e conhecimento, nos remete a nós mesmos.

Na trama conhecemos Migo, um jovem yeti que acredita nas tradições de sua cultura e tem ambições comuns à sua idade, até o dia em que ele, passeando pela montanha, vê um acidente de avião (que ele não faz a mínima ideia do que seja) e dá de cara com um humano.

Para ele, esse fato é totalmente inesperado, pois acreditava que o “pé pequeno” era uma criatura lendária, Migo tinha certeza que ele não existia.

Ele volta correndo para a sua aldeia, para contar a todos o que viu, mas ninguém acredita nele, ainda mais com a presença do chefe que guarda as pedras do conhecimento, que dizem que o “pé pequeno” realmente não existe.

Indignado com a situação, Migo vai fazer de tudo para provar que está certo, e para tal, contará com a ajuda de alguns novos amigos.

O diretor Karey Kirkipatrick fez uma animação rica em detalhes, com monstros prá lá de simpáticos, com uma trama interessante e fez ainda com que a neve gelada das montanhas não transmitisse frio, mas sim aconchego.

Além de todos os elementos visuais, o filme fala de modo cativante da aceitação do diferente, de tolerância, de verdades eternas que devem ser questionadas, da luz do conhecimento e muito mais.
É através de uma linha de conhecimento versus ignorância que o enredo acontece.

Cheio de frases de efeito como “dominar pelo poder”, “informação é poder”, “a ignorância é uma benção”, PéPequeno é um filme que leva a criança a pensar, a criticar e a questionar. O que diga-se de passagem é maravilhoso!!!

Recomendo para toda a família, que vai se divertir e aprender com essa linda história de amizades.

Título Original: Smallfoot
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 1 hora e 37 minutos 
Ano de Lançamento: 2018
Direção: Karey Kirkipatrick
Elenco/Vozes:  Wellington Muniz, Channin Tatum, James Corden, Common, Lebron James, Danny DeVito, Gina Rodriguez, Yara Shahidi.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba