Crítica Filme - "Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos" - Rita Vaz



A premissa do filme “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos” é muito boa: a possibilidade de um deficiente visual voltar a enxergar depois de muitos anos, o deixa abalado, seria isso bom para ele? Esta é a dúvida.
Na história conhecemos Vitório, um homem que tem uma pizzaria no bairro do Bixiga, é torcedor fanático do Corinthians, tem esposa e filha e é deficiente visual desde que era garoto.
Sua vida vai muito bem, ele faz uma das melhores pizzas do bairro, (somente pelo cheiro ele sabe se ela está no ponto ou não), tem um grande amigo e uma boa rotina.
Um determinado dia, sua esposa, chega com a notícia de que uma nova tecnologia em cirurgia apareceu, e essa tecnologia pode fazer com que ele volte a enxergar.
A princípio, Vitório repudia a ideia, dizendo que está muito bem do jeito que está deixando a esposa um tanto triste.
Mas, um episódio de assalto faz com que ele mude de ideia e encare consultas, procedimentos e a cirurgia.
O grande dilema dele será a visão, pois ele vai ter que reaprender tudo, vai ter que trabalhar com a luz e “ver” as pessoas de um modo que ele não conhecia.
O mundo equilibrado de Vitório entra em colapso e escolhas suas e de sua esposa vão interferir na vida de ambos, modificando seus modos de convivência.
Viu como a premissa é boa? Então, o problema é o modo como ela foi conduzida.
O diretor Paulo Nascimento dá ao filme um tom novelesco, com posicionamentos de câmera que lembram muito a televisão e ainda com diálogos fracos e explicativos demais.
Contudo, o ator Edson Celulari no papel principal está ótimo, apresentando um excelente trabalho de pesquisa e confecção de personagem. A gente acredita nele.
Apesar do mote da deficiência visual o foco do filme não é a visão, mas as escolhas, tanto de quem está próximo da pessoa com deficiência, quanto da própria pessoa.
Afinal, o que é bom para mim, pode não ser para você.
Para quem gosta de filmes dramáticos, com uma história possível e com um tom novelesco “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos” é uma opção de entretenimento.
Parabéns para o cinema nacional que está investindo, mais uma vez, em terrenos diferentes da comédia!!!

Título Original: Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos
Gênero: Drama
Duração: 1 hora e 33 minutos
Ano de Lançamento: 2018
Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Edson Celulari, Soledad Villamil, Leonardo Machado, Giovana Echeverria, Roberto Birindelli, Zé Victor Castiel.

RITA VAZ

Nenhum comentário:

FESTIVAL FOR RAINBOW Está com Inscrições Abertas até 15 de Maio

Já estão abertas as inscrições para a 18a edição do FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO. Reconhecid...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba