Crítica Filme - Dunkirk - Rita Vaz


Baseado em fatos reais que aconteceram durante a segunda guerra mundial, o longa fala de um acontecimento específico, onde soldados ingleses e franceses perderam a batalha de Dunkirk e com o avanço do exército alemão ficaram encurralados em uma praia ao sul da França.
O problema então era evacuar esses milhares de soldados, que precisavam voltar para casa, e se preparar para uma nova batalha.
Essa evacuação levou cerca de uma semana, mas não foi nada tranquila. Os milhares de soldados, mais de 300 mil, estavam à espera do resgate que só poderia ser feito pelo mar, mas sofriam à espreita do inimigo, que podia ataca-los tanto por mar, quanto por terra, quanto pelo ar.
A triste situação desses soldados que não podiam fazer mais nada, só esperar, é que fez com que dezenas de barcos civis fossem até eles, para resgatá-los.
O diretor Chistopher Nolan apresenta o filme em três núcleos diferentes, em terra, no mar e no ar, e ele mostra uma narrativa diferente, ele não tem personagens principais, são alguns personagens que, volta e meia aparecem na tela para que a gente tenha uma linha de continuidade e entenda a história.
E quando você percebe que esta estrutura foi montada para direcionar a trama para um objetivo específico, você fica contente por perceber que esse filme é diferente.
Um grande destaque do longa vai para a edição de som que é extremamente bem feita e a trilha sonora, que é do maravilhoso Hans Zimmer, que é tensa, e só aumenta a expectativa da plateia, do começo ao fim.
E apesar de tantos sons, o filme tem poucos diálogos, e isso é muito bom, porque o assunto principal dessa guerra não é a violência, é a tristeza que ela produz.
Um filme indicado para adultos por ser muito auditivo, com uma música que incomoda, no bom sentido e com cenas bastante fortes.

Título Original: Dunkirk
Gênero: Guerra/ Histórico/Drama
Tempo de Duração: 1 hora e 47 minutos
Ano de Lançamento: 2017
Direção: Christopher Nolan 
Elenco: Fionn Whitehead, Mark Rylance, Tom Hardy, Harry Styles, Barry Keoghan, Aneurin Barnard, Kenneth Branagh, Jack Lowden. 

RITA VAZ

Nenhum comentário:

"Os Observadores": Primeiro Trailer de Novo Longa Produzido por M. Night Shyamalan é Divulgado

Você passaria por uma porta sem saber para onde ela te levaria? O novo suspense psicológico de M. Night Shyamalan promete te revelar o desco...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba