Minha Crítica do Filme "O Dono do Jogo" - RITA VAZ



“O Dono do Jogo” é um filme baseado em fatos reais.
Ele conta a história de Bob Fischer, que foi um famoso enxadrista norte-americano, campeão mundial e mestre do xadrez que enfrentou os soviéticos que eram considerados os reis do xadrez em plena guerra fria.
O filme conta um pouco da trajetória de vida dele, desde sua infância onde percebemos que uma paranoia começa a se instalar, passa por sua adolescência, onde ele se coloca como um dos melhores do mundo e vai até a vida jovem adulta, onde ele enfrenta seus maiores inimigos, internos e externos.
É no Campeonato Mundial de 1972, que Bobby Fischer, o fenômeno norte-americano, desafia, o russo Boris Spassky, considerado invencível.
EUA e URSS se enfrentam no tabuleiro em Reykjavík, capital da Islândia, e apenas um enxadrista sairá vencedor.
Um enfrentamento que tomou conta do mundo inteiro, levando milhares de pessoas a se dedicarem ao xadrez com muita paixão.
Mas, a maior batalha de Fischer foi pessoal, entre o sucesso profissional e os problemas pessoais.
O filme é um constante “crescendo” onde o suspense e a doença de Fischer chegam às alturas.
Uma história triste e comovente, cheia de ligaduras psicológicas.
O elenco do filme está ótimo, com atuações impressionantes. O destaque vai para Toby Maguire que entrega um personagem crível e multifacetado.
Edward Zwick tem uma direção competente, ágil, e conta ainda com uma excelente trilha sonora.
Do título original do filme “Pawn Sacrifice” que significa “o sacrifício do peão”, o diretor falou o seguinte: "Você tem Henry Kissinger e Richard Nixon chamando Bobby Fischer; você tem Brezhnev e os agentes da KGB juntos a Boris Spassky. Ambos os homens eram peões de suas nações".
Para quem conhece e joga xadrez, o filme terá um significado maior ainda, pois diante de cenas onde foram reproduzidas algumas das partidas mais famosas de Fischer, até para quem não joga, é impossível ficar indiferente. 


Título Original: Pawn Sacrifice
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 1 hora e 55 minutos
Ano de Lançamento: 2016
Direção: Edward Zwick

Elenco: Toby Maguire, Liev Schreiber, Michael Stuhlbarg, Peter Sarsgaard, Lily Rabe, Robin Weigert, Sophie Nélisse, Evelyne Brochu.     

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba