Museu da Imagem e do Som Apresenta "Mostra Obras-Primas do Cinema Neo-Realista"


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM APRESENTA
"MOSTRA OBRAS-PRIMAS DO CINEMA NEO-REALISTA"
23, 24 e 25 de Junho de 2015, terça a quinta-feira
O Cinema Neo-Realista surgiu na Itália, no período do pós-II Guerra Mundial, e inovou a estética cinematográfica vigente com filmes que abordavam os problemas sociais e econômicos da época, abrindo mão dos artifícios hollywoodianos e aproximando a ficção ao documentário. Os filmes eram rodados em locações naturais e, em alguns casos, protagonizados por atores não-profissionais, respeitando as diferenças culturais e os dialetos das regiões onde eram filmados. Teve grande impacto no cinema mundial e influenciou o surgimento de outros movimentos, como a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo brasileiro.
Programação Completa
23 de Junho, terça-feira, as 19h30
- Ladrões de Bicicletas, de Vittorio De Sica. Esta é a estória de Antonio Ricci, um pai há dois anos desempregado e que, aflito, procura nos labirintos das ruas de Roma sua bicicleta roubada, seu único meio de sobrevivência. Acompanhado por Bruno, seu filho de 9 anos, ele inicia uma busca frenética para encontrar o ladrão e a bicicleta. Em seu caminho, encontram vários personagens bizarros e interessantes da cidade. Um enredo tocante, e apesar de fictício, um documento histórico, um balanço social da época que se tornou um dos grandes clássicos do movimento do neorrealismo no cinema italiano.
24 de Junho, quarta-feira, as 19h30
- Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rosselini. Roma, 1944. Durante a Segunda Guerra Mundial, Giorgio Manfredi é um dos líderes da Resistência e está sendo perigosamente perseguido pelos nazistas.
25 de Junho, quinta-feira, as 19h30
- A Terra Treme, de Luchino Visconti. Um jovem pescador se revolta contra a exploração de seus superiores e decide trabalhar por contra própria. Porém, com esta decisão, ele vai enfrentar um verdadeiro império, ao mesmo tempo em que se depara com as dificuldades de uma realidade ainda mais dura.
Mostra “Obras-Primas do Cinema Neo-Realista”
23, 24 e 25 de Junho de 2015, terça a quinta-feira
Entrada Gratuita
Local: Auditório Brasílio Itiberê, anexo a Secretaria de Estado da Cultura
Rua Cruz Machado, 138 – bairro Centro, Curitiba/PR. O portão de acesso é um pouco antes da esquina com a Rua Saldanha Marinho.
Contatos: (41) 3321-4729, mis@pr.gov.br

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba