Minha opinião sobre o filme "Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo", que estreia hoje!




Diferentemente do que diz o titulo nacional do filme “Uma História que Chocou o Mundo”, o caso de Foxcatcher não é tão conhecido assim por aqui.
Inclusive se você não conhece a história, terá um impacto maior quando descobrir ao longo do filme, por quais veredas sombrias os personagens percorreram até chegar ao seu desfecho trágico.
Baseado em fatos reais acontecidos nas décadas de 1980 e 1990, o filme nos apresenta os irmãos Mark e David Schultz, medalhistas olímpicos de luta greco-romana.
Mark ainda quer ganhar mais medalhas olímpicas e treina com seu irmão mais velho David em uma academia em que ele dá aulas.
Um dia, Mark recebe um convite para conhecer John Du Pont, um milionário de outro estado, que é apaixonado por esportes, especialmente pela luta greco-romana.
Du Pont quer liderar uma equipa vencedora, para ele o país precisa dele.
Na visita Mark é seduzido por um novíssimo centro de treinamento, alojamentos e vantagens que só o dinheiro pode proporcionar.
Mark aceita a proposta e se muda para a fazenda de Du Pont, mas não imagina em que está se metendo. Ao longo do tempo a amizade acolhedora se transforma em uma relação cruel, onde só um dos lados exige e se faz prevalecer.
Channing Tatum constrói um personagem onde percebemos o intenso trabalho corporal feito por ele até chegar ao atleta de nível olímpico que deve ser mostrado, e também apresenta um personagem sisudo, de poucos amigos e poucas palavras, que deseja seguir além, mas não tem infra-estrutura física e disciplinar para isso.
Mark Rufallo também apresenta um impressionante trabalho físico que é visto principalmente em seu modo de andar e agir. Seu personagem é mais centrado e familiar, e sabe que tem responsabilidades.
Steve Carell impressiona por deixar escondida sua veia cômica e entregar um personagem tão envolvente, sinistro, cruel e manipulador.
Além de todas as excelentes atuações, é a ótima direção de Bennett Miller que nos proporciona uma visão abrangente da relação doentia que se estabelece entre os personagens.
Com cinco indicações ao Oscar, o de melhor diretor, roteiro original, maquiagem, ator e ator coadjuvante, “Foxcatcher” é um filme tenso que vai surpreender você. 
RITA VAZ

Título Original: Foxcatcher
Gênero: Drama/Cinebiografia
Duração: 2 horas e 14 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Direção: Bennett Miller
Elenco: Channing Tatum, Steve Carell, Mark Rufallo, Siena Miller, Vanessa Redgrave, Anthony Michael Hall, Brett Rice, Guy Boyd.  

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba