Indígenas Vão ao Cinema Pela Primeira Vez no Dia do Índio Assistir "Xingú".

Um grupo de 10 índios da etnia Fulni-ô, de Pernambuco, entrará em um cinema pela primeira vez neste dia 19 de abril. É o seu dia. E, nada melhor do que o Dia do Índio, para a exibição de Xingu, no Cinesystem do Shopping Total. Será na sessão das 16h55 desta quinta-feira.

O grupo vem há muitos anos a Curitiba para participar de feiras e eventos de artesanato, além de realizar apresentações com danças e tradições de sua cultura, em escolas e outros espaços. Na cidade, eles são recebidos por voluntários da Organização Tekoá – Amigos da Aldeia, uma ONG indigenista sem fins lucrativos. Os voluntários pensaram em levá-los assistir Xingu, produção que conta a história dos indigenistas Orlando e Claudio Villas-Boas. Feito o contato com o cinema, tudo certo. Algo mais do que recomendável. Afinal, trata-se de um tema que diz respeito diretamente à vida deles. O Cinesystem cedeu os ingressos e o shopping total também apoiou a iniciativa, abrindo o espaço para a venda de seus artesanatos durante todo o dia, dentro do shopping.

Os visitantes irão com pinturas, cocares e adereços tradicionais. E, para retribuir o gesto de cortesia (a primeira sessão de cinema), os indígenas promoverão um espetáculo que nem todos os frequentadores já tiveram a oportunidade de conhecer: a apresentação de dança ritual ao término das projeção do filme.

A iniciativa que marcará o Dia do Índio, em parceria com a Rede Cinesystem e o Shopping Total, tornará a data realmente muito especial. Para todos os envolvidos. 

Mais informações sobre o projeto que traz os índios a Curitiba podem ser obtidas na internet: https://www.facebook.com/pages/Projeto-%C3%8Dndio-Fulni-%C3%B4-Curitiba/426342444049063

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba