"Duna" de Frank Herbert, finalmente volta às prateleiras


Duna, de Frank Herbert, é o primeiro volume de uma série de seis livros que revolucionou não apenas a ficção científica, mas toda a literatura fantástica.
É considerada por críticos e leitores uma das maiores obras do gênero de todos os tempos.
De acordo com a enciclopédia Britannica, Duna já foi traduzido para 14 idiomas e vendeu mais de 12 milhões de cópias no mundo, tornando-se o maior best-seller de ficção científica da história.

Publicado originalmente em 1965, o livro inspirou um filme dirigido pelas mãos de David Lynch, em 1984; duas minisséries de TV realizadas pelo Sci-Fi Channel; jogos eletrônicos e até uma música do Iron Maiden, intitulada To Tame a Land.
Os estúdios Paramount estudam uma nova adaptação cinematográfica do livro, ainda sem data de lançamento definida.


Vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, Duna narra a história do jovem Paul Atreides, que vê sua vida mudar radicalmente após a visita de uma mulher misteriosa.
Ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido em uma intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos.

A saga criada por Frank Herbert retrata um mundo medieval futurístico, cheio de intrigas, complôs e personagens complexos.
Seu substrato messiânico, revolucionário, místico e filosófico fez do livro um clássico cultuado por fãs do mundo inteiro, entre eles o autor de 2001: uma odisséia no espaço, Arthur C. Clarke, que afirmou: "Não conheço nada que se compare a este livro, a não ser O Senhor dos Anéis".

Sobre o autor - Franklin Patrick Herbert Jr. nasceu em Tacoma, Washington (EUA). Trabalhou nas mais diversas áreas – operador de câmera de tv, comentarista de rádio, pescador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva, psicólogo, professor de escrita criativa, jornalista e editor de vários jornais – antes de se tornar escritor em tempo integral.

Em 1952, publicou seu primeiro conto de ficção, Looking for Something?, na revista Startling Stories, mas a consagração ocorreu apenas em 1965, com a publicação de Duna.
Herbert também escreveu mais de vinte outros títulos, incluindo The Jesus Incident e Destination: Void. Morreu em 1986, lutando contra um câncer no pâncreas.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba