"Arapuca" no Prêmio Jabuti 2010


O livro "Arapuca", de Daniel Cabral, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil.
A obra, publicada pela Editora Positivo, é uma narrativa visual que descreve a história de um menino que transforma o lixo em arte.
Em uma temática afim à consciência socioambiental, o menino cria um painel na parede do seu quarto com recortes de papel e passa a ser admirado por toda vizinhança.
Mas um dia ele fica descontente, pois a beleza do canto de um pássaro passa a desviar o interesse das pessoas, o que o faz buscar novas formas para prender a atenção de todos.

Ao escrever a história, o objetivo de Daniel Cabral foi falar sobre o tema essencial que é a liberdade: aprendendo a trocar o pequeno reino do seu quarto pela liberdade do pássaro, o menino desdobre a alegria de viver. O autor fez uma adaptação para a realidade brasileira do conto “O rouxinol e o imperador”, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

O autor reconhece que estar entre os finalistas do Prêmio é uma grande conquista. “No que diz respeito à ilustração infantil, a produção editorial no Brasil é muito ampla e conta com excelentes profissionais. Só o fato de estar entre os dez melhores do país, para mim, já é uma vitória”, diz Daniel. “Tão importante quanto receber a indicação ao Jabuti é receber a aprovação do leitor. A receptividade e a aceitação das crianças são recompensadoras”. O Jabuti é a premiação mais tradicional da literatura no Brasil. Criado em 1958, destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas no processo de criação e produção de um livro.

Arapuca faz parte do Projeto Zepelim, uma iniciativa da Editora Positivo que tem como objetivo formar novos leitores e estimular o hábito de leitura entre as crianças. O título Arapuca integra a coleção “História à Vista”, que reúne uma série de livros de histórias contadas apenas por imagens, estimulando a imaginação dos pequenos leitores. A Editora Positivo comemora a indicação do livro Arapuca ao Prêmio Jabuti 2010.

Nenhum comentário:

CINE MATILHA Estreia LA CHIMERA em Sessões Gratuitas

A partir da próxima quinta, 25/04, o CINE MATILHA exibe LA CHIMERA, inédito em circuito nacional, o filme, que foi exibido em Cannes e na Mo...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba