Festival da Lapa - Cinema


De 9 a 13 de junho a cidade da Lapa, no Paraná, se transforma. São os dias que ocorrem o Festival da Lapa 2010, que traz a cidade uma mostra de cinema, tanto curtas como longa-metragens, todos de ficção.
O objetivo do Festival é homenagear os profissionais do cinema e enaltecer ainda mais a cidade que guarda histórias importantes da cultura do Paraná.

Os organizadores esperam um público de cerca de 12 mil pessoas durante o Festival.

No entanto, como neste ano o Festival coincide com a festa da igreja na cidade, então são esperadas até 40 mil pessoas nos dois eventos. A cidade não tem estrutura hoteleira para comportar tanta gente, mas haverá ônibus com saídas diárias do Teatro Guaíra, em Curitiba, com volta prevista à meia-noite.
“A cidade da Lapa é aprazível, e tem tudo para acolher bem a área de cinema. Nossa ideia é que a cidade seja, no futuro, um centro de referência cultural para todo o país”, afirma a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa (organizador do evento), Maria Inês Borges da Silveira. Neste ano, o Festival trará as mostras especiais Casos e causos (da Rede Paranaense de Comunicação) e também a mostra infantil Mapa-Piá.

O que diferencia o Festival da Lapa dos eventos semelhantes de outras cidades é a mostra de filmes de época, que ocorrerá em alguns horários do dia 11 de junho.
O Festival da Lapa considera filmes de época as produções que possuem no mínimo 50% da sua duração ambientada em período até o final dos anos 1970, caracterizadas por um ou mais dos elementos: texto, cenário, objetos de cena, figurino e maquiagem.

Além das mostras, também estão programados debates e oficinas na cidade. O Festival é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa. O site oficial do evento é www.festivaldalapa.com.br.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba