Coleção Aplauso


Desde 2004 a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo registra, em livros com linguagem e preços acessíveis, a trajetória pessoal e profissional de atores, atrizes, cineastas, dramaturgos e diretores de tevê que ajudaram a construir a história artística brasileira. Somam-se a essas biografias, livros com roteiros de filmes e peças de teatro e ainda obras sobre emissoras de televisão. Nesta edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Coleção Aplauso vence mais um desafio e terá outro motivo para comemorar: no dia 28 de outubro, em festa no Shopping Frei Caneca, chegará ao 200º título.

O tradicional lançamento apresentará 39 livros, prestará homenagem a dois ícones da cultura popular - Mazzaropi e Tônia Carrero-, e é mais uma ação da parceria da Imprensa Oficial com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Há cinco anos, a empresa é responsável pela impressão de todo o material gráfico do evento. Para a edição de 2009, o parque gráfico da Imprensa Oficial imprimirá 20 mil programas, 5 mil catálogos e 3 mil cartazes.

Outra prova da parceria foi a coedição, em 2007, do livro Cinema Sem fim - A História da Mostra 30 Anos, de Leon Cakoff. O livro resgata a história do festival, dos filmes, dos problemas com a censura, dos parceiros e da busca de patrocinadores. Nos relatos, Cakoff, o idealizador do festival, reproduz os bastidores de cada uma das edições. Sobre a parceria, diz: “É uma honra ter o apoio da Imprensa Oficial sabendo o que ela faz de revolucionário no mercado editorial e o que ela faz pelo resgate da memória cultural do país”. Outro livro de Cakoff será lançado pela Imprensa Oficial durante a mostra: "Os filmes de minha vida".

“A Coleção Aplauso vem cumprindo com rigor a proposta da Imprensa Oficial de contar a história da dramaturgia brasileira por meio de depoimentos de seus principais personagens e a marca dos 200 títulos é a prova mais concreta disso”, conta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da coleção. Outra novidade é a nova série da Coleção Aplauso inaugurada neste ano: “Música” terá livros sobre Wagner Tiso e Rogério Duprat e suas contribuições para as trilhas sonoras feitas para o cinema brasileiro.

Para resgatar essas histórias, conta com uma equipe de colaboradores – experientes jornalistas e escritores – responsável por entrevistar os biografados e escrever o texto em primeira pessoa, conferindo aos livros o caráter de um relato autobiográfico, com direito às lembranças da infância e aos momentos mais marcantes da vida de cada artista. Como resultado, um retrato profundamente humano de homens e mulheres que deram sua vida para a arte, voltado para estudantes, pesquisadora e o público em geral. Para facilitar o acesso dos alunos da rede estadual, a Imprensa Oficial preparou uma edição especial com 20 títulos em capa dura, já enviados a todas as escolas.

Um comentário:

dany gomes disse...

Rita,

gostei muito do blog.
Na correria, só hoje que vim conferir.
É isso aí, divulgando a cultura para todo lado....

bjs
dany

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba