Filme - Sombras de Goya


Taí um filme imperdível: "Sombras de Goya", se você ainda não viu, veja, é belíssimo.
“Sombras de Goya” é um filme que conta um pouco da história do grande pintor espanhol Goya, e fala da terrível Inquisição do século XVIII.
O filme mostra como o terror da Inquisição, influenciou a pintura do artista.
Os padres carrascos da época, ao verem as litografias do pintor (Goya foi o primeiro artista a perceber as infinitas possibilidades de expressões da litografia, sendo considerado seu inventor), logo decidiram pela sua condenação, por achá-las ereges. Mas, um dos mais influentes inquisidores chamado Frei Lorenzo, o protege.
Sendo extremamente vaidoso, quer ser pintado pelo maior artista da Espanha. Já sabia que ele era o pintor oficial do rei Carlos IV.
Enquanto isso acontece, os inquisidores levam para as masmorras católicas uma jovem de família rica, que já tinha sido retratada por Goya, apenas por ela ter rejeitado carne de porco numa taberna, sendo acusada de judaísmo. O pai da moça recorre ao pintor, por saber de sua ligação com os padres inquisidores.
Mas os inquisidores, cegos de cobiça pelo ouro espanhol, viam em qualquer judeu uma ameaça, e recusam qualquer piedade em relação à moça.
Frei Lorenzo, a pedido de Goya e da família da moça judia, vai às catacumbas conhecer a tal moça que foi torturada e termina por estuprá-la.
O filme é intenso e forte, apesar de mostrar muitas vezes cenas de pura poesia.
Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.
E temos ainda o prazer de ver durante o filme, várias obras belíssimas do pintor.
RITA VAZ

2 comentários:

Bruuh disse...

Muito bom o resumo, até me ajudou num trabalho :)

Anônimo disse...

Oo se ajudou acabei de presisar

Fuga Fantasma: "Ghostbusters - Apocalipse de Gelo" ganha aplicativo de realidade aumentada

Alerta de frio intenso: o Arrepio da Morte está dominando a cidade e os Ghostbusters precisam da sua ajuda! ‘Ghostbusters - Apocalipse de Ge...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba