Fernando Bonassi em Curitiba




No dia 23 de outubro, quinta-feira passada, a Fundação Cultural de Curitiba, através da “Feira do Poeta”, promoveu o evento “Interseções – Literatura e Cinema com Fernando Bonassi”.
Estive presente no evento e tive o privilégio de conhecer e conversar com o excelente escritor, roteirista e cineasta brasileiro.
Fernando Bonassi é paulistano, nascido em 1962.
Tem inúmeros livros lançados, dentre os quais: “Declaração Universal do Moleque Invocado” (indicado para o Prêmio Jabuti em 2002). Tem contos e livros publicados na França, Alemanha e EUA.
É formado em Cinema pela ECA-USP, tendo participado como diretor/roteirista do filme “Castelo Rá Tim Bum” e ainda foi co-autor dos roteiros de “Cazuza - O Tempo Não Pára” e “Carandiru”.
Seu curta-metragem “O Trabalho dos Homens” recebeu os seguintes prêmios: melhor roteiro no Festival de Cinema do Ceará e no Rio Cine Festival, além dos prêmios de melhor roteiro, melhor direção e melhor filme no Festival de Gramado.
Para o teatro, escreveu inúmeras peças, também premiadas.
Além de tudo isso, Bonassi também atua como colunista do jornal Folha de S. Paulo desde 1997, e integra o quadro de contratados da Rede Globo.
Um papo que, a princípio deveria levar uma hora e meia, levou duas horas e meia.
Ele é uma pessoa muito inteligente, espontânea, sagaz e alegre.
Teve a delicadeza de presentear cada um dos participantes com um livro seu, onde estavam impressos textos de uma peça. E tivemos o luxo do autógrafo no final.
Assistimos ao curta “O Trabalho dos Homens”, citado acima.
De maneira simples e direta começou contando a história do cinema e da comunicação verbal e visual. Depois contou-nos sobre sua vida profissional, os prós e contras de se escrever, tanto livros quanto roteiros, e esteve à disposição para perguntas e respostas, o tempo todo.
Fernando Bonassi deu uma aula de cinema e literatura. Indicou uma filmografia e uma literatura básicas. Aquelas que todo bom leitor e cinéfilo deve conhecer.
E confirmou mais uma vez aos interessados: quem escreve, tem que ler muito!
E quem gosta de roteiros tem que assistir muitos filmes, sempre.
E confidenciou que acabou de escrever o roteiro de um filme que contará a história do nosso Presidente Lula. O filme começará a ser rodado no início de 2009.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba