Paulo Leminski – O Bandido que Sabia Latim


Paulo Leminski nasceu no dia vinte e quatro de agosto de 1944, na cidade de Curitiba, Paraná.
Em 1964, em São Paulo, publicou poemas na revista "Invenção", porta voz da poesia concreta paulista. Casou-se, em 1968, com a poetisa Alice Ruiz, com quem teve três filhos: Miguel Ângelo, falecido aos 10 anos; Áurea Alice e Estrela.
De 1970 a 1989, em Curitiba, trabalhou como redator de publicidade, compositor, com canções gravadas por Caetano Veloso e pelo conjunto "A Cor do Som", escritor, publicando e traduzindo várias obras.
No dia sete de junho de 1989 o poeta faleceu em sua cidade natal.
Sua obra tem exercido marcante influência em todos os movimentos poéticos dos últimos vinte anos. Seu livro "Metamorfose" foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Poesia, em 1995. Em 2001, um de seus poemas "Sintonia para pressa e presságio" foi selecionado por Ítalo Moriconi e incluído no livro "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século”. E para comemorar o nascimento do escritor e poeta curitibano Paulo Leminski o também escritor Toninho Vaz participa de bate-papo com os leitores e autografa a biografia “Paulo Leminski, o Bandido que Sabia Latim”.
Como convidada especial, a atriz Michelle Pucci fará leitura de poemas do consagrado autor de haikais.
Toninho Vaz é jornalista e trabalhou nas publicações do “Diário do Paraná”, “Isto É”, “Jornal do Brasil” e nas emissoras Bandeirantes e Rede Globo. Também escreveu o livro “Pra Mim Chega – A Biografia de Torquato Neto”. Dia: 22 de Agosto
Horário: 19:30 horas – sexta-feiraLocal: Livrarias Curitiba - Shopping Palladium

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba