Com Direção de Lô Politi, ‘APNEIA’ é o Único Projeto Brasileiro Selecionado para o Mercado de Coprodução do Festival de Berlim

Com produção de Leonardo Mecchi, o longa-metragem acompanhará o amadurecimento de uma menina de 11 anos entre os anseios familiares e as expectativas sociais no Brasil dos anos 1970

Depois de documentar o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff em Alvorada e assinar a biografia de Gal Costa em Meu Nome é Gal, a cineasta Lô Politi está de malas prontas para Berlim. Na bagagem, ela e o produtor Leonardo Mecchi levam o projeto que se transformará no quinto longa-metragem da diretora, APNEIA. Ambientado em 1975, o filme contará a história de Alice, uma menina de 11 anos que é constantemente confundida com um garoto e tenta mudar seu comportamento para conseguir ser aceita.

Único projeto brasileiro selecionado para o Berlinale Co-Production Market — o mercado de coprodução do Festival Internacional de Cinema de Berlim — APNEIA tem como produtora nacional a Enquadramento Produções, comandada por Mecchi, responsável por filmes como Los Silencios (Cannes, 2018), A Febre (Locarno, 2019) e O Estranho (Berlinale, 2023).

Apesar de não ser diretamente inspirado na infância da diretora, Politi explica que o filme é muito conectado às suas memórias: “Essa não é exatamente a minha história, mas todo o universo retratado em volta dela é o meu universo particular. A rua onde nasci, o bairro em que vivi, as relações sociais e familiares ao redor das quais eu cresci.” Ela afirma que sua intenção em contar essa história vem de um desejo de mergulhar em “temas universais de identidade e liberdade”. “Olhar pra esse assunto com a lupa das questões da infância pode ajudar muito a compreender, por uma via mais sensorial e subjetiva, o drama que essas crianças vivem”, defende a diretora.

O Berlinale Co-Production Market reúne todos os anos centenas de produtores e profissionais de cinema de todo o mundo para descobrir novos projetos e fomentar colaborações entre países, oferecendo uma ampla janela de visibilidade internacional antes mesmo de os filmes serem realizados. “Representar o Brasil num evento desse porte, neste momento, é especialmente simbólico. O interesse internacional pelo nosso cinema está em alta, e participar desse espaço com APNEIA reforça como o investimento em desenvolvimento e novos talentos é fundamental para que esse movimento tenha continuidade em toda a sua potência e diversidade”, afirma Leonardo Mecchi. O evento acontece durante o Festival de Berlim, entre 14 e 17 de fevereiro.

Sinopse:

Em 1975, uma garota de 11 anos é constantemente confundida com um menino e tenta mudar seu comportamento para ser aceita. Seu único alívio são as tardes em que passa sozinha na piscina do clube, até que uma tragédia a conduz a uma jornada de autodescoberta e aceitação.

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Lô Politi

Produção: Leonardo Mecchi

Empresa produtora: Enquadramento Produções

País e ano de produção: Brasil, 2026ns em 2026.

60 Anos Depois, ‘SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA’ Volta aos Cinemas em Cópia Restaurada em 4K

 Clássico de Luiz Sergio Person será relançado nas telonas pela Sessão Vitrine Petrobras a partir de 26 de fevereiro


No dia 26 de fevereiro, o público brasileiro poderá reencontrar nas salas de cinema a obra SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA, de 1965, dirigido por Luiz Sergio Person. Integrante da programação da SESSÃO VITRINE PETROBRAS, o longa será exibido em versão restaurada em 4K, celebrando os 60 anos de seu lançamento. A restauração, realizada em parceria entre a Lauper Films, a Cinemateca Brasileira e a CIneteca di Bologna, com o apoio da The Film Foundation e a Hobson Lucas Family Foundation teve sua primeira exibição no exterior no Festival Il Cinema Ritrovato, na Itália, evento dedicado à preservação de clássicos do cinema mundial filmados em película.

Ambientado na São Paulo dos anos 1950 e 60, em plena euforia desenvolvimentista com a instalação da indústria automobilística estrangeira no país, o filme acompanha a vida de Carlos, um jovem da classe média que trabalha em uma fábrica de autopeças e vive um profundo conflito existencial diante da alienação do trabalho, relacionamentos superficiais e expectativas de ascensão social. Através desse olhar desiludido, Person constrói um retrato crítico e que segue muito atual, da lógica empresarial e do crescimento urbano que moderniza a cidade, mas nem sempre melhora as relações humanas, alienando o indivíduo que fica preso nas suas engrenagens sociais. 

O reconhecimento da obra ultrapassou fronteiras: o filme foi escolhido como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 38ª edição do Oscar, ainda que não tenha sido escolhido e figura recorrentemente em listas de críticos entre os títulos mais relevantes da cinematografia nacional. Parte dessa força vem também de seu elenco, que reúne nomes como Walmor Chagas, Eva Wilma, Otelo Zeloni, Ana Esmeralda e Darlene Glória.

Com apenas cinco longas-metragens dirigidos, Luiz Sérgio Person deixou sua marca no cinema brasileiro e também atuou de forma decisiva fora das telas, sendo responsável por iniciativas pioneiras no teatro com a criação do Auditório Augusta e na criação da distribuidora RPI — Reunião dos Produtores Independentes na área da circulação cinematográfica.

O relançamento de SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA pela Sessão Vitrine Petrobras reforça o compromisso do projeto com a circulação e a preservação do cinema brasileiro. 

Segundo Débora Butruce, curadora dos filmes de patrimônio e coordenadora dos restauros realizados pelo projeto, “a exibição de filmes brasileiros de patrimônio restaurados na Sessão Vitrine é fundamental para reinserir essas obras no circuito comercial e no diálogo com o público contemporâneo, contribuindo para romper com a lógica que restringe o patrimônio audiovisual a mostras especializadas ou a espaços institucionais. Nesse contexto, o lançamento da versão restaurada de São Paulo Sociedade Anônima  (Luiz Sergio Person, 1965) é especialmente significativo: trata-se de um marco do cinema moderno brasileiro, cuja atualização técnica permite que novas gerações acessem o filme em condições estéticas excelentes. Ao ampliar o acesso à memória cinematográfica nacional, o projeto fortalece a cadeia econômica da preservação, forma público e reafirma o cinema brasileiro como parte viva e ativa da cultura do país”.

Criada pela Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras, a iniciativa se consolidou ao longo de mais de 15 anos como uma das principais plataformas de exibição de filmes nacionais em salas comerciais, aliando ingressos a preços acessíveis, ações formativas, sessões com recursos de acessibilidade e debates, além de atuar no resgate e relançamento de obras históricas em cópias restauradas digitalmente.

“Sempre acreditamos que um filme não existe apenas no momento em que é feito, mas na força e significado que continua a ter na cultura e na vida das pessoas. Contribuir para a vida longa de São Paulo Sociedade Anônima na Sessão Vitrine Petrobras é reafirmar esse compromisso com um cinema vivo, que atravessa décadas, provoca reflexões e segue dialogando com as tensões do nosso próprio desenvolvimento. A Sessão Vitrine Petrobras já lançou mais de 80 títulos pelo projeto. Temos orgulho de fazer parte da missão de viabilizar acesso ao cinema brasileiro, levando obras históricas e contemporâneas a salas de diferentes regiões e públicos.”, comenta Silvia Cruz, CEO da Vitrine Filmes.


Ficha Técnica

SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA (1965)

Sinopse curta: Em plena explosão da indústria automobilística brasileira no final dos anos 1950 em SP, um jovem de classe média tenta encontrar sentido na vida em meio à alienação do trabalho e a despersonalização da vida urbana na metrópole que cresce, engole e silencia seus habitantes. 

Direção: Luiz Sergio Person

Roteiro: Luiz Sergio Person

Elenco: Walmor Chagas, Darlene Glória, Otelo Zeloni, Ana Esmeralda, Eva Wilma

Produção: Renato Magalhães Gouveia

Fotografia: Ricardo Aronovich

Montagem: Glauco Mirko Laurelli

Música: Cláudio Petraglia, Francisco Alves e David Nasser

Duração: 107 min

País: Brasil

Sinopse: Lançado em 1965, São Paulo Sociedade Anônima, de Luiz Sergio Person, é um marco do cinema novo paulista e um retrato intenso da metrópole em plena industrialização. A história acompanha Carlos, um jovem de classe média que, ao trabalhar na indústria automobilística, tenta dar sentido à própria vida em meio à engrenagem impessoal do progresso. Narrado em primeira pessoa e estruturado em fragmentos de memória, o filme expõe o desencanto de uma geração que vê o crescimento econômico caminhar junto da alienação e do vazio existencial. Nele, São Paulo surge como personagem viva, moderna, caótica e desumanizadora, espelho de um país em transição. Com linguagem inovadora e crítica social aguda, a obra de Person permanece atual ao revelar o custo humano da busca incessante por desenvolvimento e status.

GLEN POWELL Encabeça Elenco Estelar de MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA, Sátira da A24 Sobre Ambição e Poder

Com distribuição da Diamond Films e direção assinada por John Patton Ford, o filme estreia nos cinemas em 26 de fevereiro 

Com estreia marcada para 26 de fevereiro em todo Brasil, MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA (How to Make a Killing) é uma sátira sobre ambição e poder protagonizada por Glen Powell e com um elenco estrelado. Com distribuição da Diamond Films, a obra é escrita e dirigida por John Patton Ford (‘Emily, a Criminosa’), conta com Margaret Qualley, Ed Harris, Jessica Henwick, Topher Grace, Bill Camp e Zach Woods no elenco e apresenta a história de vingança de Becket Redfellow contra sua família.   

Na trama de MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA, Powell interpreta Becket Redfellow, um jovem trabalhador que teve uma vida de privilégios negada. Isso porque sua mãe foi abandonada por sua família bilionária assim que revelou sua gravidez. Já adulto e lutando para pagar as contas, Becket se vê decidido a mudar de vida: ele fará o que for preciso para recuperar a herança que lhe foi tirada, inclusive eliminar cada parente que estiver no seu caminho. 

“O que torna este filme extremo é o fato de ele girar em torno de um personagem que se sente encorajado a fazer coisas que nós simplesmente não faríamos. E Glen é perfeito para isso porque, por um lado, ele é muito identificável como intérprete e, por outro, é tão carismático que você quase o perdoaria por qualquer coisa”, diz o diretor e roteirista John Patton Ford sobre seu protagonista. 

Margaret Qualley é um dos principais nomes da obra e interpreta Julia, a paixão de infância de Becket. Segundo Powell, a produção precisava de alguém capaz de interpretar uma personagem “cuja beleza esconde sua astúcia” e encontraram a atriz ideal em Qualley. Além disso, Ford compara a personagem a uma femme fatale ao afirmar que “a personagem vem de uma grande tradição do cinema, o tipo de femme fatale que se via nos anos 1930 e 1940, mas atualizada para os dias de hoje. Como essa pessoa seria agora? Qual seria o seu sistema de valores hoje?” 

Além de Julia, outro personagem importante na vida de Becket é Ruth, interpretada por Jessica Henwick, uma mulher que trabalha com moda, mas está cansada da superficialidade da indústria e estuda para se tornar professora. Becket e Ruth têm uma conexão imediata e o protagonista a conhece quando está se aproximando de seu primo Noah, vivido por Zach Woods, com quem Ruth tem uma relação. 

Além de Noah, outro primo de destaque de Becket é Steven Redfellow, pastor interpretado por Topher Grace. Ele é um líder religioso extravagante, que alcança notoriedade com performances de música gospel. Representando a geração mais velha da família Redfellow estão Warren, vivido por Bill Camp, um tio com quem Becket desenvolve uma relação afetuosa, e Whitelaw, interpretado pelo lendário Ed Harris, o avô do protagonista, conhecido por ter deserdado a própria filha da árvore genealógica e impedido Becket de levar uma vida cercada de privilégios. 

Powell não esconde a felicidade em trabalhar com Harris, resumindo a oportunidade como “incrível, tanto para o filme quanto pessoalmente. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele em Top Gun: Maverick, tecnicamente, mas não contracenei com ele.” 

Além de roteiro e direção de John Patton Ford, a obra conta com produção da A24 e sua distribuição em território brasileiro é garantido pela Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina. MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA estreia nacionalmente em 26 de fevereiro. 

Programação Cinesystem - 12 a 18 de fevereiro



ESTREIAS 

Um Cabra Bom de Bola [Goat] (Sony) 1h40 (10) 

O Morro dos Ventos Uivantes [Wuthering Heights] (Warner) 2h14 (16)

Caminhos do Crime [Crime 101] (Sony) 2h20 (14) 

Você só Precisa Matar [All You Need is Kill] (Paris) 1h26 (14) 

Rob1n: Inteligência Assassina [Rob1n] (Playarte) 1h30 (18)  

 

EVENTOS

Show: The Rose: Come Back to Me (SATO Company) - 14/02 - ANA e PPA

Cine Pets:Um Cabra Bom de Bola [Goat] (Sony) 1h40 (10)

 

ESTREIAS exclusivas CINESYSTEM BELAS ARTES

ORWELL: 2+2=5 [ORWELL: 2+2=5] (Mares/Alpha Filmes) 2h14 (14)

Yes [Ken] (Imovision) 2h30 (16)

A Sapatona Galáctica [Lesbian Space Princess] (Synapse) 1h27 (16)

Sonhos de Trem [Train Dreams] (O2) 1h42 (14) 

 

CIRCUITO BELAS ARTES

Valor Sentimental [Sentimental Value] (Retrato) 2h14 (14) PPA

Hamnet: A Vida Antes de Hamlet [Hamnet] (Universal) 2h05 (14) AME, MTW

Marty Supreme (Diamond) 2h29 (16) FLN, BBC, BSB

Primeiro Encontro [Follemente] (Pandora) 1h37 (16)  BSB

ORWELL: 2+2=5 [ORWELL: 2+2=5] (Mares/Alpha Filmes) 2h14 (14) MCZ

Mais informações: www.cinesystem.com.br

ELO STUDIOS divulga trailer de “É Tempo de Amoras”, longa-metragem que estreia dia 26 de fevereiro nos cinemas

 Filme de Anahí Borges tem Rosamaria Murtinho, Antonio Pitanga e Zezé Motta no elenco

Dia 26 de fevereiro estreia “É Tempo de Amoras”, longa-metragem dirigido por Anahí Borges, vencedor de Melhor Filme no Made by Woman Independent Film Festival (Áustria), de Melhor Filme Estrangeiro no LA Femme International Film Festival (EUA) e Melhor Diretora Estreante em Longa-Metragem no Istambul Women Film Festival.

No trailer oficial, divulgado hoje pela distribuidora ELO STUDIOS, o público é apresentado à personagens tocantes, singelas e reais, que buscam a representação de um mundo mais bonito e afetuoso.

Inspirado em memórias afetivas da adolescência e juventude da cineasta - em suas andanças pelo bairro do Horto Florestal, em São Paulo, e visitas ao Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam -, o filme acompanha a história de Pasqualina (Rosamaria Murtinho), uma mulher de 91 anos que vive em uma casa de repouso e sonha em reencontrar um antigo amor do passado.

Em um gesto de coragem e inquietude, Pasqualina foge do local onde vive e, nessa jornada inesperada, conhece Petrolina, ou Pety (Analu Reis), uma menina de 8 anos criativa e sonhadora que sente falta de ter uma avó. Do encontro entre as duas nasce um laço genuíno de afeto, capaz de transformar profundamente suas vidas - a ponto de Pety, surpreendentemente, tentar adotar Pasqualina.

A personagem Pety já havia sido protagonista de outras obras dirigidas por Anahí Borges, como os curtas “Pety Pode Tudo”, “Aventuras de Pety” e “No Tempo das Formigas”, formando uma espécie de universo narrativo sensível sobre infância, imaginação e afeto.

“Com o É Tempo de Amoras eu quis fazer um filme sobre desejo. Sobre sonho. A menina que deseja ter uma avó, a idosa que deseja dar um sentido à própria vida. E que o espectador, ao assisti-lo, também pudesse experienciar o lugar do desejo e do sonho na representação de um mundo possível, protegido, onde haja beleza, leveza, melancolia, alteridade, empatia. Tornar o cotidiano mágico, como diz Guimarães Rosa: ‘Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo’. A simplicidade cotidiana tornada sonho. O milagre da vida, dos laços de afeto verdadeiros que decidimos criar. Não existe antagonista na história, o que existe é a própria vida e as consequências das escolhas que as personagens fazem”, comenta a cineasta Anahí.

O filme, desenvolvido por uma equipe composta majoritariamente por mulheres, vem conquistando prêmios internacionais em festivais voltados à realização feminina não só por ter sido escrito e dirigido por uma mulher, acredita Anahí: “Mas, pelo feminino estar presente na narrativa, nas personagens e seus anseios. Agora, com a estreia, eu e toda a equipe estamos muito animados. Um filme que chega ao seu público é um sonho tornado realidade”, conclui a diretora.

Com produção da Aranhas Films e distribuição da ELO STUDIOS, “É Tempo de Amoras” tem ainda no elenco Antonio Pitanga, Zezé Motta, Bárbara Bruno, Vanessa Gourlatt, Jessica Córes, Rafael Pereira, Luci Pereira e Agnes Zuliani.

Selecionado pelo Selo ELAS 2018, iniciativa da ELO STUDIOS voltada ao fomento do audiovisual realizado por mulheres, o longa reforça o compromisso da distribuidora com narrativas autorais, diversas e de impacto.

Sinopse: Pasqualina, 91 anos, é uma senhora cheia de vida que mora numa casa de repouso e não possui mais parentes vivos. Certo dia, decide fugir para se lançar em uma aventura: reencontrar um antigo amor do passado. Nessa jornada, conhece Petrolina, ou Pety, uma menina de 8 anos que sente falta de ter uma avó. A amizade entre as duas muda suas vidas - e Pety, surpreendentemente, tentará adotar Pasqualina.

Ficha Técnica

Título original: É Tempo de Amoras

Título em inglês: The Taste of the Blackberry

Duração: 1h52

Ano de finalização: 2025

Formato: Longa-metragem

Gênero: Comédia dramática

Subgênero: Filme-família

Direção e roteiro: Anahí Borges

Produção executiva: Viviane Antonelli Aun, Emerson Jussiani (Macarrão) e Patricia Galucci

Produção: Aranhas Films

Distribuição: ELO STUDIOS

Cartoon Network anuncia programação especial de 'Irmão do Jorel' para o carnaval

Prepare as fantasias e caia na folia com essa seleção brutal de episódios no canal linear e no Youtube


Neste carnaval, a folia fica ainda mais animada com IRMÃO DO JOREL! Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Cartoon Network celebra a data com uma seleção especial de episódios da animação brasileira. Abrindo o bloco, às 10h, o ESPECIAL CARNAVAL BRUTTAL será exibido no canal, seguido de episódios variados da produção, com reprises às 17h30. Durante o mesmo período, os episódios serão transmitidos no canal do Cartoon Network no YouTube. Além disso, todas as temporadas da série estão disponíveis na HBO Max.

Os episódios chegam repletos de aventuras excêntricas, de aulas de dança com a Dona Danuza para aprender a perigosa Lambada Brutal do Steve Magal à uma viagem de volta ao mundo. Em ‘MC Juju’ (T2E10), Irmão do Jorel acredita que Vovó Juju sabe cantar rap e a inscreve uma competição de rimas. Já em ‘Carnaval a qualquer momento’ (T3E18), todas as datas comemorativas do mundo acabam coincidindo após uma mudança geográfica.  

A animação acompanha a vida de Irmão do Jorel, um garoto cheio de imaginação que, em meio a situações absurdas e divertidas, tenta encontrar seu lugar no mundo. Com muita brasilidade e irreverência, os momentos mais festivos da série acompanham o público no ritmo da celebração.  

O Cartoon Network reúne o melhor da animação para tornar o carnaval ainda mais inesquecível. As cinco temporadas completas de IRMÃO DO JOREL estão disponíveis na plataforma de streaming.  

IRMÃO DO JOREL, criado por Juliano Enrico, é uma coprodução entre o Cartoon Network e o Copa Studio. Em 2024, a série comemorou 10 anos de seu lançamento consolidando-se como a produção brasileira mais duradoura do canal.   

Aimee Lou Wood estrela a série 'Eu, Meu Pai e um Bebê', que chega hoje ao Filmelier+


Desde quinta-feira, 5 de fevereiro, uma nova série chegoueta de “Eu, Meu Pai e um Bebê” (Daddy Issues), sitcom britânica estrelada por Aimee Lou Wood (“Cineclube do Amor”, “The White Lotus”, “Sex Education”) e David Morrissey (“The Walking Dead”). 

Os seis episódios, com cerca de 30min cada, já estão disponíveis no serviço de streaming.

Criada pela comediante Danielle Ward, a produção acompanha dois roommates improváveis: Gemma (Wood), que descobre estar grávida após viver um romance de verão, e Malcolm (Morrissey), seu pai recém-divorciado. O elenco conta ainda com nomes como Sharon Rooney (“My Mad Fat Diary”) e David Fynn (“Harlan Coben - Lázaro”).

O Filmelier+ é o novo streaming da SOFA DGTL, disponível por R$ 14,90 ao mês no Prime Video. Para melhorar a experiência de quem busca assistir filmes online, a curadoria do canal por assinatura tem como foco as boas histórias, independente do gênero cinematográfico.

Ficha Técnica

Comédia - 2024

Elenco: Aimee Lou Wood, David Morrissey e Sharon Rooney

Sinopse: Após um encontro inesperado nas férias, a vida de Gemma vira de cabeça para baixo quando ela descobre que está grávida. Agora, ela precisa enfrentar essa gravidez surpresa enquanto tenta ajudar seu pai, Malcolm, a superar o colapso de seu casamento.

 

Sobre o Filmelier+

O Filmelier+ é o novo streaming da SOFA DGTL, disponível por R$ 14,90 ao mês no Prime Video. Para melhorar a experiência de quem busca assistir filmes online, a curadoria do canal por assinatura tem o objetivo de reunir joias do cinema mundial, obras que são mais do que entretenimento - são experiências, memórias e conexões. O streaming nasce da experiência de quase 10 anos do Filmelier.com, site especializado no universo do cinema com 3 milhões de usuários únicos mensais na América Latina. Além disso, a marca tem quatro canais FAST (Free Ad-Supported Television): Filmelier TV, Filmelier TV Esperança,  Filmelier TV Paixão e o Filmelier TV Vida Real, disponíveis via Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku e Só Play.

Estrelado por Milla Jovovich, Vingadora, ganha pôster e trailer oficiais. Confira!

Do diretor de Rambo: Até o Fim, longa acompanha uma ex-heroína de guerra em uma jornada marcada por ação implacável, vingança e busca por justiça.

Protagonizado por Milla Jovovich e dirigido por Adrian Grunberg, diretor responsável pelo sucesso ‘Rambo: Até O Fim’, Vingadora chega aos cinemas brasileiros em 26 de março, com distribuição da Imagem Filmes. O longa apresenta uma história cheia de ação visceral de vingança, marcada por uma busca implacável por justiça.

Conhecida mundialmente por seu papel na franquia ‘Resident Evil’, Jovovich interpreta Nikki, uma ex-heroína de guerra que vê sua vida pacífica ruir quando sua filha é sequestrada. Mergulhada no submundo do crime e perseguida simultaneamente pela polícia e por forças militares, ela embarca em uma jornada brutal para resgatar a filha, testando seus limites físicos e emocionais.

Com roteiro assinado por Bong-Seob Mun, o filme que foi exibido pela primeira vez no 30º Festival Internacional de Cinema de Busan, na Coréia do Sul, conta ainda com um elenco de peso, que inclui Matthew Modine (‘Stranger Things’), Brooklyn Sudano (‘Eu, A Patroa e As Crianças’), D.B. Sweeney (‘Fogo no Céu‘), Don Harvey (‘Pecados de Guerra’) e Gabriel Sloyer (‘Last Ferry’), entre outros nomes.

Vingadora estreia em 26 de março nos cinemas.

Sinopse:

Nikki (Milla Jovovich) é uma ex-militar que lutou nos piores campos de batalha da guerra, mas nada se compara à dor de ter sua filha sequestrada. Caçada por bandidos e policiais, ela usará cada habilidade mortal que aprendeu em combate para invadir o submundo do crime e resgatar a única coisa que importa para ela.

Terceira temporada de Além de Skinwalker chega ao History nesta sexta, com novos fenômenos e mistérios

Equipe terá a ajuda de mais especialistas e tecnologias modernas em experimentos investigativos e inovadores 

 ESTREIA: 6/2, sexta-feira, 22h10

Desde 2020, o astrofísico, engenheiro e cientista Dr. Travis Taylor, conhecido da audiência por sua participação em O Segredo do Rancho Skinwalker, lidera as pesquisas no Rancho Skinwalker, o epicentro de vários fenômenos aéreos não identificados. Na série Além de Skinwalker (Beyond Skinwalker Ranch), que estreia nesta sexta sua terceira temporada, a equipe segue expandindo sua busca para além do Rancho na tentativa de encontrar respostas às perguntas mais surpreendentes e misteriosas.

O objetivo da equipe, composta pelo ex-investigador da CIA Andrew Bustamante e o premiado jornalista investigativo Paul Beban, entre outros, continua sendo encontrar evidências de fenômenos similares, de detecções de orbes até numerosos avistamentos de óvnis, em locais análogos ao Rancho Skinwalker, em todos os Estados Unidos, e confirmar que não apenas a atividade documentada em Skinwalker é real, como generalizada. Nos episódios da terceira temporada, o time encontra novas evidências, fenômenos e eventos paranormais, e contam com a ajuda de novas tecnologias e do autor Chris Bledsoe, testemunha de um encontro real com óvnis, em experiências investigativas. 

No episódio de estreia, Montanha misteriosa, Andy e Paul viajam em direção ao norte da Califórnia para investigar um dos locais mais enigmáticos de Brandon Fugal: o infame e misterioso ponto de energia do Monte Shasta. Eles rapidamente descobrem que, embora pareçam extraordinárias, as lendas sobre a montanha são baseadas em fatos reais.

Classificação Indicativa: 12 anos

historylatam.com
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory
https://www.tiktok.com/@history_bra

Olhar Filmes apresenta aguardados lançamentos para o ano de 2026

A Olhar Filmes apresenta os longas-metragens que chegam aos cinemas brasileiros no ano de 2026. 

Entre os títulos, estão os premiados “Papagaios”, do diretor carioca Douglas Soares, que levou quatro Kikitos no 53º Festival de Cinema de Gramado, sendo de Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular, Melhor Ator (Gero Camilo), Melhor Direção de Arte (Elsa Romero) e Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes); “Virtuosas”, da cineasta catarinense Cíntia Domit Bittar, que levou o Prêmio Netflix, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; “Apenas Coisas Boas”, do diretor Daniel Nolasco, que recebeu três prêmios no 14º Olhar de Cinema, sendo de Melhor Roteiro (Nolasco), Melhor Som (Guile Martins, Jesse Marmo, Naja Sodré e Nolasco) e Melhor Direção de Arte (Marcus Takatsuka); o terror “Herança de Narcisa”, de Clarissa Appelt e Daniel Dias, que marca a estreia de Paolla Oliveira no gênero e levou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival do Rio no último ano; entre outros. 

“Estamos muito felizes com cada um dos longas que iremos levar para os cinemas neste ano. São filmes potentes, com apelo de público, histórias brasileiras de diversas regiões, com narrativas regionais e universais. Temos drama, comédia, terror, ficção científica, documentário. Filmes de direção estreante e de diretores renomados, que refletem tudo aquilo que acreditamos e que dialogam com a contemporaneidade. 2026 vai ser um grande ano para o cinema brasileiro e nos orgulhamos muito em fazer parte dessa história”, comenta Argel Medeiros, diretor executivo e um dos fundadores da Olhar Filmes. 

 

Um grande ano para o cinema nacional

Além das produções premiadas, outros filmes fazem suas estreias nos grandes festivais. Entre eles, “Yellow Cake”, do diretor Tiago Melo, que segue para sua primeira exibição em um dos mais importantes festivais de cinema da Europa, o International Film Festival Rotterdam (IFFR), com Rejane Faria (“Marte Um”) e Tânia Maria (“O Agente Secreto”) no elenco; “Nova Éden”, novo longa-metragem do cineasta Aly Muritiba (“Deserto Particular”, “Para Minha Amada Morta”, “A Fábrica”), um folk-horror que se passa em meados da década de 1920 em uma comunidade de imigrantes agricultores de tabaco no Sul do Brasil; “Doutor Monstro”, filme inédito  de Marcos Jorge inspirado em um caso real que chocou o Brasil e traz Taís Araújo no elenco; “Alice Júnior: Férias de Verão”, sequência da comédia de sucesso de Gil Baroni; entre outros. 


Confira todos os lançamentos deste ano: 

“A Miss” (Dir. Daniel Porto | Brasil | Drama | 105’)
Sinopse: Iêda, ex-vencedora de concurso de beleza na juventude sonha que sua filha, Martha, siga a tradição da família e vença um concurso de Miss. No entanto, Martha não tem aptidão nem interesse para isso. Por outro lado, seu filho, Alan, parece ter mais talento para reivindicar a faixa e a coroa. Com a ajuda do “tio Athena”, os irmãos bolam um plano para que Alan realize o sonho da mãe sem que ela saiba. 
Data de lançamento: 26 de fevereiro. 

Papagaios” (Dir Douglas Soares | Brasil | Drama | 90’)
Sinopse: Tunico é o mais famoso “Papagaio de Pirata” do Rio de Janeiro e está sempre perseguindo repórteres para aparecer na TV. Depois de um grave acidente, ele conhece Beto, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Este encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias. 
Data de lançamento: 26 de março

“A Mulher que Chora” (Dir. George Walker Torres | Brasil | Drama |75’)
Sinopse: A Mulher Que Chora” é a história de Tomás, um menino solitário de uma família brasileira que se refugia do tumulto emocional que o cerca em seu relacionamento com Carmen, uma jovem empregada enigmática que fugiu da Venezuela, seu país de origem, deixando seu próprio filho para trás. 
Data de lançamento: 23 de abril

“Herança de Narcisa” (Dir. Clarissa Appelt e Daniel Dias | Brasil | Terror | 88’)
Sinopse: Assombrada pelas memórias da sua recém-falecida mãe, a ex-vedete Narcisa, Ana decide vender o casarão de infância que herdou e dividir o dinheiro com o irmão, Diego. Porém, o sombrio processo de limpeza revela uma herança bem diferente do que ela imaginava. 
Data de lançamento: 14 de maio

“Apenas Coisas Boas” (Dir. Daniel Nolasco | Brasil | Romance | 104’)
Sinopse: A região rural da Batalha das Neves é formada por grandes pastos de lavoura, algumas poucas fazendas, e dividida ao meio pelo rio São Marcos. Antonio vive sozinho e isolado cuidando dos afazeres de sua pequena fazenda até o dia em que seu destino cruza com o de Marcel, um motoqueiro solitário que sofre um acidente atravessando a região. Antonio cuida das feridas de Marcelo. Os dois se apaixonam e vivem uma história que transforma, desestabiliza e provoca rupturas em cada um deles. 
Data de lançamento: 11 de junho

Represa” (Dir. Diego Hoefel | Brasil | Drama | 78’)
Sinopse: Para conseguir vender um terreno que pertencia à sua mãe, um homem precisa encontrar um irmão até então desconhecido. 
Data de lançamento: 25 de junho

“Quando tudo joga contra” (Dir. Otávio Chamorro | Brasil | Comédia Romântica | 100’)
Sinopse: Prestes a reprovar em Literatura, o zagueiro bonitão do time de futsal de uma escola de ensino médio passa a ter aulas de reforço com seu vizinho, o esquisito da classe, sem imaginar que vão acabar se apaixonando. 
Data de lançamento: 16 de julho.

Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar | Brasil | Terror | 86’)
Sinopse: Um retiro VIP para mulheres em busca de sua melhor versão se transforma em uma jornada absurda e perigosa. 
Data de lançamento: 6 de agosto

“Doutor Monstro” (Dir. Marcos Jorge | Brasil | Drama | 110’)
Sinopse: Uma mulher brutalmente assassinada. Um réu confesso. E, mesmo assim, uma obstinada e talentosa promotora precisa usar todos os recursos imagináveis para tentar derrubar uma absurda tese de legítima defesa e impedir que um médico feminicida volte às ruas impunemente. Um filme inspirado numa inacreditável história real, onde mentira e verdade são apenas duas faces de uma triste e inesgotável tragédia.
Data de lançamento: 3 de setembro

“Yellow Cake” (Dir. Tiago Melo | Brasil | Ficção Científica | 97’)
Sinopse: Na cidade de Picuí, no sertão da Paraíba, um grupo de cientistas tenta erradicar o mosquito Aedes Aegypti por meio de um experimento secreto intitulado Yellow Cake. Quando o plano fracassa e o caos se instala, uma pesquisadora brasileira determinada, com a ajuda de mineradores locais, precisa deter a catástrofe antes que seja tarde demais. 
Data de lançamento: 22 de outubro. 

“Nova Éden” (Dir. Aly Muritiba | Brasil | Drama | 154’)
Sinopse: Damião, um jovem padre negro, instala-se em um povoado formado por imigrantes europeus, agricultores de tabaco no Sul do Brasil. Recebido com desdém, Damião descobre que forças sinistras criaram raízes na cidade. 
Data de lançamento: 5 de novembro

“As Travessias de Letieres Leite” (Dir. Iris de Oliveira e Day Sena | Brasil | Documentário | 90’)
Sinopse: Morto em decorrência da Covid, Letieres Leite nos deixou um legado musical imenso, e boa parte dele está registrado neste documentário. A partir de uma longa entrevista, o filme mostra o fundador da Orquestra Rumpilezz apresentando seu pensamento artístico e suas ideias musicais inovadoras. 
Data de lançamento: 19 de novembro

“Alice Júnior: Férias de Verão” (Dir. Gil Baroni | Brasil | Comédia | 120’)
Sinopse: Alice Júnior está de volta! Agora, em um verão inesquecível na Ilha do Mel, Alice enfrenta desafios românticos, dramas familiares e a eterna busca pela sua identidade e autoaceitação. Entre luais, ondas e descobertas, ela e seus amigos vivem um período de transformações e novas conexões, celebrando a liberdade e o amor em todas as suas formas. 
Data de lançamento: 17 de dezembro. 

Mais informações sobre a Olhar Filmes no site oficial: www.olharfilmes.com.br e nas redes sociais: Instagram @olharfilmes_

Crítica Filme "Destruição Final 2" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Destruição Final 2” com direção do cineasta Ric Roman Waugh que também dirigiu o primeiro filme da franquia, “Invasão ao Serviço Secreto”, Missão de Sobrevivência” e outros mais.

Sua parceria com o ator Gerard Butler vem de longa data, e foca nos filmes de ação, com uma boa trama para percorrer.

“Destruição Final 2” acompanha a família Garret, após os eventos ocorridos em “O Último Refúgio”, quando John (Gerard Butler), Allison (Morena Baccarin) e o filho do casal Nathan (Roger Dale Floyd) precisam enfrentar o pior lado da humanidade para encontrar um esconderijo seguro o suficiente para se protegerem do perigoso cometa.

Agora, cinco anos após a colisão do cometa com a Terra, e como sobreviventes do fim do mundo, eles precisarão, por motivos específicos, deixar o bunker que os protegeu na Groenlândia em busca de um novo lar.

Mas, em um novo mundo, possivelmente diferente do que era conhecido antes, eles terão que enfrentar uma jornada, ainda mais perigosa, com espaços diferentes e pessoas tão perdidas quanto eles.

Para onde ir, o que fazer? Esse drama também acompanha a família, que terá de atravessar um mudo desconhecido.

O diretor Ric Roman Waugh aposta, mais uma vez, na astúcia e bom desempenho físico dos personagens, para colocarem eles em movimento. E os trata com inteligência, fazendo com que pensem racionalmente, apesar de toda a destruição.

O filme prende a atenção do espectador do começo ao fim, tem reviravoltas, e tem diversas e boas situações, no imaginário de um planeta completamente diferente, apesar de ser o mesmo.

Algumas situações se resolvem de uma maneira um pouco fácil, mas, nada que comprometa o andamento e a credibilidade da história.

Porém, alguns momentos de tensão, são muito bem construídos, deixando a plateia sentada na pontinha da poltrona do cinema.

Os atores estão novamente ótimos em cena, entregando veracidade em suas atuações e relações.

“Destruição Final 2” é um ótimo filme, principalmente para os fãs do gênero. E também para quem gosta de ação, ficção, um pouco de drama, e um roteiro com começo, meio e fim.

Recomendo.

Erika Hilton é destaque do novo episódio de “Espelho – 20 Anos Depois”

Deputada aborda representatividade, diálogo político e os desafios da inclusão
em entrevista a Lázaro Ramos

Lázaro Ramos e a Deputada Federal Erika Hilton. Créditos: Ana Paula Amorim

Erika Hilton é a convidada do segundo episódio de “Espelho – 20 Anos Depois”, programa dirigido e apresentado por Lázaro Ramos. A edição inédita vai ao ar no dia 6 de fevereiro, às 22h, no Canal Brasil. Durante a conversa, a deputada federal de 33 anos relembra momentos da infância, quando tinha 11 anos, e reflete sobre sua trajetória até chegar ao Congresso Nacional como uma mulher trans. Ao longo do programa, Erika também analisa o Brasil atual e os avanços — ainda marcados por desafios — na inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Para ela, a presença de pessoas trans e negras em posições de destaque representa uma conquista coletiva. “A chegada desses grupos ao centro simboliza uma luta histórica por espaço. Apesar da violência e das violações de direitos, avançamos e recuamos muitas vezes, mas hoje estamos aqui. Ter uma Erika Hilton, uma Liniker, ocupando outros lugares no imaginário social mostra que é possível romper com estigmas que nos empurravam apenas para a marginalização. Essa é uma luta que transforma a realidade”, afirma.

O episódio também aborda o desafio dos movimentos progressistas e de esquerda em dialogar com diferentes setores da sociedade. Erika comenta o resultado da pesquisa Mulheres em Diálogo (2025), do Instituto Update, que aponta quais mulheres melhor representam a política brasileira atualmente — lista na qual seu nome aparece ao lado de figuras como Janja da Silva e Dilma Rousseff.

Segundo a deputada, o reconhecimento reflete sua capacidade de ampliar o diálogo para além de pautas identitárias. “O meu nome nessa lista mostra que consegui quebrar uma bolha. Quando cheguei à política, muitos imaginavam que eu falaria apenas sobre direitos LGBTQIA+, o que já seria essencial. Mas houve surpresa quando comecei a discutir um projeto de país, de um Brasil plural e continental”, diz. Ela destaca que essa postura aproximou públicos diversos, como mulheres religiosas, idosas e mães de família. “A política precisa estar próxima da vida das pessoas. Acho que a identificação vem dessa forma de falar e de pensar, que vai além do discurso tradicional”, completa.

Espelho – 20 Anos Depois (12X25’) – Inédito
Horário: Sexta, dia 06/02, às 22h 
Alternativos: Terça, às 14h30; quarta, às 19h; domingo, às 10h30 
Episódio: Erika Hilton - Temp.16 Ep 2
Direção: Lázaro Ramos
Classificação: Livre
Sinopse: A deputada Erika Hilton destaca que o Congresso Nacional está focado em interesses próprios e realça que não existe um projeto de país sem a inclusão de todos os grupos marginalizados.

Cineflix do Shopping Curitiba tem ingressos a R$ 12 e sessão para famílias com bebês

Semana do Cinema acontece de 5 a 11/2, já o Cine Bebê será no dia 6/2

O Cineflix do Shopping Curitiba preparou uma programação especial nesta semana. De 05 a 11 de fevereiro, o local participa da Semana do Cinema, campanha nacional que oferece ingressos a R$ 12 para todas as sessões. Além disso, nesta sexta-feira (06), às 14h, o público poderá conferir mais uma edição do projeto Bebê a Bordo, com sessão adaptada para famílias com bebês.

Durante a Semana do Cinema, todos os filmes em cartaz estarão com ingressos a apenas R$ 12,00  (exceto Stray Kids: The dominATE Experience) e o combo médio duplo de pipoca e refrigerante sai por R$ 29,90. A campanha é idealizada pela FENEEC, com apoio da ABRAPLEX, Ingresso.com e Grupo Consciência.

Já a sessão Bebê a Bordo exibirá o filme “A Empregada” e conta com ambiente especialmente preparado para receber os pequenos, com volume de som reduzido, temperatura do ar-condicionado ajustada, iluminação mais clara e trocadores

disponíveis. Os ingressos também estarão por R$ 12,00, por conta da Semana do Cinema, e crianças menores de 3 anos não pagam entrada.

A Cineflix do Shopping Curitiba possui três salas de exibição, com poltronas reclináveis ultra confortáveis, som Dolby Digital 7.1 e projetores a laser Christie. A rede é a primeira do Brasil 100% digitalizada e pioneira no sistema de atendimento 1Line!, com fila única para compra de ingressos e itens da bomboniere.


Serviço – Cineflix do Shopping Curitiba

Semana do Cinema: de 05 a 11 de fevereiro

Ingressos: R$ 12 (exceto pré-estreias)

Combo médio duplo: R$ 29,90


Bebê a Bordo: sexta-feira (06), às 14h

Filme: A Empregada


Local: Cineflix – Shopping Curitiba

Ingressos online: www.cineflix.com.br

Cineflix do Shopping Curitiba (Piso L4).

Filme 'MC ESTRELA' Inicia Gravações no Rio de Janeiro

Longa protagonizado por Gi Fernandes acompanha a ascensão de uma jovem funkeira da Zona Oeste do Rio

Estão em andamento no Rio de Janeiro as gravações de MC Estrela, novo longa-metragem brasileiro dirigido por Márcia Faria e Luis Lomenha, dupla responsável pela série “Os Quatro da Candelária" (Netflix) e produzido pela Kromaki, Mixer Films, com distribuição da Imagem Filmes. A obra é protagonizada por Gi Fernandes (“Kasa Branca”, “Os Outros”), que interpreta uma jovem MC em ascensão no concorrido universo do funk carioca.

Na trama, Estrela é uma adolescente que vive no Centro do Rio e sonha em conquistar seu espaço como cantora. Com carisma, atitude e talento, ela rala ao lado do namorado e DJ Tuttuzinho (Maycon Douglas), transformando perrengue em performance e vivência em rima. A virada acontece quando chama a atenção de Marli (Roberta Rodrigues), empresária poderosa que comanda os bailes mais disputados da cidade. O sucesso parece inevitável — até que uma gravidez inesperada coloca o sonho em xeque.

Definido como um drama musical coming of age, MC Estrela acompanha esse momento de transição sem atalhos ou julgamentos morais, explorando juventude, desejo de ascensão, maternidade precoce e o direito de escolha. O filme se passa em cenários vibrantes do Centro do Rio, território pouco explorado no cinema, mas historicamente central para o samba e o funk.

Para a diretora Márcia Faria, o filme olha para essa trajetória a partir de dentro: “O filme acompanha esse momento de virada sem atalhos nem respostas prontas. O funk surge como um espaço solar e coletivo, onde Estrela encontra pertencimento, liberdade e visibilidade.”

Já Luis Lomenha destaca o compromisso social da obra, mesmo dentro de uma linguagem pop: “Apesar do frescor, da música e do visual, MC Estrela é um filme de forte compromisso social. É uma história que provoca prazer no espectador, mas também engajamento numa discussão urgente: o direito de cada mulher sobre o próprio corpo.”

Com participações especiais de nomes históricos do funk como DJ Marlboro, MC Carol e Buchecha, o longa combina música, afeto e amadurecimento, construindo um retrato pop e sensível sobre o nascimento de uma voz própria em um país onde crescer, muitas vezes, também é resistir.

O elenco reúne ainda Heslaine Vieira, Leandro Firmino, Shirley Cruz, Victor Lamoglia, Mariana Nunes, Mericia Cassiano e Maria Ibraim. O roteiro é assinado por Aline Portugal, a partir de argumento original de Renata Sofia. A produção é da Kromaki em coprodução com a Mixer Films, com distribuição da Imagem Filmes.  


SINOPSE

Estrela (Gi Fernandes) é uma adolescente carioca, que vive na região central do Rio e sonha se tornar uma MC de sucesso. Com muito carisma, atitude e talento, além da parceria de seu namorado e DJ, Tuttuzinho (Maycon Douglas), ela rala para sobressair no concorrido universo do funk. Os desafios são muitos, mas Estrela sabe transformar perrengue em performance e vivência em rima. É assim que acaba fisgando a atenção da poderosa Marli (Roberta Rodrigues), empresária que faz os bailes mais brabos da cidade. Agora, ninguém segura a MC Estrela! É promessa de agenda cheia e sucesso à vista. Até que... uma gravidez inesperada põe o sonho em xeque.

ELENCO

Mc Estrela – Gi Fernandes

Tuttuzinho – Maycon Douglas

Bia – Maria Ibraim

Marli – Roberta Rodrigues

Vó Antonia – Shirley Cruz

DJ Rottweiler – Victor Lamoglia

Nádia – Mericia Cassiano

Gilda – Mariana Nunes

Everaldo – Leandro Firmino

FICHA TÉCNICA

Direção: Márcia Faria e Luis Lomenha

Produção: Rodrigo Letier e João Daniel Tikhomiroff

Roteiro: Aline Portugal - baseado no argumento original de Renata Sofia

Direção de fotografia: Pedro von Krüger

Direção de Arte: Joana Mureb

Produção Executiva: Roberta Oliveira, Adriana Marques, Gabriela Lima e Fernanda Polastri

Produção: Kromaki e Mixer Films

Distribuição: Imagem Filmes

MILONGA | Longa-Metragem Uruguaio Estreia Nesta Quinta no Rio de Janeiro

Protagonizado por Paulina García (“Gloria”) e César Troncoso (“O Banheiro do Papa” e “O Eternauta”) filme conta uma delicada história de recomeços

“Milonga”, da diretora uruguaia Laura González, chega aos cinemas do Rio de Janeiro nesta quinta, dia 29 de janeiro, com exclusividade no Grupo Estação, trazendo uma história intensa e sensível sobre superação, memória e o poder do reencontro consigo mesma. Após conquistar prêmios e indicações em festivais internacionais, o longa ganha lançamento comercial no Brasil pela Kajá Filmes. 

Protagonizado pela consagrada atriz chilena Paulina García (Gloria, vencedora do Urso de Prata em Berlim) e pelo ator uruguaio César Troncoso, conhecido pelos filmes O Banheiro do Papa e a série O Eternauta, “Milonga” acompanha a trajetória de Rosa, uma mulher que, mesmo após a morte do marido violento, segue presa às regras e traumas do passado. Isolada e com a relação com o filho em ruínas, Rosa encontra no tango — e em um novo encontro — o impulso para se reconectar com a própria vida. Mas, antes de seguir em frente, precisará encarar verdades que há muito tempo evita.

Primeiro longa-metragem da diretora Laura González, o filme se destaca por um olhar íntimo e realista, que foge dos clichês e aborda as marcas psicológicas deixadas pela violência doméstica. O roteiro nasceu de uma cena cotidiana observada pela diretora e, a partir dela, ganhou contornos de um drama humano universal, sobre culpa, medo, fracasso e, sobretudo, redenção.

Com coprodução entre Uruguai e Argentina e fotografia assinada por Sergio Armstrong (No, indicado ao Oscar), “Milonga” recebeu sete indicações nos Prêmios ACCU (Uruguai), incluindo Melhor Filme, Direção e Roteiro, além de vencer como Melhor Atriz e Melhor Filme de Estreia no prestigiado Prêmio FIPRESCI.

A chegada do filme ao Brasil marca mais uma oportunidade de o público nacional se conectar com o cinema latino-americano contemporâneo e com histórias que emocionam e provocam reflexão.

______________________________

 MILONGA 

2023 | Argentina, Uruguai | Drama | 106 min. 

Direção e Roteiro: Laura González

Fotografia: Sergio Armstrong (indicado ao Oscar por "No")

Som: Federico Moreira

Montagem: Laura González, Claudia Abend

Produção: La Uruguaya Films, com apoio do INCAA (Argentina), INCAU, FONA e Ibermedia

Elenco: Paulina García, César Troncoso, Laila Reyes, Paola Venditto, Jean Pierre Noher, Clara Alonso, Rafael Beltrán

Distribuidora: Kajá Filmes 

Sinopse: Rosa vive presa às regras de seu marido — que morreu há seis meses. O peso do passado continua presente em cada detalhe da sua rotina. Sozinha, sufocada pelo luto e pelas marcas invisíveis da violência, ela vê até a relação com o próprio filho se desmanchar. É quando o tango, com sua intensidade e paixão, reaparece em sua vida como um fio de esperança. No compasso da dança, Rosa conhece Juan e inicia uma jornada de reencontro e coragem. Mas, antes de poder recomeçar, Rosa precisará fazer o mais difícil: encarar as verdades que esconde de si mesma e enfrentar o passado que ainda a persegue.

29 DE JANEIRO DE 2026

NOS CINEMAS DO RIO DE JANEIRO

Com Joe Keery e Liam Neeson, Alerta Apocalipse estreia nesta QUINTA nos cinemas!

Misturando ação, humor e suspense, o filme apocalíptico é baseado no livro de David Koepp, roteirista de sucessos como Jurassic Park, Homem-Aranha e Missão: Impossível. 

Agora é hora de salvar o mundo! Com distribuição da Imagem Filmes, Alerta Apocalipse estreia nesta quinta-feira (29), levando aos cinemas uma história caótica e divertida, protagonizada por Joe Keery, Liam Neeson e Georgina Campbell.

Com direção de Jonny Campbell, a obra é uma adaptação do livro “Contágio”, lançado em 2019 por David Koepp, que também atua no roteiro e na produção do longa, ao lado de Gavin Polone, que também produziu a série de filmes “Zumbilândia”.

"Quando chegou a hora de adaptar essa história para o cinema, eu estaria mentindo se não admitisse que tive uma estrutura de filme em mente durante todo o tempo em que escrevi o livro", revela David Koepp ao confessar que já imaginava sua história nos cinemas – um terreno familiar para quem assina roteiros de grandes sucessos de bilheteria como Jurassic Park, Missão: Impossível e Indiana Jones.

Em Alerta Apocalipse, Joe Keery e Georgina Campbell interpretam Teacake e Naomi, dois funcionários de uma empresa de armazenamento que acabam envolvidos em uma corrida contra o tempo ao lado de Robert Quinn, um ex-agente de bioterrorismo vivido por Liam Neeson. Quando um microrganismo mutante escapa de uma antiga instalação militar, o trio precisa agir rápido para conter uma ameaça de grandes proporções.

Combinando suspense, ação e humor, o filme constrói uma dinâmica marcada pelo contraste de personalidades: Teacake, um jovem instável tentando recomeçar a vida, e Naomi, inteligente e determinada, dividida entre trabalho, maternidade e estudos. A relação cheia de ruídos iniciais evolui em meio ao caos, ganhando força com a presença cínica e experiente de Neeson, que adiciona humor e peso dramático ao confronto entre gerações.

Ao comentar a missão de adaptar a obra literária para o audiovisual, o diretor Jonny Campbell explica que um dos principais desafios do filme foi transformar uma ameaça invisível em algo imediato e cinematográfico. “O desafio era descobrir como fazer algo invisível parecer urgente e cinematográfico, para que o público entenda o que está em jogo o tempo todo”, comenta. A solução encontrada passa pela criação de imagens que traduzem o perigo em tempo real, ajudando o espectador a acompanhar a escalada da ameaça ao longo da narrativa.

Completando essa aventura, o elenco de Alerta Apocalipse também conta com outros grandes nomes como a vencedora do Oscar® Vanessa Redgrave, Sosie Bacon, conhecida por seus trabalhos no cinema de terror, a veterana britânica Lesley Manville e o ator irlandês Aaron Heffernan.

Alerta Apocalipse estreia quinta-feira, 29 de janeiro, somente nos cinemas.

Sinopse: 

Quando um fungo altamente perigoso escapa de um laboratório secreto, Robert Quinn (Liam Neeson), um ex-agente de bioterrorismo que só queria curtir a aposentadoria em paz, é chamado de volta à ação. Ao lado de Travis (Joe Keery) e Naomi (Georgina Campbell), dois jovens funcionários que definitivamente não ganham o suficiente para isso, ele precisa enfrentar uma ameaça invisível e fora de controle. Em uma corrida contra o tempo, o trio descobre que salvar o mundo dá muito mais trabalho do que parece.

O Diretor: 

Alerta Apocalipse é o segundo filme dirigido por Jonny Campbell, que volta aos longas-metragens quase 20 anos depois de sua estreia em “Alien Autopsy” (2006). Nessas duas décadas, o cineasta britânico fez carreira na TV, onde assinou, entre outros trabalhos, dois episódios da clássica série “Doctor Who” (2010) e teve passagens por “Westworld” (2016) e pela minissérie “Drácula” (2020). Pela série de horror “In the Flesh”, da qual dirigiu três episódios, Campbell venceu o BAFTA.

O Autor: 

David Koepp é um dos roteiristas mais bem-sucedidos de Hollywood. Segundo o site BoxOfficeMojo, sozinhos, seus 5 maiores sucessos renderam, em números corrigidos pela inflação, US$ 2,7 bilhões apenas nos Estados Unidos. Koepp escreveu os roteiros de “A Morte lhe Cai Bem” (1992), “Jurassic Park” (1993), “Missão: Impossível” (1996), “Homem-Aranha” (2002), e os dois últimos longas da franquia Indiana Jones, “A Caveira de Cristal” (2008) e “A Relíquia do Destino”, entre outros. Trabalhou com Steven Spielberg, Brian De Palma, David Fincher e Steven Soderbergh, entre outros mestres. Assinou a direção de sete filmes, como “Ecos do Além”(1999) e “Perigo por Encomenda” (2012).

Elenco: 

Liam Neeson ............... Robert Quinn 

Joe Keery ............... Travis Meacham (Teacake) 

Georgina Campbell ............... Naomi Williams 

Lesley Manville ............... Trini Romano 

Vanessa Redgrave ............... Ma Rooney 

Sosie Bacon ............... Dr. Hero Martins 

Darrell D'Silva ............... The Rev 

Daniel Rigby ............... Anthony 

Rob Collins ............... Enos Minjarra 

Ellora Torchia ............... Abigail 

Aaron Heffernan ............... Mike 

Andrew Brooke ............... Greg

Ficha Técnica: 

Direção: Jonny Campbell 

Roteiro: David Koepp, baseado no livro Contágio (Cold Storage) 

Produção: Gavin Polone e David Koepp 

Fotografia: Tony Slater Ling 

Montagem: Billy Sneddon 

Desenho de Produção: Elena Albanese 

Figurino: Nicoletta Ercole 

Música: Mathieu Lamboley 

Casting: Julie Harkin e Nathan Toth 

País e ano de produção: Reino Unido, 2025 

Produção: StudioCanal, HunkyDory Films e Pariah Films 

Distribuição no Brasil: Imagem Filmes

Blossoms Shanghai, série de Wong Kar Wai, chega à MUBI em fevereiro

Primeira produção do cineasta para a TV é baseada no romance best-seller de Jin Yucheng 

“Uma sequência espiritual das obras anteriores de Wong” — IndieWire

“Depois que você começa a assistir, não consegue mais parar” — Roger Ebert

“O estilo visual é inconfundivelmente de Wong Kar Wai” — World of Reel


Pôster internacional criado para celebrar a primeira série de TV do lendário autor 

COM EXCLUSIVIDADE NA MUBI EM 26 DE FEVEREIRO

Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI tem o prazer de anunciar a data de estreia de Blossoms Shanghai, do cineasta mundialmente aclamado Wong Kar Wai (Chungking Express, Happy Together, In the Mood for Love, 2046). A emblemática série de TV estreia com exclusividade na América Latina, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Turquia no dia 26 de fevereiro, com uma estratégia de lançamento planejada à altura da dimensão desse projeto ambicioso.

Para celebrar o anúncio, a MUBI apresenta o trailer oficial e o pôster da série, oferecendo um primeiro olhar para a aguardada produção em formato longo de Wong Kar Wai, com 30 episódios.

Adaptada do premiado romance de Jin Yucheng Blossoms, a série marca a primeira incursão na TV de Wong Kar Wai, e expande sua visão cinematográfica singular para uma narrativa em formato longo, em que todos os episódios são dirigidos por ele. A produção estreou na China com grande sucesso, sendo líder de audiência durante toda a sua exibição, e se consolidou como um dos projetos televisivos mais ambiciosos realizados por um grande autor internacional nos últimos anos.

Ambientada na vibrante Xangai da década de 1990, Blossoms Shanghai acompanha a ascensão de Ah Bao, de homem comum ao poderoso magnata "Sr. Bao". Aconselhado pelo mentor Uncle Ye, o dono do restaurante Zing Le, e pela Srta. Wang, do Departamento de Comércio Exterior, ele aproveita as oportunidades de uma cidade renascida de uma reforma econômica. Mas, quando uma mulher misteriosa abre o restaurante The Grand Lisbon, seu mundo glamouroso começa a ruir, expondo o equilíbrio frágil entre sucesso, memória e desejo.

A série é estrelada por HU Ge, MA Yili, TANG Yan, XIN Zhilei e YOU Benchang, com atuações que dão sustentação à narrativa abrangente que está no coração da história. 

Reconhecido por sua linguagem visual exuberante e sua narrativa, Wong Kar Wai traz seu estilo característico, cinematografia evocativa, atmosfera rica e um apurado senso de tempo e desejo, construindo um amplo retrato do panorama cultural e emocional de Xangai.  

A aquisição reforça o compromisso da MUBI de apoiar cineastas visionários e expandir seu catálogo de séries premium em paralelo à sua curadoria de filmes. As séries exclusivas da MUBI incluem Os Anos Novos, de Rodrigo Sorogoyen, Mussolini: O Filho do Século, de Joe Wright, Hal & Harper, de Cooper Raiff, Self Portrait as a Coffee Pot, de William Kentridge, e a trilogia The Kingdom, de Lars von Trier. 

Blossoms Shanghai
Disponível a partir de 26 de fevereiro
Um lançamento MUBI
mubi.com 

'Natal Amargo': Warner Bros. Pictures anuncia teaser trailer do novo longa de Almodóvar

Filme tragicômico do diretor espanhol ganha data oficial de lançamento no Brasil

ACESSE O TEASER TRAILER OFICIAL

A Warner Bros. Pictures acaba de divulgar o teaser trailer do filme Natal Amargo, longa dirigido pelo premiado diretor Pedro Almodóvar (O Quarto ao Lado, Tudo Sobre Minha Mãe). Ambientado na tradicional Madrid e nas encantadoras Ilhas Canárias, o longa chega aos cinemas brasileiros em 28 de maio. 

No novo teaser trailer, o público pode conferir um pouco da complexidade das relações humanas e o mundo próprio dos personagens no filme. Com o enredo explorando temas sensíveis, como luto e identidade de gênero, a obra promete muita emoção e reflexão para os espectadores. A obra conta com Bárbara Lennie (A Garota de Fogo, As Linhas Tortas de Deus) e Leonardo Sbaraglia (O Homem Que Amava os Discos Voadores, Puan), que interpretam o casal principal Elsa e Raúl Duran. 

Natal Amargo chega aos cinemas brasileiros em 28 de maio de 2026. 

Berlim será palco de grande pré-estreia internacional de "Michael" com celebração exclusiva para fãs

A pré-estreia internacional de "Michael" no dia 10 de abril inaugurará uma celebração de fãs de vários dias. Produção chega aos cinemas brasileiros em 23 de abril

O cineasta ganhador do Oscar, Graham King, produtor de “Os Infiltrados”, “O Aviador” e “Bohemian Rhapsody”, anunciou durante a Semana de Cinema de Munique que Berlim foi escolhida para sediar a pré-estreia internacional de seu novo filme épico, “Michael” (Michael), seguida por uma celebração exclusiva para os fãs.  

O evento acontece no dia 10 de abril, em Berlim, e contará com a presença dos atores e cineastas dando início a um evento de celebração de fãs que se estenderá por vários dias. Detalhes sobre ambos os eventos serão revelados em breve. O filme estreia no Brasil no dia 23 de abril. 

“Michael” é um retrato cinematográfico da vida e legado de um dos artistas mais influentes que o mundo já conheceu. O filme conta a história de Michael Jackson além da música, traçando sua jornada desde a descoberta de seu talento extraordinário como líder do Jackson Five até o artista visionário cuja ambição criativa impulsionou uma busca incessante para se tornar o maior artista do mundo. 

Destacando tanto sua vida fora dos palcos quanto algumas de suas performances mais icônicas de sua carreira solo inicial, o filme oferece ao público uma visão única de Michael Jackson como nunca antes visto.  

“Michael” é estrelado por Jaafar Jackson, sobrinho do cantor, em sua estreia no cinema. Também estão no elenco Nia Long, de “Empire” e “The Best Man”, Laura Harrier, de “Infiltrado na Klan” e “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” e Juliano Krue Valdi, de “The Loud House” e “Arco”, além de Miles Teller, de "Top Gun: Maverick” e “Whiplash” e o duas vezes indicado ao Oscar Colman Domingo, de “Sing Sing” e “Rustin”. 

Dirigido por Antoine Fuqua, cineasta premiado responsável por “Dia de Treinamento”, “Invasão à Casa Branca” e pela franquia “O Protetor”, a partir de um roteiro escrito pelo três vezes indicado ao Oscar “John Logan”, de "Gladiador” e "O Aviador”, o filme é produzido pelo vencedor do Oscar Graham King, responsável por “Os Infiltrados” e “Bohemian Rhapsody” para sua empresa GK Films, junto com John Branca e John McClain, produtores executivos de “This Is It” e “Thriller 40”. 

O filme será distribuído pela Lionsgate na América do Norte e no Japão (em parceria com a Kino Films) e pela Universal Pictures internacionalmente. 

ORWELL 2+2=5 | Aclamado Filme Chega em Fevereiro nos Cinemas Brasileiros

Seleção Oficial Festival de Cannes, filme com sete indicações ao Critics Choice Documentary Awards chega nos cinemas brasileiros com distribuição da Alpha Filmes.

Com narração de Damian Lewis ("Era Uma Vez em... Hollywood" e "Fackham Hall") como Orwell, o  documentário investiga a vida, a obra e a influência duradoura do escritor George Orwell ("1984" e "A Revolução dos Bichos"), conectando suas ideias, particularmente as lições de seu romance "1984" (lançado em 1949), ao mundo contemporâneo e falando de assuntos como manipulação da verdade, controle da linguagem e negação da realidade imposta pelo poder. O título "2+2=5", em sua obra, é aceitar a mentira como verdade, um dos pilares do totalitarismo.

Com 7 indicações à 10ª edição do Critics Choice Documentary Awards, incluindo melhor Documentário, melhor Diretor e melhor Edição, saindo vitorioso nas categorias de melhor Narração (Best Narration),– com texto adaptado de George Orwell e voz de Damian Lewis e melhor Trilha Sonora (Best Score) para Alexei Aigui. Além disso, o documentário foi indicado a documentário do ano pelo 46th London Critics' Circle Film Awards, foi listado por outras organizações e festivais como destaque National Board of Review (NBR), que o reconheceu como um dos Top 5 documentários do ano de 2025.

Elogiado pela crítica, o filme recebeu 83% de aprovação do Rotten Tomatoes e vem ganhando destaque nos principais veículos de cinema como a The New York Times: "Abalou-me mais do que qualquer um dos trabalhos anteriores de Raoul Peck porque ele bate tão perto de casa neste momento. Fala diretamente sobre os eventos que dominam as manchetes de hoje".

Com sua estreia mundial acontecendo na seção Cannes Premiere do Festival de Cannes de 2025, onde foi indicado ao prêmio L'Œil d'or, o documentário ORWELL 2+2=5 (Orwell: 2+2=5) chegou aos cinemas dos EUA no início de outubro deste ano, com distribuição  da NEON. Nos cinemas brasileiros, a estreia exclusivamente dia 12 de fevereiro, com distribuição da Alpha Filmes.

________________________________________________________

ORWELL:2+2=5

EUA – França | 2025 | 119 min. | Documentário


Título Original: Orwell: 2+2=5

Direção: Raoul Peck

Roteiro: Raoul Peck

Elenco: Damian Lewis, George Orwell, U Win Khine

Distribuição: Alpha Filmes

Sinopse: "Orwell: 2+2=5" é um documentário de 2025 dirigido por Raoul Peck, que explora a vida e obra de George Orwell, focando na relevância atual de sua crítica ao totalitarismo, vigilância e manipulação da verdade, especialmente através de conceitos como o duplipensar ("2+2=5") de 1984, mostrando como seus alertas sobre poder e controle ressoam hoje em líderes populistas, mídias sociais e desigualdade, tornando-se um aviso urgente sobre o autoritarismo contemporâneo.

12 DE FEVEREIRO DE 2026

EXCLUSIVAMENTE NOS CINEMAS

Com Direção de Lô Politi, ‘APNEIA’ é o Único Projeto Brasileiro Selecionado para o Mercado de Coprodução do Festival de Berlim

Com produção de Leonardo Mecchi, o longa-metragem acompanhará o amadurecimento de uma menina de 11 anos entre os anseios familiares e as exp...