Premiado longa curitibano “Solange” tem sessão única e gratuita neste domingo no Cine Passeio

Filme, que já passou por nove festivais no Brasil e no exterior, retorna a Curitiba com a presença de elenco e diretores para conversa com o público

image.jpeg

Cássia Damasceno, protagonista de Solange, premiada por sua atuação em três festivais, retorna a Curitiba para a sessão

única do filme neste domingo (16), no Cine Passeio. (Foto: divulgação) 

Faltam poucos dias para o reencontro do público curitibano com “Solange”, longa-metragem dirigido por Nathália Tereza e Tomás Osten que retorna à cidade neste domingo, 16 de agosto, às 19h, para uma sessão única e gratuita na Mostra Curitiba de Cinema, no Cine Passeio. Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com os diretores, a atriz, roteirista e coprodutora Cássia Damasceno e integrantes da equipe.

Com uma trajetória que inclui importantes festivais brasileiros e uma participação internacional no New York African Film Festival, nos Estados Unidos, “Solange” chega à sessão em Curitiba depois de conquistar seis prêmios em três festivais, entre eles Melhor Longa-metragem, Melhor Atriz, Melhor Atuação e o Prêmio Especial do Júri.

A atuação de Cássia Damasceno é um dos grandes destaques da trajetória do filme. A atriz recebeu o Prêmio de Melhor Atriz no 2º FestinCineJP (2024) e foi reconhecida novamente no 1º FECICO – Festival de Cinema de Colombo (2024), com o prêmio de Melhor Atuação, enquanto o longa recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem. No VIII Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2024), Cássia conquistou mais um prêmio de Melhor Atuação, e o filme recebeu ainda o Prêmio Especial do Júri.

A trajetória de “Solange” começou em 2023, com a estreia na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na competitiva Mostra Aurora. Desde então, o longa passou por eventos como a Mostra Tiradentes SP, o 12º Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival, a VI Mostra Sesc de Cinema e o 25º Festival Kinoarte de Cinema, além do 31º New York African Film Festival, nos Estados Unidos, e de festivais realizados em diferentes cidades brasileiras.

Filmado em Curitiba com equipe e elenco majoritariamente paranaenses, “Solange” acompanha uma mulher que retorna à cidade natal para recuperar caixas com objetos pessoais deixadas na casa de antigos amigos depois de uma mudança. O que deveria ser apenas uma tarefa prática transforma-se em uma jornada íntima por memórias, afetos, relações e situações que permaneceram suspensas no tempo.

Mais do que contar a história da protagonista, o filme propõe ao espectador um encontro com suas próprias memórias e experiências.

Solange é um retrato, mas também um espelho. Buscamos propor sensações e não explicar motivações, para que, além da profundidade da personagem, o filme seja uma superfície onde cada pessoa possa ver a si mesma refletida. O que Solange guardou em suas caixas deixamos para que o público preencha com suas próprias memórias, relações e escolhas”, afirmam os diretores Nathália Tereza e Tomás Osten.

A identificação do público também tem marcado a trajetória do longa. Segundo os realizadores, os debates realizados após as sessões foram acompanhados por relatos de espectadores que relacionaram a experiência da personagem às próprias histórias.

“Nos debates após as sessões, foram recorrentes relatos de espectadores que compartilharam suas próprias histórias a partir da experiência de Solange. Isso mostra que, embora o filme tenha nascido em um contexto muito específico, ele continua despertando reflexões sobre pertencimento, isolamento, reencontros e a maneira como carregamos nossas memórias”, destacam os diretores.

Para Cássia Damasceno, que interpreta a protagonista e também assina o roteiro e a coprodução, a força da personagem está justamente na possibilidade de identificação.

“Acho que o espectador faz esse movimento junto com Solange. Quantas coisas vamos acumulando na vida e deixamos sem resolver? Ela retorna pensando que vai apenas buscar objetos, mas acaba revisitando emoções, fazendo escolhas e reencontrando partes de si mesma. Vejo esse percurso como um movimento de libertação.”

Reencontro com Curitiba

A sessão deste domingo ganha significado especial por marcar o retorno de “Solange” à cidade onde o filme foi realizado e onde boa parte da equipe construiu sua trajetória artística.

“Um filme independente enfrenta muitas dificuldades para chegar e permanecer acessível ao público. Voltar à cidade onde ele nasceu fortalece esse vínculo com seu primeiro público”, afirmam Nathália Tereza e Tomás Osten.

Para Cássia Damasceno, o reencontro também representa uma oportunidade de manter o filme em diálogo com o público.

“Fico muito feliz por Solange voltar a ser exibido em Curitiba. É uma oportunidade de abrir novas conversas, porque o filme continua vivo e ainda desperta muitas reflexões. Toda a minha trajetória artística foi construída na cidade, então retornar com esse trabalho tem um significado muito especial para mim.”

Com entrada gratuita, a sessão acontece neste domingo, 16 de agosto, às 19h, no Cine Passeio, e será a única exibição do longa na programação da Mostra Curitiba de Cinema. Após o filme, haverá conversa com os realizadores e integrantes do elenco e da equipe.

image.png

TRAJETÓRIA EM FESTIVAIS

  • 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostra Aurora (2023)
  • Mostra Tiradentes SP
  • 12º Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival
  • VI Mostra Sesc de Cinema
  • 25º Festival Kinoarte de Cinema (2023)
  • 31º New York African Film Festival – EUA (2024)
  • 2º FestinCineJP (2024)
  • 1º FECICO – Festival de Cinema de Colombo (2024)
  • VIII Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2024)

PRÊMIOS

2º FestinCineJP (2024)

  • Melhor Atriz – Cássia Damasceno

1º FECICO – Festival de Cinema de Colombo (2024)

  • Melhor Atuação – Cássia Damasceno
  • Melhor Longa-metragem – “Solange”

VIII Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2024)

  • Melhor Atuação – Cássia Damasceno
  • Prêmio Especial do Júri – “Solange”

SERVIÇO

“Solange” – Mostra Curitiba de Cinema

Data: 16 de agosto (domingo)

Horário: 19h

Local: Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 – Centro / Curitiba

Entrada: gratuita

Formato: sessão única, seguida de conversa com diretores, elenco e equipe

FICHA TÉCNICA

Solange

Brasil, 2023 | Cor | 60 min.

Sinopse: Solange quer suas coisas de volta. Ela mudou de cidade há cinco anos e agora retorna para recuperar seus pertences, que deixou em caixas nas casas de amigos.

Elenco: Cássia Damasceno, Nina Ribas, Stefano Lopes, Amali Mussi, Tereza Mussi, Karina Flor, Ana Paula Málaga, Renato Novaes, Vanessa Vieira, Abayomi Oluwakemi, Gil Baroni, Alexandre Canetta.

Direção, Montagem, Fotografia e Som Direto: Nathália Tereza e Tomás Osten

Roteiro: Cássia Damasceno, Nathália Tereza, Tomás Osten

Produção: Cássia Damasceno, Nathália Tereza, Tomás Osten, Vitor Graize

Assistente de Direção: Stefano Lopes

Assistentes de Produção: Marcela Mancino, Marçal Taques, Stefano Lopes

Som Direto Adicional: Lucas Maffini, Nanashara Scaravelli

Desenho de Som (Mixagem e Edição de Som): Tiago Bello

Estúdio de som: Gogó

Xilogravura para cartaz: Catarina Dantas

Projeto gráfico: Vinícius Mafra

Músicas: Roseane Santos, Leonardo Gumiero, Mateus Aleluia

Pós-Produção: Clandestino

Empresa Produtora: Filmes na Neblina

Co-produção: Pique-Bandeira Filmes, Antípoda, Diadorim Filmes e Silva & Damasceno

Distribuição: Pique-Bandeira Filmes

Nenhum comentário:

José Wilker ganha mostra especial no Canal Brasil com a exibição inédita da cópia digitalizada de "Guerra de Canudos"

Programação reúne oito produções em celebração a um dos atores mais importantes do cinema brasileiro  “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Bye ...