ORWELL 2+2=5 | Novo Filme do Aclamado Diretor Raoul Peck Estreia Nesta Quinta (12) nos Cinemas

Nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, chega exclusivamente aos cinemas brasileiros o aclamado documentário ORWELL 2+2=5 (Orwell: 2+2=5), produzido, escrito e dirigido pelo premiado cineasta Raoul Peck ("Eu Não Sou Seu Negro" e "O Jovem Karl Marx"), com distribuição da Alpha Filmes.

O filme chegará essa semana nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Aracaju, Poços de Caldas e Londrina.

Com narração de Damian Lewis ("Era Uma Vez em... Hollywood" e "Fackham Hall") como Orwell, o  documentário investiga a vida, a obra e a influência duradoura do escritor George Orwell ("1984" e "A Revolução dos Bichos"), conectando suas ideias, particularmente as lições de seu romance "1984" (lançado em 1949), ao mundo contemporâneo e falando de assuntos como manipulação da verdade, controle da linguagem e negação da realidade imposta pelo poder. O título "2+2=5", em sua obra, é aceitar a mentira como verdade, um dos pilares do totalitarismo.

Com 7 indicações à 10ª edição do Critics Choice Documentary Awards, incluindo melhor Documentário, melhor Diretor e melhor Edição, saindo vitorioso nas categorias de melhor Narração (Best Narration),– com texto adaptado de George Orwell e voz de Damian Lewis e melhor Trilha Sonora (Best Score) para Alexei Aigui. Além disso, o documentário foi indicado a documentário do ano pelo 46th London Critics' Circle Film Awards, foi listado por outras organizações e festivais como destaque National Board of Review (NBR), que o reconheceu como um dos Top 5 documentários do ano de 2025.

Distribuído pela NEON nos EUA e indicado a mais 30 prêmios internacionais, o filme elogiado pela crítica recebeu 83% de aprovação do Rotten Tomatoes e vem ganhando destaque nos principais veículos de cinema como a The New York Times: "Abalou-me mais do que qualquer um dos trabalhos anteriores de Raoul Peck porque ele bate tão perto de casa neste momento. Fala diretamente sobre os eventos que dominam as manchetes de hoje".

Com sua estreia mundial acontecendo na seção Cannes Premiere do Festival de Cannes de 2025, onde foi indicado ao prêmio L'Œil d'or, o documentário ORWELL 2+2=5 (Orwell: 2+2=5) chega nesta quinta, dia 12 de fevereiro, exclusivamente nos cinemas brasileiros.


ORWELL:2+2=5

EUA – França | 2025 | 119 min. | Documentário | 14 anos

Título Original: Orwell: 2+2=5

Direção: Raoul Peck

Roteiro: Raoul Peck

Elenco: Damian Lewis, George Orwell, U Win Khine

Distribuição: Alpha Filmes

Sinopse: "Orwell: 2+2=5" é um documentário de 2025 dirigido por Raoul Peck, que explora a vida e obra de George Orwell, focando na relevância atual de sua crítica ao totalitarismo, vigilância e manipulação da verdade, especialmente através de conceitos como o duplipensar ("2+2=5") de 1984, mostrando como seus alertas sobre poder e controle ressoam hoje em líderes populistas, mídias sociais e desigualdade, tornando-se um aviso urgente sobre o autoritarismo contemporâneo.

Nenhum comentário:

Programação Cinesystem - 19 a 25 de fevereiro

ESTREIAS  Para Sempre Medo [Keeper] (Diamond) 1h38 (16)  Isso Ainda Está de Pé? [Is this thing on?] (Disney) 2h00 (14)  Anêmona [Anemone] (U...