‘ABRE ALAS’, Filme que Reúne as Histórias de Vida de Sete Mulheres, Estreia nos Cinemas

ABRE ALAS, primeiro longa-metragem de Ursula Rösele, chega hoje aos cinemas. Produzido pela SANAR PRODUÇÕES e distribuído pela EMBAÚBA FILMES, o documentário traz aos holofotes sete mulheres entre 53 e 85 anos para que elas contem as histórias de suas vidas. 

Walkiria, Dora, Silvana, Sheila, Regina, Lorena e Heloísa discorrem sobre suas trajetórias, refletem sobre suas escolhas, contam lembranças e compartilham confissões. De diferentes origens socioeconômicas, as personagens performam suas próprias vivências, transformando o ato de falar em gesto e o trauma em arte. A obra parte de uma proposta simples: escutar. Em alguns momentos, escutar, inclusive, o silêncio. São mulheres que enfrentaram violências, preconceitos, solidão e invisibilidade, mas que hoje se permitem rir, amar e existir com plenitude.

Com olhar atento, a cineasta Rösele, doutora em Cinema pela UFMG e pesquisadora da performance documental, constrói um filme que se equilibra entre o real e o simbólico. Inspirada por autores como Eduardo Coutinho e pela ideia de que “escrever é sanar”, a diretora transforma o set de gravação em um espaço de cura e criação coletiva. “Todo renascimento precede uma morte”, reflete ela. “Para que mulheres possam expressar, desejar e criar, é preciso que toda uma estrutura vibre, ruindo e renascendo”.

Premiado com o Melhor Destaque Feminino no Femina 2025 – Festival Internacional de Cinema Feminino, ABRE ALAS é a escolha de Ursula por “uma rota do coração”, como define a própria diretora.  


Cidades e cinemas onde o filme será exibido:

Balneário Camboriú - SC

Arthousebc


Belo Horizonte - MG

Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Una Cine Belas Artes


Recife - PE

Cinema da Fundação 


Salvador - BA

Circuito Saladearte


São Paulo - SP

Espaço Petrobrás de Cinema  


FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Ursula Rösele

Fotografia: Jenny Cardoso

Montagem: Beatriz Pomar

Som: Letícia Ávila

Produção: Simone Martins, Ursula Rösele

Produção: Sanar Produções

Distribuição: Embaúba Filmes

Elenco: Heloísa Arthur Maciel de Castro Gomes, Lorena Maria de Paiva, Maria Auxiliadora da Silva Rosa, Regina Célia, Sheila Paiva, Silvana Maria Leal de Assis, Walkíria Gomes

Participação: Da Macedônia, Eunice Duarte Paiva

SOBRE A DIRETORA

Ursula Rösele usou parte de seus 20 anos de experiência no cinema, além de referências como Eduardo Coutinho, Agnès Varda e Abbas Kiarostami, para captar cenas que reverberam no público com potência e sensibilidade. Entre depoimentos e performances, seu primeiro longa dá voz a silêncios secularmente calados.

Nenhum comentário:

Inédito no pacote básico da TV, ‘Jogos Mortais X’ estreia na Sessão Megapix

Terror vai ao ar no canal no domingo (dia 25), às 21h ‘Jogos Mortais X’ Inédito no pacote básico da TV , o terror ‘Jogos Mortais X’ e...