‘ABRE ALAS’, Filme que Reúne as Histórias de Vida de Sete Mulheres, Estreia nos Cinemas

ABRE ALAS, primeiro longa-metragem de Ursula Rösele, chega hoje aos cinemas. Produzido pela SANAR PRODUÇÕES e distribuído pela EMBAÚBA FILMES, o documentário traz aos holofotes sete mulheres entre 53 e 85 anos para que elas contem as histórias de suas vidas. 

Walkiria, Dora, Silvana, Sheila, Regina, Lorena e Heloísa discorrem sobre suas trajetórias, refletem sobre suas escolhas, contam lembranças e compartilham confissões. De diferentes origens socioeconômicas, as personagens performam suas próprias vivências, transformando o ato de falar em gesto e o trauma em arte. A obra parte de uma proposta simples: escutar. Em alguns momentos, escutar, inclusive, o silêncio. São mulheres que enfrentaram violências, preconceitos, solidão e invisibilidade, mas que hoje se permitem rir, amar e existir com plenitude.

Com olhar atento, a cineasta Rösele, doutora em Cinema pela UFMG e pesquisadora da performance documental, constrói um filme que se equilibra entre o real e o simbólico. Inspirada por autores como Eduardo Coutinho e pela ideia de que “escrever é sanar”, a diretora transforma o set de gravação em um espaço de cura e criação coletiva. “Todo renascimento precede uma morte”, reflete ela. “Para que mulheres possam expressar, desejar e criar, é preciso que toda uma estrutura vibre, ruindo e renascendo”.

Premiado com o Melhor Destaque Feminino no Femina 2025 – Festival Internacional de Cinema Feminino, ABRE ALAS é a escolha de Ursula por “uma rota do coração”, como define a própria diretora.  


Cidades e cinemas onde o filme será exibido:

Balneário Camboriú - SC

Arthousebc


Belo Horizonte - MG

Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Una Cine Belas Artes


Recife - PE

Cinema da Fundação 


Salvador - BA

Circuito Saladearte


São Paulo - SP

Espaço Petrobrás de Cinema  


FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Ursula Rösele

Fotografia: Jenny Cardoso

Montagem: Beatriz Pomar

Som: Letícia Ávila

Produção: Simone Martins, Ursula Rösele

Produção: Sanar Produções

Distribuição: Embaúba Filmes

Elenco: Heloísa Arthur Maciel de Castro Gomes, Lorena Maria de Paiva, Maria Auxiliadora da Silva Rosa, Regina Célia, Sheila Paiva, Silvana Maria Leal de Assis, Walkíria Gomes

Participação: Da Macedônia, Eunice Duarte Paiva

SOBRE A DIRETORA

Ursula Rösele usou parte de seus 20 anos de experiência no cinema, além de referências como Eduardo Coutinho, Agnès Varda e Abbas Kiarostami, para captar cenas que reverberam no público com potência e sensibilidade. Entre depoimentos e performances, seu primeiro longa dá voz a silêncios secularmente calados.

Nenhum comentário:

'Tô de Graça - O Filme' estreia neste domingo (dia 1º) na Sessão Megapix

Inédita no canal, comédia protagonizada por Rodrigo Sant'Anna vai ao ar às 22h  ‘Tô de Graça - O Filme’ A comédia ‘Tô de Graça - O Filme...