Com entrada gratuita, público geral também pode participar do projeto dedicado a escolas públicas que conta com filmes cuidadosamente selecionado para crianças e adolescentes e bate-papo com cineastas
O cineasta Evandro Scorsin é criador do Cineclubinho que conta com sessões de filme com bate-papo e cartilha para alunos da rede pública
(Crédito: :Natália Mühlenberg )
Em sua
segunda edição, o Cineclubinho mantém sua realização na Cinemateca de Curitiba
com uma programação focada em crianças e jovens da rede pública de ensino do
Paraná. As próximas sessões serão no dia 25 de novembro (terça-feira); e no dia
27 de novembro (quinta-feira). Nos dois dias ocorrem em dois horários: às 9h e
às 14h, com exibição seguido de bate-papo com mediadores culturais.
O público geral pode entrar nas sessões. Toda programação é gratuita.
Realizado por profissionais do Cinema, as atividades são todas gratuitas e agendadas com as escolas e incluem experiência completa: uma programação com filmes cuidadosamente selecionados; bate-papo com cineastas e mediadores culturais; transporte e lanche aos participantes. “Antes das exibições, a equipe realiza visitas às escolas para contextualizar o conteúdo, a estética e os conceitos das obras. Após cada sessão, há debates promovendo reflexões e trocas entre os alunos e realizadores do cinema”, explica o produtor executivo Anderson Simão.
Este ano, os mediadores culturais convidados são Gabriel Borges e Ju Choma. Além das exibições e debates, o projeto distribui uma cartilha com resumos e atividades relacionadas aos filmes.
Formar novos olhares para o cinema é proposta do Cineclubinho e, por isso, a iniciativa busca aproximar crianças e jovens do universo cinematográfico ao promover o desenvolvimento do olhar crítico por meio do contato com produções de diferentes origens e épocas. Durante o projeto, os estudantes assistem a filmes organizados em quatro módulos: Cinema do Mundo, Clássicos, Brasileiros e Paranaenses.
“O
Cineclubinho busca desenvolver um olhar mais atento e sensível para o cinema,
mostrando aos estudantes que o audiovisual é também uma forma de pensar o mundo
e expressar ideias”, afirma Evandro Scorsin, diretor geral do projeto.
FILMES DA PROGRAMAÇÃO
Para as crianças, entre filmes selecionados estão “Linda veut du poulet !” (Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, 2023); “Cantando na Chuva” (Stanley Donen e Gene Kelly, 1952); “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Marcelo Fabri Marão, 2024) e “Passagem Secreta” (Rodrigo Grota, 2021).
Para
os adolescentes, a programação inclui “Garotas” (Céline Sciamma, 2014); “Janela
Indiscreta” (Alfred Hitchcock, 1954) e “Califórnia” (Marina Person, 2015). Para
este público, haverá ainda uma sessão especial apenas com curtas-metragens. São
eles: “O fim do verão” (Caroline Biaggi, 2015); “Duda” (William Biaggioli e
Eugenia Castelo, 2019)”; “Apneia” (Carol Sakura e Walkir Fernandes, 2019);
O fim da Imagem (Gil Baroni, 2021) e “Quarentena” (Adriel Nizer, Nando
Sturmer, 2021).
Nesta edição, para a exibição do filme “Linda Veut du Poulet”, o projeto conta com o apoio da Aliança Francesa, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil (Embassade de France au Brésil) e do Institut Français.
O projeto é uma realização da produtora O Quadro, com direção geral de Evandro Scorsin e produção executiva de Anderson Simão. Em 2025, o Cineclubinho é realizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria da Cultura do Paraná, com incentivo das empresas Compagás e Ligga, e apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba
Edição 2024
Em 2024, o Cineclubinho contou com a participação de aproximadamente 80 estudantes do Colégio Estadual Lamenha Lins e da Escola Estadual Isolda Schmid. Foram realizadas oito exibições ao longo do ano, acompanhadas de mediações que incentivaram a leitura crítica e a percepção estética dos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário