Com Luiza Mariani e grande elenco, longa acompanha a luta de uma escritora para ter sua voz reconhecida enquanto artista e mulher.
A Muiraquitã acaba de revelar o trailer oficial de CYCLONE. Com direção de Flavia Castro ("Deslembro", "Diário de uma Busca"), o longa traz a atriz Luiza Mariani (“Todas as Canções de Amor”) como a personagem-título, uma dramaturga talentosa que, na São Paulo do início do século XX, tem sua voz silenciada – uma narrativa que, infelizmente, não está restrita a uma época, nem a um lugar.
Na trama, Daise (Mariani) é uma operária que divide seu tempo entre o trabalho em uma gráfica, onde garante seu sustento, e sua paixão pela dramaturgia. Quando ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, logo descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.
CYCLONE é livremente inspirado na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a participar do “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, diário coletivo da garçonnière mantida por Oswald de Andrade, no centro de São Paulo na década de 1910. O filme, porém, reimagina essa personagem a partir de uma perspectiva contemporânea, feminina e feminista, graças ao trabalho de uma equipe formada majoritariamente por mulheres.
O longa é um projeto pessoal de Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e há 20 anos trabalha para levá-lo para as telonas. Não à toa, além de estrelar o filme, ela também assina a produção ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira, e colabora no roteiro, escrito por Rita Piffer.
O elenco de CYCLONE ainda conta com Eduardo Moscovis (“Ela e Eu”), Karine Teles (“Benzinho”), Luciana Paes (“Sinfonia da Necrópole”), Magali Biff (“Pela Janela”), Rogerio Brito ("Um Ano Inesquecível - Primavera") e Ricardo Teodoro (“Baby”).
Uma produção Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro, CYCLONE chega aos cinemas em 27 de novembro, com distribuição da Bretz Films.
SINOPSE
São Paulo, 1919. Desafiando todas as regras, uma jovem operária e dramaturga conquista uma cobiçada bolsa para estudar teatro em Paris, mas logo descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho, é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Flavia Castro
Roteiro: Rita Piffer
Ano e países de produção: Brasil, 2025
Distribuição: Bretz Filmes
ELENCO
Luiza Mariani ............... Cyclone (Dayse Castro)
Eduardo Moscovis ............... Heitor Gamba
Karine Teles ............... Marie
Luciana Paes ............... Lia
Magali Biff ............... Ada
Ricardo Teodoro ............... Paco
Helena Albergaria ............... Tatiana
Rogério Brito ............... Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário