Canal Brasil exibe maratona dedicada a Pelé

No dia em que o Rei do Futebol completaria 85 anos, o canal exibe três produções que marcaram sua trajetória no cinema.

Cenas de “Isto É Pelé”. Foto: Divulgação

O Canal Brasil presta homenagem a Pelé (1940-2022), que completaria 85 anos no dia 23 de outubro, com uma maratona dedicada ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira. A partir das 20h, a programação especial reúne três longas-metragens que registram diferentes momentos da carreira e da vida do atleta, de documentários a ficções estreladas por ele: “Isto É Pelé”, de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto; “A Marcha”, de Oswaldo Sampaio; e “Solidão, uma Linda História de Amor”, de Victor di Mello.

O documentário “Isto É Pelé” acompanha a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, revisitando 17 anos de conquistas no futebol. O filme destaca os principais feitos do craque e do esporte nacional, com foco nas vitórias brasileiras nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.

Ambientado nos últimos anos da escravidão no Brasil, “A Marcha” retrata a luta pela liberdade por meio da história de Boaventura (Paulo Goulart) e Chico Bondade (Pelé). Enquanto o estudante abolicionista se infiltra em fazendas para libertar cativos, o escravizado lidera uma marcha de protesto contra a opressão de seu povo.

A maratona encerra com a exibição de “Solidão, uma Linda História de Amor”. O drama acompanha Joana, uma mulher casada que vive uma relação conturbada com seus amantes. A chegada de Pedro, interpretado por Pelé, um ex-feirante envolvido com o jogo do bicho, transforma sua rotina e provoca diversas tensões.


Maratona Pelé

Horário: Quinta, 23/10, a partir das 20h

Isto É Pelé (1974) (75’)

Horário: Quinta, 23/10, às 20h

Classificação: 10 anos

Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto

Sinopse: Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, o filme foca nas grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.


A Marcha (1972) (114’)

Horário: Quinta, 23/10, às 21h10

Classificação: 14 anos

Direção: Oswaldo Sampaio

Sinopse: Nos últimos anos da escravidão, os nomes de Boaventura (Paulo Goulart) e de Chico Bondade (Pelé) eram considerados lendas na campanha pela abolição da escravatura no Brasil. Boaventura é um corajoso estudante abolicionista que se infiltrava nas fazendas, para doutrinar os escravizados e ajudá-los em uma fuga em massa. Já Chico Bondade é um escravizado determinado a liderar uma marcha de protesto de escravizados fugidos contra a situação de seus companheiros.


Solidão, uma Linda História de Amor (1989) (94’)

Horário: Quinta, 23/10, às 23h

Classificação: 14 anos

Direção: Victor di Mello

Sinopse: Joana, uma mulher casada, não consegue se distanciar de seus amantes. A situação se complica quando ela conhece Pedro, um ex-feirante que tem envolvimento com o jogo do bicho.

Nenhum comentário:

‘ONE IN A MILLION’, Documentário que Revisita a Trajetória do Grupo Twice, Chega aos Cinemas em 06 de Novembro

Logo após a animação Guerreiras do K-Pop (filme mais visto da história da Netflix com 236 milhões de visualizações), que levou fãs às sessõe...