Nos dias 24 e 25 de outubro, o canal exibe entrevistas e filmes estrelados por Ney Matogrosso, em aquecimento para o lançamento inédito de “Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados”
Cenas de “Sangue Latino”, “Inéditas, Dispersas e Animadas”, “Olho Nu” e “Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha”. Fotos: Divulgação
No fim de semana que antecede a estreia da série “Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados”, o Canal Brasil homenageia um dos maiores ícones da música brasileira com o Especial Ney Matogrosso, nos dias 24 e 25 de outubro, a partir das 21h30. A programação reúne entrevistas e filmes que revisitam diferentes fases da trajetória do artista, antecipando a estreia da série documental que, no dia 31 de outubro, contará a história do grupo que revolucionou a música e a estética nos anos 1970 em meio à ditadura.
No dia 24, a programação começa com o programa “Sangue Latino”, de Felipe Nepomuceno. Fora do palco e sem maquiagem, Ney Matogrosso fala sobre amor, sonhos, vida e morte em uma conversa íntima com o escritor Eric Nepomuceno. O episódio apresenta o artista em sua essência, revelando o homem por trás das performances marcantes.
Na sequência, no episódio “Mar Adentro” do programa “Inéditas, Dispersas E Animadas”, dirigido por Bebeto Arantes, Ney Matogrosso participa da produção, que mistura animação e entrevistas curtas com grandes nomes da cultura brasileira, que compartilham pensamentos, lembranças e reflexões sobre arte e vida. O formato lúdico e experimental destaca a liberdade e a sensibilidade que sempre marcaram a trajetória do artista.
No mesmo dia também será exibido o longa-metragem “Olho Nu”, de Joel Pizzini, que traça um retrato sensível da vida e da obra de Ney a partir de imagens de arquivo, sons e memórias do próprio artista. Sem nostalgia ou reverência, o filme-ensaio revela o homem por trás do personagem e o caráter libertário e político de sua arte.
Já no dia 25, o especial começa com o episódio “Secos & Molhados”, do programa “O Som do Vinil”, de Gabriela Gastal e Charles Gavin. O episódio revisita a trajetória do grupo que transformou a música brasileira nos anos 1970 com sua ousadia estética e sonora. A atração apresenta bastidores, influências e o impacto cultural da banda liderada por Ney Matogrosso.
Continuação do clássico “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, o filme “Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, de Helena Ignez, encerra a programação. Ney interpreta o mítico Bandido da Luz Vermelha que vive recluso, refletindo sobre o passado e sua influência na nova geração, enquanto o filho, Tudo-ou-Nada, segue seus passos nas ruas de São Paulo.
Especial Ney Matogrosso
Horários: Sexta e sábado, dias 24/10 e 25/10, a partir de 21h30
24/10 – Sexta
Sangue Latino (2020) (25’)
Horário: Sexta, dia 24/10, às 21h30
Episódio: Ney Matogrosso (T1:E46)
Classificação: Livre
Direção: Felipe Nepomuceno
Sinopse: Fora do palco e sem maquiagem, quem é Ney Matogrosso? Eric Nepomuceno entrevista o cantor, conhecido por suas performances e voz marcante. Ney reflete sobre questões do amor, sonhos, vida e morte.
Inéditas, Dispersas e Animadas (2019) (3’)
Horário: Sexta, dia 24/10, às 21h55
Episódio: Ney Matogrosso - Mar Adentro
Classificação: Livre
Direção: Bebeto Arantes
Sinopse: Grandes nomes da cultura brasileira se encontram de forma lúdica nessa série animada de pequenas entrevistas dirigida por Bebeto Abrantes.
Olho Nu (2014) (105’)
Horário: Sexta, dia 24/10, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Joel Pizzini
Sinopse: Produzido pelo Canal Brasil em parceria com a Paloma Cinematográfica, o filme-ensaio mostra a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo protagonista, em contraponto às sequências atuais. Num espetáculo sobre o seu percurso musical, o longa-metragem evoca a história nos palcos e no cotidiano. Sem nostalgia ou reverência, Olho Nu revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico e o caráter libertário e político que permeia seu repertório, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.
25/10 – Sábado
O Som do Vinil (2018) (32’)
Horário: Sábado, dia 25/10, às 21h30
Episódio: Secos & Molhados
Classificação: Livre
Direção: Gabriela Gastal e Charles Gavin
Sinopse: O Secos & Molhados renovaram a linguagem estética da música brasileira na década de 1970 e, com os rostos pintados e as roupas ousadas, representaram um grito de liberdade em meio à ditadura.
Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010) (83’)
Horário: Sábado, dia 25/10, às 22h05
Classificação: 14 anos
Direção: Helena Ignez
Sinopse: Luz nas Trevas, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, narra a história de dois dos mais famosos marginais de São Paulo. Seu filho o bandido Tudo-ou-Nada é o fio condutor que atravessa essa história política e existencial. Adorado pelas mulheres, Tudo-ou-Nada segue a “carreira” de seu pai a fim de desfrutar de uma ampla variedade de prazeres mundanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário