Longa estreia em 27 de novembro pela Sessão Vitrine Petrobras
A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, primeiro longa-metragem da diretora Rafaela Camelo, que conquistou o público e a crítica em festivais nacionais e internacionais, acaba de ganhar seu trailer oficial. O filme chega aos cinemas brasileiros em 27 de novembro pela Sessão Vitrine Petrobras.
Aclamado em circuitos nacionais e internacionais, o filme passou pela Seção Generation Kplus do Festival de Berlim, em 2025 e já acumula importantes reconhecimentos: Melhor Roteiro no 9º Santander International Film Festival 2025 – Opera Prima Competition; Prêmio de Melhor Filme do Júri Infantil no 43º Festival Internacional de Cinema do Uruguai; Menção Especial do Júri na Competição Ibero-Americana do 51º Festival Internacional de Cinema de Seattle (SIFF) e o “Outstanding First Feature”, Prêmio do Júri no Frameline49 - Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco.
No Brasil, teve sua première no 53° Festival de Cinema de Gramado, conquistando três importantes prêmios: Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Marta Maia) e Melhor Trilha Sonora (Alekos Vuskovic). O longa ainda encerrou o 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; passou pela 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e, em novembro, integra a competitiva oficial de longas do Festival Mix Brasil.
Com estreia nacional marcada para 27 de novembro, o filme chega aos cinemas pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras, iniciativa dedicada à distribuição de obras brasileiras independentes, conduzido pela Vitrine Filmes e patrocinado pela Petrobras.
Primeiro longa da diretora brasiliense, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS é um coming of age sobre amizade, despedidas e descobertas. Durante as férias de verão, Glória e Sofia, duas meninas de dez anos, se encontram em um hospital e, unidas pelo desejo de sair dali, embarcam em uma jornada agridoce sobre vida e morte, enfrentando verdades que os adultos tentam suavizar.
Rafaela celebra a longa jornada desde Berlim: “É interessante perceber como o filme, mesmo com elementos muito brasileiros, se comunica com públicos tão diferentes. Falar sobre a morte a partir da beleza de estar vivo parece tocar profundamente as pessoas. É um filme conciliatório, que busca acolher o luto sem negar suas dores, e talvez por isso encontre tanta identificação onde quer que seja exibido. Mostrar o filme agora no Brasil, na Mostra de São Paulo e depois nos cinemas, é uma oportunidade de compartilhar essa história com o público para o qual ela, de alguma forma, sempre pertenceu”.
A cineasta explica que o filme nasceu de um questionamento que a acompanhava durante a infância: “Guardo uma lembrança muito nítida de, quando criança, sentir curiosidade sobre a morte e, ao mesmo tempo, me sentir estranha por ter esse interesse. Muitas perguntas passaram pela minha cabeça, perguntas que na época eu não tinha a liberdade de fazer”.
Essa curiosidade infantil sobre o desconhecido molda a trajetória das protagonistas e reflete na estrutura narrativa do filme, que se divide em duas partes: uma ambientada no hospital e outra em um refúgio no interior de Goiás. “É uma metáfora estrutural, como se, naquele ponto, o filme da forma que foi apresentado tivesse que morrer para outro se formar”.
A jornada de Sofia, é um dos fios condutores da narrativa. A trama aborda sua relação com a identidade de gênero de forma sutil, focando na sua jornada pessoal e na relação com a mãe. “O luto na trajetória da Sofia está ligado a uma despedida simbólica de uma identidade que não existe mais. Quis apresentar Sofia como qualquer outra criança — curiosa, esperta, cheia de desejos e medos — antes de qualquer rótulo”, conta Rafaela.
Coprodução entre Brasil e Chile, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS tem produção da Moveo Filmes, Pinda Producciones e Apoteótica Cinematográfica, com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil e The Open Reel no circuito internacional. O elenco conta com Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia.
Ficha Técnica
A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025. 90’) - Drama
Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
Elenco: Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila, Aline Marta Maia.
Direção e Roteiro: Rafaela Camelo
Direção de Fotografia: Francisca Sáez Agurto
Montagem: Marina Kosa, Rafaela Camelo
Música: Alekos Vuskovic
SoundDesign: Lucas Coelho
Direção deArte: Sarah Noda
Produção: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Otavio Chamorro, Rafaela Camelo
ProduçãoExecutiva: Heloísa Schons, Juliana Melo, Isabella Jacob Pinto, Daniela Marinho, Fred Burle, Rebeca Gutiérrez Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário