O multi-instrumentista Hermeto Pascoal faleceu na noite do dia 13, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Para homenagear e celebrar o ‘bruxo’ da música, o Curta! exibe o documentário “O Menino D’Olho D’Água”, de Carolina Sá e Lírio Ferreira, lançado em janeiro último.
O filme pode ser visto no canal na segunda, 15, às 22h30; terça, 16, às 2h30 e às 16h30; e quarta,17, às 10h30, e está disponível também no streaming CurtaOn, Clube de Documentários, no site, na Claro tv+ e Prime Video Channels, da Amazon.
A ligação familiar de Hermeto com os sons é contada no regresso às suas origens, na influência dos "barulhos da natureza”, desde a infância, no sertão alagoano da cidade de Olho d’Água Grande. A partir de imagens de arquivo, depoimentos inéditos do próprio Hermeto e trechos de uma apresentação que nos levam para seu mundo criativo, recheado de memórias, conhecemos um dos maiores músicos brasileiros.
"A música, e tudo que é inteligente, nunca pode ter adjetivos. Tudo, tudo tem de ser sentido. Para tudo o que você quiser fazer na sua vida, primeiro é preciso sentir. Se existe religião, a minha é a música, porque acho que o que você nasce para fazer na Terra e com um dom divino, já é a própria religião, que Deus deu para cada um”, confessa Hermeto.
A produção acompanha o dia a dia do músico que, a partir de conversas mundanas, nos revela como sua criatividade aflora. Seu sono, com tosses e roncos, se torna música; animais, como vacas, dão a ele inspiração. Ritos, peças e até um copo cheio d’água podem criar ritmos dançantes que conduzem a plateia.
“A música segura o mundo. Enquanto a gente viver, é a maior fonte sem fim de alegria e prazer. Toque e cante, minha gente!”, conclama.
‘O Menino d’Olho d’Água’ é uma produção original do Curta! viabilizada através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e tem produzida da Coqueirão Pictures. A obra também está no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br).
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário