Dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado, o longa-metragem retrata o encontro de duas mulheres que participaram da fundação da psicanálise no Brasil
Cena de "Virgínia e Adelaide". Foto: Divulgação
Neste domingo (28/09), às 20h, chega ao Canal Brasil o longa-metragem inédito "Virgínia e Adelaide”, dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado. O filme retrata a trajetória do encontro de duas mulheres que participaram ativamente da fundação da psicanálise no Brasil: Virgínia Bicudo (Gabriela Correa), uma mulher negra pioneira nos estudos sobre racismo no país que se tornou a primeira psicanalista brasileira, e Adelaide Koch (Sophie Charlotte), psicanalista judia que veio para o Brasil em fuga do regime nazista na Alemanha.
Elas se conheceram em novembro de 1937 em São Paulo, no momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo. Foram médica e paciente por quase dez anos e grandes amigas por mais de 30 anos. Virgínia e Adelaide precisaram quebrar barreiras e preconceitos para serem pioneiras na divulgação dessa linha de atendimento no país.
Virgínia e Adelaide (2025) (96') - Inédito
Horário: Domingo, dia 28/09, às 20h
Diretor: Yasmin Thayná e Jorge Furtado
Classificação: 14 anos
Sinopse: Virgínia Bicudo, mulher negra, professora universitária e pioneira dos estudos sobre racismo no Brasil, torna-se a primeira paciente de Adelaide Koch, mulher judia, médica e psicanalista, que se muda para São Paulo em fuga da Alemanha nazista. Juntas, participam da fundação da psicanálise no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário