Canal Brasil celebra os 60 anos de Fernanda Torres

No dia 15 de setembro, a partir das 20h, a maratona vai exibir onze longas-metragens estrelados pela atriz.

Cenas de “Inocência”, “Terra Estrangeira”, “Saneamento Básico: O Filme” e “Os Normais: O Filme”. Fotos: Divulgação

Em celebração ao aniversário de 60 anos da Fernanda Torres, o Canal Brasil exibe no dia 15 de setembro uma maratona especial com onze longas-metragens estrelados pela atriz e que fizeram parte de seus mais de 40 anos de carreira. Serão exibidos os filmes: “Terra Estrangeira” (1996), de Walter Salles e Daniela Thomas; “O Primeiro Dia” (1998), de Walter Salles e Daniela Thomas; “Eu Sei que Vou Te Amar” (1986), de Arnaldo Jabor; “Casa de Areia” (2005), de Andrucha Waddington; “Traição” (1998), de José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres; “Gêmeas” (1999), de Andrucha Waddington; “O Que É Isso Companheiro?” (1997), de Bruno Barreto; “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho; “Os Normais: O Filme” (2003), de José Alvarenga Jr.; “Saneamento Básico: O Filme” (2007), de Jorge Furtado; e “Inocência” (1983), de Walter Lima Jr.

A Maratona Fernanda Torres abre com “Terra Estrangeira”, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O longa trata da solidão vivida por imigrantes. Fernanda Torres interpreta Alex, uma brasileira que mora em Portugal e trabalha como garçonete. Ela conhece Paco (Fernando Alves Pinto), ambos se apaixonam, mas ele corre perigo. Em “O Primeiro Dia”, o caminho de Maria (Fernanda Torres) cruza com o destino de João, fugitivo de um presídio do Rio de Janeiro nos últimos instantes do dia 31 de dezembro.

“Eu Sei que Vou Te Amar” é uma espécie de sessão de psicanálise que conta a história de um casal que decide fazer um jogo da verdade sobre a história da vida deles. O filme foi exibido no Festival de Cannes (1986), onde Fernanda Torres recebeu a Palma de Ouro de Melhor Atriz. Em “Casa de Areia”, uma mulher grávida (Fernanda Torres) e sua mãe (Fernanda Montenegro) tentam sobreviver em meio à região dos Lençóis Maranhenses.

Já o longa-metragem “Traição” é dividido em três segmentos e é baseado em crônicas de Nelson Rodrigues. Fernanda Torres vive diversas personagens em cada uma das crônicas. Em “Gêmeas”, Torres interpreta duas irmãs gêmeas, Iara e Marilena, que se passam uma pela outra enganando vários homens. A história de “O Que É Isso Companheiro?” é centrada em Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello), dois amigos que se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda durante a ditadura militar no Brasil. Uma de suas líderes é Maria (interpretada por Fernanda Torres) que os treina para encarar as missões especiais.

A partir de um anúncio de jornal, o cineasta Eduardo Coutinho convida mulheres para contarem sobre suas vidas em “Jogo de Cena”. De 83 inscritas, 23 são escolhidas para serem filmadas e, depois, atrizes consagradas, como Andréa Beltrão, Fernanda Torres e Marília Pêra, interpretam, a seu modo, as mesmas histórias. Baseado no seriado homônimo com três temporadas, “Os Normais: O Filme” mostra como Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) se conheceram. Sua personagem é uma das mais lembradas da televisão brasileira.

Lançado há 18 anos com arrecadação de R$1,5 milhões em bilheteria, “Saneamento Básico: O Filme” acompanha uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul que recorre à produção de um filme caseiro para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo. Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (2008) pelo filme. O longa retornou aos cinemas em junho de 2025 em 46 salas de 18 estados do Brasil e conta com elenco de peso ao lado de Torres: Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Paulo José.

O longa-metragem que encerra a Maratona Fernanda Torres é “Inocência”, primeiro filme da atriz, que tinha 18 anos na época. Ambientado no Brasil imperial, um médico itinerante (Édson Celulari) conhece uma moça acometida de malária (Fernanda) por quem se apaixona. Entretanto, o pai da jovem a prometeu para um rico fazendeiro da região e não admite ter sua vontade contestada. O longa é uma adaptação do clássico romance de Visconde de Taunay, publicado em 1872.


Trajetória de Fernanda Torres

Fernanda é filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, dois artistas que a incentivaram desde cedo a caminhar nas artes. Aos 13 anos, ingressou para o Tablado, considerada uma das grandes escolas de teatro do Rio de Janeiro. Aos 14, estreou na televisão com uma participação no programa Nossa Cidade, da TVE, e em outras séries. Seu primeiro papel fixo foi na novela "Baila Comigo" (1981), da TV Globo. A atriz já atuou em peças de teatro, passando por TV, cinema e até literatura. Sua estreia nos cinemas ocorreu em 1982, aos 18 anos, no filme “Inocência”, dirigido por Walter Lima Jr. Ao longo de sua carreira no cinema, participou de mais de 20 filmes. Em 1986, foi a primeira atriz brasileira a conquistar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, por sua atuação em “Eu Sei que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabor. Em 2025, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, que lhe rendeu o Globo de Ouro. Sua carreira na televisão também inclui participações marcantes como a Vani, no seriado da TV Globo “Os Normais” (2001-2003), e Fátima, em “Tapas e Beijos” (2011-2015).


Maratona Fernanda Torres

Horário: Segunda, dia 15/09, a partir de 20h


Terra Estrangeira (1996) (110’)

Horário: Segunda, dia 15/09, às 20h

Classificação: 16 anos

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: Após a morte de sua mãe, um jovem brasileiro decide deixar seu país e viajar para a terra natal de sua mãe. Em uma terra estrangeira, ele encontra o amor e o perigo.


O Primeiro Dia (1997) (75’)

Horário: Segunda, dia 15/09, às 21h40

Classificação: 14 anos

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: Em 31 de dezembro de 1999, o destino une um prisioneiro fugitivo e uma professora de classe média deprimida, à medida que o novo milênio se aproxima trazendo esperança para todos.


Eu Sei que Vou Te Amar (1986) (110’)

Horário: Segunda, dia 15/09, às 22h55

Classificação: 14 anos

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: Um casal jovem, recentemente separado, se encontra em uma casa moderna e começa a falar sobre seu relacionamento passado.


Casa de Areia (2005) (103’)

Horário: Terça, dia 16/09, à 00h40 (madrugada de segunda para terça)

Classificação: 16 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: O português Vasco (Ruy Guerra) leva a mulher grávida, Áurea (Fernanda Torres), e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver nas terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Depois de serem abandonados pela caravana, Vasco morre e deixa Áurea e Dona Maria sozinhas no local. Ao partirem em busca de ajuda, elas encontram Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.


Traição (1998) (104’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 2h35 (madrugada de segunda para terça)

Classificação: 16 anos

Direção: Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca

Sinopse: Três histórias baseadas em crônicas de Nelson Rodrigues. Nos anos 50, um rapaz tímido conhece uma mulher casada e tem seu primeiro caso amoroso; nos anos 70, um casal está prestes a se casar, mas a doce irmã da noiva decide seduzir seu futuro cunhado; e enfim, nos anos 90, a partir de um clássico flagrante: o marido pega a mulher com seu melhor amigo em um motel de quinta categoria.


Gêmeas (1999) (75’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 4h20 (madrugada de segunda para terça)

Classificação: 14 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: A história é ambientada no início da década de 80 e se passa em um bairro de classe-média do Rio de Janeiro: as irmãs gêmeas idênticas Iara e Marilena (Fernanda Torres) vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra, para desespero de seu pai, Dr. Jorge (Francisco Cuoco). Marilena é bióloga. Iara, como sua mãe (Fernanda Montenegro), é costureira. Um dia Marilena conhece Osmar (Evandro Mesquita), dono de uma auto-escola, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo, entretanto, acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que este (e esta) saiba. Tem início uma intensa rivalidade entre as irmãs, em busca do amor de Osmar, que irá trazer à história um desfecho surpreendente.


O que É Isso, Companheiro? (1997) (114’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 5h30

Classificação: 14 anos

Direção: Bruno Barreto

Sinopse: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Selton Mello, Claudia Abreu e muitos outros marcam presença no filme dirigido por Bruno Barreto e baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira. Em 1964, o golpe militar derrubou o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, foi promulgado o Ato Institucional nº 5, mais precisamente em dezembro de 1968. Neste período, vários jovens cariocas de classe média optaram pela luta armada para enfrentar o regime militar. Alguns deles, integrantes do MR-8 e da Aliança Libertadora Nacional (ALN), elaboram um plano para sequestrar o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick (Alan Arkin) e trocá-lo por prisioneiros que eram torturados nos porões da ditadura.


Jogo de Cena (2007) (106')

Horário: Terça, dia 16/09, às 7h25

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: Após um anúncio de jornal, as mulheres comuns contam parte das suas histórias de vida ao diretor Eduardo Coutinho, que são depois recriadas pelas atrizes, ressaltando os limites entre verdade, ficção e performance.


Os Normais: O Filme (2015) (100’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 9h15

Classificação: 14 anos

Direção: José Alvarenga Jr.

Sinopse: Baseado no seriado homônimo, o filme conta como Rui e Vani se conheceram. Eles estão prestes a se casar com parceiros diferentes quando conversam pela primeira vez, dando início a várias confusões.


Saneamento Básico: O Filme (2007) (111’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 10h45

Classificação: 12 anos

Direção: Jorge Furtado

Sinopse: Uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul recorre a um vídeo para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo.


Inocência (1983) (118’)

Horário: Terça, dia 16/09, às 12h40

Classificação: 14 anos

Direção: Walter Lima Jr.

Sinopse: No século 19, uma garota do interior é seduzida por um jovem médico que está tratando-a e também está hospedado em sua casa por alguns dias. Ela tenta esconder o romance proibido de seu pai, que desaprova o relacionamento.

Nenhum comentário:

MARTY SUPREME, Longa Estrelado por TIMOTHÉE CHALAMET, Revela Trailer, Veja

Com distribuição da Diamond Films, novo projeto do diretor Josh Safdie estreia em 8 de janeiro nos cinemas brasileiros. A Diamond Films acab...