Inspirado por mito da cultura pop, filme conta a história de um adolescente que precisa imaginar como foi o capítulo final de ‘Caverna do Dragão’.
Por essa, nem o Mestre dos Magos esperava. Adolescente nascido em Contagem, MG, diz possuir uma fita com o lendário último episódio de Caverna do Dragão em casa. E assim, o Erik, de 13 anos, vai usar essa carta na manga para conquistar o coração da Sheila, a garota nova da escola. Essa é a premissa de O ÚLTIMO EPISÓDIO, filme do diretor mineiro Maurílio Martins, que chega aos cinemas em outubro.
Produzido pelos mineiros da Filmes de Plástico, responsável por “Marte Um” (escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2023), “O Dia Que Te Conheci”, entre outros, o longa acompanha a história de um garoto que, para se aproximar da menina que ele gosta, jura para ela que tem uma fita com o “episódio final” de um dos desenhos mais amados dos anos 80. O que ele e seus melhores amigos vão fazer para que ele saia dessa enrascada é o que os espectadores vão descobrir quando o filme estrear, em uma codistribuição entre a Malute e a Embaúba Filmes.
Ambientado em Contagem, cidade natal do diretor do filme Maurilio Martins, cenário frequente na filmografia da produtora, no início da década de 1990, quando a história sobre esse episódio já tinha virado lenda urbana, o filme traz Matheus Sampaio no papel principal e conta a participação de Rejane Faria (“Marte Um”), Babi Amaral (“No Coração do Mundo) e os cineastas Gabriel Martins e André Novais Oliveira no elenco.
A trilha sonora do longa é um espetáculo à parte. Idealizada por John Ulhôa e Richard Neves da banda Pato Fu, o filme conta com interpretação inédita do clássico dos anos 80, “Doce Mel” que ficou famosa com a interpretação da Xuxa, agora na voz de Fernanda Takai.
O ÚLTIMO EPISÓDIO é uma aventura adolescente, para toda a família, à moda antiga. Um filme que brinca com a nostalgia de uma época em que os desenhos exibidos na TV ajudaram a moldar uma geração.
SINOPSE
Erik alimenta uma paixão platônica por Sheilla e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o último episódio do célebre desenho “Caverna do Dragão”. Com a ajuda de seus melhores amigos, ele precisa criar uma solução para a enrascada em que se meteu.
O DIRETOR
Maurilio Martins é nascido, criado e ainda morador do bairro Laguna, na periferia de Contagem, em Minas Gerais. Junto a André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Thiago Macêdo Correia, é um dos sócios-fundadores da Filmes de Plástico, produtora que se consolidou como uma das referências do cinema brasileiro.
Diretor, roteirista e produtor, Maurilio é formado em Cinema e Audiovisual e estreou na direção com o curta-metragem “Contagem” (co-dirigido com Gabriel Martins), recebendo o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília. Maurilio dirigiu ainda os curtas “Quinze” (Melhor filme no Janela Internacional de Cinema de Recife) e "Constelações”. Fez sua estreia em longas dirigindo, ao lado de Gabriel Martins, o elogiado “No Coração do Mundo” (2019), exibido na competição da Tiger do Festival de Roterdã e considerado um dos melhores filmes daquele ano segundo a Abraccine. Maurilio também criou, roteirizou e fez a direção-geral da série “Americana”, da Disney+, que encontra-se em processo de finalização e dois episódios de “O Natal dos Silva”, série da Filmes de Plástico criada por Gabriel Martins, e cuja estreia se dará em Dezembro de 2025.
ELENCO
Matheus Sampaio ............... Erik
Daniel Victor ............... Cassinho
Tatiana Costa ............... Cristiane/Cristão
Camila Morena ............... Milene
Rejane Faria ............... Dona Judite
Maria Leite ............... Margarete
Gabriel Martins ............... Professor Juarez
André Novais Oliveira ............... Marcos
Babí Amaral ............... Diretora Simone
Daniel Jaber ............... Vilmar
Leonardo De Jesus ............... Zena
Robert Frank ............... Mauro
Eid Ribeiro ............... Seu Raimundo
Lara Silva ............... Sheila
Lois Martins ............... Cassiane
Leo Pyrata ............... Tucão
Matheus Ferreira ............... Erik Criança
FICHA TÉCNICA
Direção: Maurilio Martins
Roteiro: Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Distribuição no Brasil: Malute Filmes e Embaúba Filmes
Ano e país de produção: Brasil, 2025
Duração: 117 min
Classificação indicativa: 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário