Um
dos destaques da edição é o filme "Torniquete", dirigido pela
curitibana Ana Catarina Lugarini e estrelado por Marieta Severo
A
14ª edição do Olhar de
Cinema - Festival Internacional de Curitiba começou na última
semana e conta com mais de 90 produções, entre curtas e longas-metragens. Neste
ano, muitos dos longas disponíveis ao público são dirigidos por mulheres,
reafirmando a proposta do evento em promover diferentes olhares sobre
determinado segmento, pauta, idade ou estilo de produção.
Entre
os destaques está o filme “Torniquete”,
dirigido pela curitibana Ana
Catarina Lugarini e estrelado por Marieta Severo. Com os
ingressos esgotados, o longa faz parte da Mostra Competitiva Brasileira e traz
três diferentes gerações de mulheres vivendo pela primeira vez sob o mesmo teto
e que precisam reinventar o significado da palavra lar.
Com
direção de Letícia Simões,
“Glória & Liberdade” chama atenção ao ser o primeiro
longa-metragem de animação a ser selecionado para a Mostra Competitiva
Brasileira de Longas na história do festival.
Outro
longa com direção feminina é “Cais”,
de Safira Moreira,
que também faz parte da Mostra Competitiva Brasileira e foi premiado
anteriormente pelo Rumos Itaú, Fundo Avon Mulheres e Sundance Documentary Fund.
Confira
a seguir todos os longa-metragens dirigidos por mulheres na edição deste ano do
Olhar de Cinema.
- “Aoquic iez in Mexico! O méxico Não
Existirá Mais”
(“¡Aoquic iez in Mexico! ¡Ya México no existirá más!|Dir. Annalisa D. Quagliata
Blanco | México | 2024 | 80’)
Sinopse: Uma visão frenética percorre uma Cidade do México convulsionada,
uma colossal metrópole sustentada pelo mito do “mestizaje” e outras formas de
violência colonial. Passado e presente tecem uma série de imagens; memórias
fragmentadas dessa terra. Deidades antigas se encarnam, enquanto os sonhos se
desenrolam através da intimidade, cumplicidade e tumulto.
- “Cais” (Dir. Safira Moreira | Brasil | 2025 |
69’)
Sinopse: Dois meses após o falecimento de sua mãe Angélica, Safira viaja em
busca de encontrá-la em outras paisagens. Num curso fluvial, o filme percorre
cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu (Bahia) e pelo Rio Alegre (Maranhão), para
imergir em novas perspectivas sobre memória, tempo, nascimento, vida e morte.
- “Eu, A Pior de Todas”
(“Yo, La Peor de Todas”| Dir. Maria Luisa Bemberg | Argentina | 1990 |105 min)
Sinopse: Yo, la peor de todas retrata a vida da escritora e freira mexicana Sor
Juana Inés de la Cruz, abordando sua luta por liberdade intelectual e sexual no
século XVII. O filme explora sua relação com a Igreja, o amor proibido e seu
legado literário, destacando o conflito entre a fé, o desejo e a razão.
-
“Explode São Paulo, Gil”
(Dir. Maria Clara Escobar |
Brasil, Portugal | 2025| 97’)
Sinopse: Gil sempre quis ser cantora. Ela se mudou para São Paulo com sua
esposa quando tinha 20 e poucos anos. Agora, aos 50, é faxineira. Maria Clara
lhe propõe fazer um filme no qual Gil será CANTORA. Ela também quer explodir
São Paulo. Gil não quer, mas aceita para que o filme aconteça. Gil se torna uma
famosa, elas explodem duas cidades e refletem sobre sonhos, trabalho,
envelhecimento e esquecimento.
- “Fire Supply” (“Fire Supply” | Dir. Lucía Seles |
Argentina | 2024 | 156’)
Sinopse: Por que os podcasts têm um limite? Uma pessoa que ama sua mãe e
seu pai gostaria de fazer gelo ou aço ou ter um cemitério para que sua mãe não
sofresse por ninguém
- “Glória & Liberdade”
(Dir. Letícia Simões | Brasil
| 2025 | 73’)
Sinopse: 2050. O continente Pau-Brasil celebra 200 anos das Revoltas Regenciais
que dividiram o Brasil em nações. Azul, documentarista da República da Bahia,
viaja pelo Norte e Nordeste para investigar o colapso da unidade brasileira.
Entrevistando líderes, camponeses, pajés e hackers, ela explora revolução e
identidade. Em casa, enfrenta uma insurreição que desafia suas certezas sobre
história e luta.
- “Hot Milk” (Dir. Rebecca Lenkiewicz | Reino Unido,
Grécia | 2024 | 92 min)
Sinopse: Com uma doença estranha, mãe e filha embarcam em uma jornada para a
costa espanhola para encontrar uma cura, e ao longo do caminho a filha descobre
outra realidade longe de sua mãe controladora.
-
“Invenção”
(“Invention” | Dir. Courtney Stephens| Estados Unidos | 2024 | 72’)
Sinopse: Após a morte inesperada de um pai obcecado por teorias da conspiração,
sua filha recebe a patente de um dispositivo experimental de cura. Com imagens
de arquivo do verdadeiro falecido pai da atriz Callie Hernandez, Invenção
explora o processo de luto por um pai complicado, e a própria realização do
filme se torna parte desse processo.
-“Medidas para um Funeral” (“Measures For A Funeral”|Dir. Sofia
Bohdanowicz|Canadá|2024|142 min)
Sinopse: De Toronto a Oslo, seguimos a jornada de uma jovem acadêmica,
Audrey Benac. Audrey embarca em uma busca por uma mulher — a renomada
violinista canadense do início do século XX, Kathleen Parlow — enquanto, ao
mesmo tempo, foge de outra: sua mãe, uma musicista fracassada.
- “Na Passagem do Trópico” (Dir. Francisco Miguez| Brasil |2025 |
86’)
Sinopse: Um topógrafo mapeia áreas de risco de deslizamento na cidade de
Ubatuba, em uma região de encosta na mata atlântica. Obcecado por medir e
organizar, ele se depara com um território de ocupação humana caótica e repleta
de conflitos. A história da cidade cruza seus passos, e através de seu
teodolito, vê imagens do passado.
- “Os Lobos” (“Les Loups” | Dir. Isabelle Prim|
França | 2024 | 96’)
Sinopse: No meio do século XVIII, a Besta é caçada ao redor do Château de
Saint-Alban. No meio do século XX, um novo tipo de psiquiatria é inventado lá.
Teatro e loucura atravessam os séculos.
- “Paraíso” (Dir. Ana Rieper | Brasil | 2025 | 76’)
Sinopse: Documentário de longa-metragem sobre as heranças da condição
colonial brasileira na vida diária hoje. A partir de uma narrativa musical e do
uso de material de arquivo de naturezas diversas, o filme propõe uma viagem
inquieta por relações forjadas pela posse de terras e de pessoas. Uma sinfonia
popular sobre violência, resistência, força e afeto.
- “Quando o Telefone Tocou”
(“Kada je Zazvonio
Telefon”|Dir. Iva Radivojević|Sérvia, Estados Unidos|2024|73 min)
Sinopse: Por meio da reconstrução íntima de um telefonema importante, When
The Phone Rang investiga o deslocamento e a natureza da memória. Na mente da
protagonista de onze anos, a ligação apaga todo o seu país, sua história e
identidade.
- “Torniquete” (Dir. Ana Catarina Lugarini | Brasil |
2025 | 75’)}Sinopse: Uma família multigeracional de três mulheres
enfrenta as marcas de mais uma invasão traumática, revisitando o passado,
reconstruindo o futuro e curando suas feridas.
Mais de 90
produções e novos locais de exibição
Considerado
um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o Olhar de Cinema - Festival Internacional
de Curitiba de 2025 contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer
(MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame.
A 14ª edição reúne mais de 90 produções, entre curtas e longas-metragens, entre
estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções
infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar
diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema.
Para
mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br
ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema,
pelo Tik Tok @olhardecinema,
X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema
O
14º Olhar de Cinema -
Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo
Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O
projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura |
PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A
edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e
Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá,
patrocínio prata da Peróxidos do Brasil e Campari, patrocínio bronze da Mili, e
apoio da Sanepar, Copel, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do
Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação
Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa
de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes
de Libras.
Serviço:
14º Olhar de Cinema -
Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a
19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Ingressos:
R$8 (meia-entrada), R$16 (inteira). Há também sessões gratuitas - consultar
programação.
Redes Sociais:
Instagram:
www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook:
www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema,
X/Twitter:
@Olhardecinema_
Realização: Ministério
da Cultura - Governo Federal
Apresentação:
Rumo Logística
Patrocínio Master:
Itaú, Claro
Patrocínio Ouro:
TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Peróxidos
do Brasil, Campari
Patrocínio Bronze:
Mili
Apoio:
Sanepar, Copel, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila,
Cinemateca, Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e
Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura |
PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção:
Grafo Audiovisual
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