Cred Walter Thoms
Diretor Bruno Costa apresenta a oficina 'Direção Cinematográfica' na programação do Olhar de Cinema
Interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio. Festival Internacional de Curitiba ocorre de 11 a 19 de junho.
O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba anuncia que as inscrições para as oficinas gratuitas disponibilizadas dentro da programação do evento estão abertas. Os interessados em participar das palestras e ações ministradas por grandes nomes profissionais do mercado audiovisual podem se inscrever até o dia 23 de maio pelo site oficial www.olhardecinema.com.br.
“As oficinas têm o intuito de expandir e aguçar os sentidos, conhecimentos e interesses dos participantes nas mais variadas facetas do cinema, proporcionando a troca de experiências durante os dias do festival", comenta o diretor do Olhar de Cinema, Antonio Gonçalves Jr.
Para este ano, estão confirmados nomes como Bruno Costa, um dos diretores da aclamada série “Cidade de Deus - A Luta Não Para”, original da Max, que apresenta a oficina “Direção Cinematográfica”, propondo uma reflexão sobre a prática a partir de experiências concretas do trabalho no set de filmagem. O diretor abordará, de maneira descontraída, todas as etapas da direção, incluindo análise de roteiro, direção de atores, colaboração entre departamentos, montagem e finalização, propondo uma troca aberta sobre os desafios e descobertas do ofício. Costa também é o diretor de “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, que integra a Mostra Exibições Especiais, na programação deste ano. A oficina “Direção Cinematográfica” ocorre nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 17h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.
Também está confirmada a realizadora audiovisual Natali Mamai, indígena Aymara, nascida na Bolívia (La Paz) e criada em São Paulo. Natali ministra a oficina “Cinema Artesanal”, que tem o objetivo de mostrar que o cinema pode ser feito com poucos recursos e de forma artesanal com muita criatividade, explorando técnicas simples de filmagem, gravação de som e montagem, incentivando o uso criativo de equipamentos caseiros e softwares acessíveis. A oficina ocorre nos dias 13 e 14 de junho, das 19h às 22h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.
A diretora de arte Ana Paula Cardoso apresenta uma oficina que detalha desde a pesquisa às escolhas estéticas e conceituais da realização de um projeto audiovisual. Com diversos longas de sucesso em seu currículo, como “Praia Formosa”, de Julia de Simone, que levou o Prêmio de Melhor Direção de Arte do Olhar de Cinema em 2024, “Enterre Seus Mortos”, de Marco Dutra, e “Barba Ensopada de Sangue”, de Aly Muritiba, Ana Paula comanda a oficina “Direção de Arte” nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 17h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.
Os interessados em participar podem se inscrever em até duas oficinas. Caso não haja vaga para a primeira escolha, a segunda opção será disponibilizada. As vagas são limitadas.
Oficina: “Cinema Artesanal” com Natali Mamani
Local: Cine Passeio
Data: 13 e 14 de junho
Horário: 19h às 22h
Carga Horária: 6h – Formato Presencial (3h cada dia, mesma turma)
Oficina: “Direção Cinematográfica” com Bruno Costa
Local: Cine Passeio
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 18h30 às 21h30
Carga Horária: 6h – Formato Presencial (3h cada dia, mesma turma)
Oficina : “Direção de Arte” com Ana Paula Cardoso
Local: Cine Passeio – Sala Valêncio
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 6h – Formato Presencial (3h cada dia, mesma turma)
A 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba ocorre de 11 a 19 de junho, reunindo mais de 90 produções entre curtas e longas-metragens, estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema. Considerado um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o evento contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame.
Acompanhe a programação completa do Olhar de Cinema pelo site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais Instagram @olhardecinema, Tik Tok @olhardecinema, X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema.
A 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e da Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.
Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema,
X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual
Nenhum comentário:
Postar um comentário