Com roteiro e direção de Arthur Santarosa, curta-metragem gravado em Curitiba (PR) une cinema, teatro e palhaçaria para questionar o cotidiano utilitarista
Gravado em Curitiba (PR), no início de abril, o curta-metragem “Eu, Palhaço” une linguagem cinematográfica com elementos de teatro, clown e palhaçaria para refletir sobre o cotidiano do sistema utilitarista e as relações humanas. Dirigido e roteirizado por Arthur Santarosa, o filme traz como protagonista os atores Mauro Zanatta e Milena Ricato em uma obra que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.
“Eu, Palhaço” narra a história do Homem de Terno, interpretado por Mauro Zanatta, um sujeito comum, imerso em um cotidiano utilitarista, com uma rotina monótona. Ser um homem assíduo e dedicado ao trabalho são características que reverberam em todas as relações da vida do protagonista. Mas quando uma palhaça, vivida por Milena Ricato, entra em ação, o outro lado dessa moeda começa a surgir. O filme, que conta no elenco com Cida Rolim, Lucas Screamin e Alysson Lopes, traz uma curiosidade: todos os personagens são nominados de “homem”. “A proposta é reforçar a repetitividade da entediante vida de um homem preso em um sistema de sujeitos uniformes, que não possuem nomes e nem singularidades, por isso a escolha pragmática de todos os nomes dos personagens da obra. O homem é um homem. Um outro homem, é um outro homem”, explica Arthur Santarosa.
De acordo com ele, o processo de escrita do roteiro foi fortemente direcionado para criar uma estética que produzisse o cômico através do absurdo, presente em algumas obras cinematográficas e principalmente, no próprio conceito de teatro. “O roteiro busca explorar a potencialidade e a importância das relações interpessoais em nossas vidas. Seja através de contrastes, aproximações, distinções e de diferenças, nos identificamos no mundo como sujeitos singulares através, também, da existência do outro”, explica Arthur Santarosa. Ele relembra que a ideia do filme surgiu a partir de uma esquete de palhaçaria realizada no ano de 2019, nos palcos do Espaço Excêntrico, centro cultural dirigido por Mauro Zanatta, localizado na capital paranaense.
“Eu, Palhaço” foi contemplado com recursos do Programa de Apoio e
Incentivo à Cultura de Curitiba, na modalidade Mecenato Subsidiado de
2024/2025, sendo uma realização da Void Films Company. A obra conta com a
produção executiva de Gustavo Piaskoski.
Perfil
Diretor, produtor, ator e palhaço, Arthur Santarosa é bacharel em Teatro pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, e formado em Cinema pelo Centro Europeu. Atuou no espetáculo musical "O Despertar da Primavera", vencedor do Prêmio de Melhor Espetáculo Universitário no Festival de Pinhais (2019), no curta-metragem "Formigas", projeto audiovisual contemplado em Edital de Fomento à Cultura via Lei Aldir Blanc (2020), e no espetáculo "O Inspetor Geral", do Grupo de Teatro Universitário Tanahora que integrou a programação do Festival de Teatro de Curitiba (2019). No Espaço Excêntrico, realizou o curso de comédia para atores e não atores da Escola do Ator Cômico, incluindo técnicas de clown e palhaçaria.
Eu, o Palhaço – curta-metragem
Ficha Técnica:
Realização:
Void Films Company
Roteiro
e Direção: Arthur Santarosa
Produtor
Executivo: Gustavo Piaskoski
1º
AD: João Pedro Rodriguez
2º
AD: Angelica Bueno
Direção
de Produção: Terceira Margem (Marianna Holtz)
Estagiária
de produção: Pam Oliveira
Diretor
de Fotografia: Filipe Parolin
1º
AC e DOP: Jordão Pires
2º
AC: Daniel Pires
Gaffer:
João Drummont
Assistente
de gaffer: Leonardo Plets
Diretor
de Arte: Victor Alonso
Figurino:
Giovane Reynard
Figurino
Palhaça: João Vitor Cordeiro
Make:
Mayara Nassar
Assistente
de maquiagem: Fabi Rocha
Operação
e Edição de Som: Bruno Ito
Montador:
Bic Rafagnin
Colorista:
Lucas Kosinski
Trilha
Sonora: Maycon Ananias
Making
of: Gabriel Rodriguez
Logger:
Christian Antunes Almeida
Elenco:
Mauro Zanatta, Milena Ricato
Elenco
coadjuvante: Cida Rolim, Lucas Screamin, Alysson Lopes
Assessoria
de imprensa: Lídia Ferreira / Naiá Projetos
Nenhum comentário:
Postar um comentário