FEMAMA apoia o filme "Câncer com Ascendente em Virgem" e aposta na cultura como meio de sensibilização sobre o câncer de mama


Com o objetivo de ampliar a conscientização e levar mais conhecimento sobre o câncer de mama em lugares onde muitas vezes a informação de qualidade não chega, a FEMAMA se uniu à Raccord Produções em apoio ao longa-metragem “Câncer com Ascendente em Virgem”. A parceria busca contornar os preconceitos em torno do tema e envolver as pessoas em um importante diálogo sobre o câncer de mama, rompendo tabus e usando a arte e a cultura como ferramenta de sensibilização.

Dirigido por Rosane Svartman, o filme é baseado na história inspiradora de Clélia Bessa, produtora da Raccord, que durante sua jornada oncológica, em 2008, lançou o emocionante e divertido blog “Estou com Câncer, e Daí?”. Sensível e leve, o roteiro estrelado por Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa, Fabiana Karla e grande elenco, tem na formação de uma rede de apoio um dos pontos centrais da trama, que coloca em evidência o protagonismo feminino e a sororidade entre amigas de longa data e novas parcerias.

“O câncer de mama é uma questão de saúde pública no Brasil. Quase metade dos diagnósticos são realizados em estágios avançados da doença, o que impacta diretamente nas chances de cura e na qualidade de vida das pacientes ao longo da jornada de tratamento. Inspirado em uma história real, que se assemelha a tantas outras histórias vividas pelas mulheres brasileiras, o filme irá colocar luz neste assunto tão importante. A arte é uma forma poderosa de sensibilização, faz com que as pessoas se identifiquem e se mobilizem, e essa é justamente essa a intenção da FEMAMA em apoiar a produção”, afirma a Dra. Maira Caleffi, mastologista e Presidente Fundadora da FEMAMA, que está atuando como consultora técnica na divulgação do longa.

Coproduzido pela Globo Filmes e RioFilme, e com distribuição da Downtown Filmes, “Câncer com Ascendente em Virgem” está com o calendário de pré-estreias agendadas em todo o país. Em Brasília, a pré-estreia acontecerá no dia 25 de março de 2025, encerrando a sessão solene da 12ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, evento da FEMAMA que mobiliza lideranças para pensar políticas públicas oncológicas mais efetivas, com a presença de Clélia Bessa e Marieta Severo.

 

Sobre a conferência

Organizada anualmente pela FEMAMA, a Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher tem por objetivo reunir lideranças dos poderes executivo, legislativo, judiciário e sociedade civil para dialogar sobre os temas mais importantes da agenda pública de saúde, com destaque para a oncologia. O evento convida todo o ecossistema de atenção à saúde para pensar sobre o acesso, forças e fragilidades no SUS e na regulação da saúde suplementar, bem como a necessidade de promoção de políticas públicas a partir de um recorte de gênero. 

Em 2025, sua 12ª edição propõe uma reflexão sobre a Medicina de Precisão. Para tanto, irá reunir em Brasília/DF, entre os dias 25 e 27 de março, as principais lideranças da rede FEMAMA, especialistas em governança, figuras públicas que viveram a jornada oncológica, parlamentares e gestores públicos para debater ações e projetos sobre o câncer na mulher.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Branca de Neve" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Branca de Neve” dirigido pelo cineasta Marc Webb, que também dirigiu “O Espetacular Homem-Aranha”, “500 ...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba