Filmes para Sentir: campanha do Telecine reúne estreias eletrizantes, conforto e nostalgia no clima de fim de ano

 ‘Zona de Risco’, ‘Os Inseparáveis’ e ‘E.T. O Extraterrestre’ estampam a campanha ‘Filmes para Sentir’

Para relaxar e entrar no clima de fim de ano, o Telecine traz, em dezembro, uma nova campanha com o recorte Filmes para Sentir. Com o objetivo de unir curadoria personalizada e spoiler emocional para o espectador, a marca classificou os filmes de seu acervo com diferentes emoções, oferecendo ao assinante uma espécie de guia das sensações que predominam em cada obra. Dessa forma, o usuário pode escolher como quer se sentir antes de decidir ao que vai assistir na TV ou no streaming. O ponto de partida para o conceito da campanha foram pesquisas de comportamento encomendadas pelo Telecine que identificaram nos consumidores de filmes um desejo de controle sobre os sentimentos nos momentos de entretenimento. 

Com cerca de 30 segundos, uma peça institucional ilustra o conceito ‘Filmes para Sentir’ através de um compilado de cenas dos filmes em destaque nas mídias externas e na programação, além das emoções que permeiam a experiência do espectador durante a exibição. Desta vez, a marca aposta no spoiler emocional com as emoções ‘eletrizado’, ‘relaxado’ e ‘nostálgico’. A primeira é ilustrada por ‘Zona de Risco’, filme de ação com Russell Crowe e Liam Hemsworth que chega no dia 26 ao catálogo — disponível no Globoplay, no Prime Video Channels e nas plataformas de streaming das operadoras de TV Paga. Já para um clima mais relaxante, o Telecine terá, no dia 19, a estreia de ‘Os Inseparáveis’, animação dos produtores de ‘Toy Story’ que conta uma história de sonhos e amizades na cidade de Nova York. Já a nostalgia fica por conta de 'E.T. O Extraterrestre', clássico dirigido por Steven Spielberg que estampa a campanha e está disponível no catálogo da TV e do streaming. Assista ao vídeo da campanha.

Além dos principais títulos de dezembro, o Telecine apresenta novas cinelists para entrar no clima de fim de ano com toda a família: ‘Grandes Franquias do Cinema’ e ‘Para Assistir no Natal’. Na TV, a sessão ‘Filme para Sentir’ continua com suas exibições às segundas-feiras, às 22h, em todos os seis canais, e trará na programação obras como 'Motel Destino' (com mood 'intrigado'), 'Não Abra' (assustado), 'Como Eu Era Antes de Você' (apaixonado), 'O Impossível' (surpreso), 'Meninas Malvadas' (nostálgico), 'O Auto da Compadecida' (relaxado), entre muitos outros.


Pesquisas

Encomendadas pelo Telecine e desenvolvidas pelo Coletivo Tsuru, Umanità e Instituto Quantas, as pesquisas 'Gêneros e Emoções', 'Jornada do Consumidor de Filmes' e 'Filmes e Séries: o protagonismo do tempo' analisam como a previsibilidade na hora do entretenimento pode oferecer alívio emocional aos consumidores. Diante de um cenário pós-pandemia marcado pelo aumento no consumo de produtos audiovisuais e oferta massiva de conteúdo em diferentes formatos, os usuários sentiram uma necessidade maior de planejamento da rotina de lazer, para evitar o efeito “paralisia” em meio a tantas possibilidades. Dessa forma, o consumidor passa a preferir filmes em relação a outros formatos, a apostar em obras muito comentadas e a contar fortemente com a recomendação de amigos e conhecidos. Essas práticas, para grande parte das pessoas, garante controle do tempo, das emoções e das compensações.

No comparativo entre diferentes formatos (filmes, séries, notícias, programas de TV, esportes, novelas e reality shows), os filmes levaram a melhor, com 97% dos entrevistados* afirmando que assistem a pelo menos uma produção fílmica por semana. Nesse sentido, o “spoiler emocional” é um dos principais atributos pela preferência por filmes, pois esta curadoria auxilia o usuário na escolha e garante a experiência buscada por ele. Para a maioria dos respondentes da pesquisa, as produções fílmicas se encaixam melhor na rotina por apresentarem narrativas com começo, meio e fim a curto prazo; ao contrário de uma série, por exemplo, que, além de exigir um comprometimento maior de tempo, passa por hiatos entre as temporadas e não traz uma previsão concreta de tempo de quando a trama geral será concluída. Outra diferença apontada pela pesquisa é que muitos sentem que filmes são mais focados na história, enquanto nas séries a ênfase está nos personagens, que passam por diferentes arcos narrativos ao longo da trama. Dessa forma, a percepção geral é de que séries estão mais conectadas com a realidade, enquanto filmes são uma fuga desta. 

Com esse cenário em mente, o esforço do Telecine tem sido no sentido de propor uma curadoria que facilite a escolha do usuário e conecte as pessoas certas aos filmes certos, de modo a orientar a sua audiência e entregar o filme que garantirá a experiência buscada por ela. Em vez de listas formuladas a partir dos gêneros cinematográficos ou de temas narrativos, a curadoria do Telecine reuniu títulos com base nos sentimentos que permeiam o usuário no seu momento cinema em casa. 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Aqui" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Aqui”, dirigido pelo cineasta Robert Zemeckis, que também dirigiu, nada mais, nada menos que “Forrest Gu...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba