Brasileiro A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS é Selecionado para o Festival de Berlim

Premiada realizadora Rafaela Camelo volta ao Festival de Berlim, onde apresentou em 2023 o curta As miçangas (codirigido por Emanuel Lavor) agora com seu primeiro longa, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, que terá première mundial no Festival que acontece entre 13 e 23 de fevereiro do próximo ano, e faz parte da seção Generation, mostra que exibe produções voltadas ao público infanto-juvenil, apresentando histórias através da perspectiva de crianças e jovens. O longa é uma produção da Moveo Filmes, em coprodução com a brasileira Apoteótica Cinematográfica e a chilena Pinda Producciones, com distribuição da Vitrine Filmes. 

”A história se passa no Centro-Oeste brasileiro, região onde nasci e que me marcou profundamente. A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS é um filme sobre duas meninas de 10 anos que acabam passando as férias num hospital. Meu desejo foi realizar um filme que mostrasse conflitos e dilemas da infância de forma leve, mas com a devida seriedade. A Generation, que é a sessão da Berlinale dedicada ao universo de crianças e adolescentes, é a estreia perfeita para um filme com essa pegada", conta a diretora, que também assina o roteiro. 

Antes mesmo de sua estreia em Berlim, o longa já conquistou importantes prêmios e participou de seleções em laboratórios e festivais voltados a filmes em finalização. Entre os prêmios recebidos estão o WIP Paradiso no Ventana Sur (2024), o prêmio Mistika no BrasilCineMundi (2024), o prêmio de melhor projeto de ficção no BAL-LAB do Festival Biarritz Amérique Latine e o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem no Festival Cabíria de 2019. O filme também foi selecionado para o First Cut Lab e First Cut Lab+ no Karlovy Vary (2024), para o Curitiba Lab no Olhar de Cinema (2024), além de integrar o 10º BrLab e o 20º Produire au Sud.

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS é protagonizado pela pequena Glória (Laura Brandão), uma menina de 10 anos que é obrigada a passar as férias no hospital onde sua mãe (Larissa Mauro) trabalha como enfermeira. Lá, ela conhece Sofia (Serena), que acredita que a piora na saúde de sua bisavó está relacionada à internação no hospital. Apesar das diferenças, uma forte amizade surge entre as duas, trazendo conforto para enfrentarem juntas os desafios e dores desse momento.

Enquanto exploram o hospital e compartilham seus desejos de sair dali, Glória começa a lidar com sentimentos que parecem não ser inteiramente seus, desde que passou por um transplante de coração quando menor. Entre encontros e reflexões, a amizade das meninas é o fio condutor de uma jornada agridoce de crescimento, com contornos de realismo fantástico que envolvem o mistério dos sentimentos de Glória.

“Conheci uma pessoa que tinha feito um transplante cardíaco, e ele me contou um pouco das sensações que ele teve desde que ganhou o novo coração. Hoje essa ideia inicial aparece de forma sutil, mas a questão que fica é a da vida e pós-vida, o que significa o luto ou viver uma segunda vez. Tudo apresentado por diversas perspectivas através de cada personagem”, disse a diretora. 

O elenco do longa ainda conta com Camila Márdila e Aline Marta Martins. A produção é assinada por Daniela Marinho e Rebeca Gutiérrez Campos. 

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS será lançado no Brasil pela Vitrine Filmes.  


Sinopse:

Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Rafaela Camelo

Com: Serena, Laura Brandão, Larissa Mauro, Camila Márdila, Aline Marta Maia

Empresas produtoras: Moveo Filmes [BR], coprodução Pinda Producciones [CH], Apoteótica Cinematográfica [BR]

Produção: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Otavio Chamorro, Rafaela Camelo

Direção de fotografia: Francisca Sáez Agurto

Montagem: Marina Kosa e Rafaela Camelo

Música original: Alekos Vuskovic

Edição de som e mixagem: Lucas Coelho

Direção de arte: Sarah Noda

Figurino: Rafaelly Godoy

Caracterização e efeitos: Ana Pieroni

Produção Executiva: Heloísa Schons, Juliana Melo, Isabella Jacob Pinto, Daniela Marinho, Fred Burle

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Aqui" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Aqui”, dirigido pelo cineasta Robert Zemeckis, que também dirigiu, nada mais, nada menos que “Forrest Gu...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba