Walter Salles Empresta sua Sensibilidade Para ‘A CONTADORA DE FILMES’

 

A Diamond Films lança nos cinemas em 28 de novembro A CONTADORA DE FILMES (La Contadora de Películas), uma história comovente sobre o poder transformador do cinema. Baseado no livro de Hernán Rivera Letelier, era evidente para os produtores que um longa como esse só poderia ser adaptado para as telonas por roteiristas que tivessem uma empatia e uma ternura comparável às do autor chileno. Por isso, a primeira escolha para o projeto foi óbvia: o brasileiro Walter Salles.

"Ao confiar o primeiro roteiro a Walter Salles, pensamos que estávamos dando para ele a oportunidade de continuar o trabalho que ele domina com perfeição desde o magnífico Central do Brasil", afirmaram os produtores. "Ele tem a sensibilidade para contar uma história como essa, além da preocupação de filmar a América Latina".

É importante notar, porém, que Salles não escreveu A CONTADORA DE FILMES só. Além dele, Isabel Coixet e Rafa Russo também trouxeram sua delicadeza particular para a história da pequena María Margarita, fazendo desta produção um projeto feito a seis mãos. Com o script pronto e afinado, ficou a cargo da dinamarquesa Lone Scherfig, outra cineasta igualmente entusiasmada com a obra de Rivera, a tarefa de emprestar sua visão sensível para a trama e dirigir o filme.

Ambientada em uma cidade mineira no deserto do Atacama, no Chile, A CONTADORA DE FILMES acompanha a família da María Margarita, a mais nova de quatro irmãos, depois que um acidente de trabalho impede que seu pai volte ao trabalho. Com o orçamento do lar comprometido, a solução para que eles não deixem de ir ao cinema, o lazer preferido de toda a família, é pagar para que ao menos um dos filhos assista a um filme e, depois, conte para todos a história. É assim que a pequena protagonista descobre seu talento extraordinário para narrar. Aos poucos, sua maneira de contar histórias, dramática e cheia de humor, conquista toda a vila e, quando menos espera, muda até a sorte daqueles que mais ama.

Estrelado por Antonio de La Torre, Sara Becker, Berénice Bejo e Daniel Brühl, A CONTADORA DE FILMES estreia em cinemas selecionados em 28 de novembro, com distribuição da Diamond Films. 

Nenhum comentário:

Série “Puta Retrato - Trabalhadoras Sexuais” será exibida no Canal Brasil nesta segunda, 9/12

A série “Puta Retrato - Trabalhadoras Sexuais”, dirigida por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, será exibida no Canal Brasil nesta segunda, 9...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba