A quinta edição do Vitrine Lab, curso livre de capacitação em distribuição cinematográfica realizado pela Vitrine Filmes, chega ao fim com uma masterclass totalmente gratuita e aberta ao público sobre o ainda inédito filme “Baby”. O evento também faz parte do Paradiso Multiplica, iniciativa de difusão de conhecimento promovida pelo Projeto Paradiso. A masterclass acontece no dia a 3 de dezembro, terça-feira, às 10h30, e nela será apresentado um estudo de caso sobre o longa metragem “Baby” com participação de Marcelo Caetano, diretor e roteirista; Silvia Cruz, fundadora da distribuidora do filme, Vitrine Filmes; e do produtor Ivan Melo.
A aula abordará a relação entre produtora e distribuidora durante todas as etapas de produção do filme, bem como as estratégias de lançamento levando em consideração os desafios atuais do mercado.
A masterclass, promovida em parceria com o Projeto Paradiso, também contará com interpretação em libras e será realizada via Zoom para uma maior interação entre os participantes. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. O link de acesso ao Zoom será enviado posteriormente.
Sobre o Filme
“Baby” passou por mais de 50 festivais pelo Brasil e mundo, consagrando-se vencedor do prêmio de Melhor Ator Revelação na Semana da Crítica em Cannes. O filme chega aos cinemas no dia 09 de janeiro de 2025.
Sinopse
Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
Sobre a Vitrine Filmes
Desde 2011 a Vitrine Filmes se dedica à distribuição de narrativas autorais e independentes, investindo no crescimento e na valorização do cinema nacional.
Nesses 14 anos de atuação, a Vitrine foi pioneira ao explorar o circuito exibidor de maneira descentralizada através da Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva de filmes brasileiros em salas de cinema comerciais; e segue inovando ao expandir suas áreas de atuação, desenvolvendo e produzindo conteúdos, ao mesmo tempo em que oferece capacitação aos profissionais do audiovisual, através do Vitrine Lab.
Ao longo dessa história, mais de 5 milhões de pessoas já foram impactadas pelos filmes da Vitrine em salas de cinema, além de outras centenas de milhões que tiveram acesso aos conteúdos em outras janelas. Fazem parte do catálogo da distribuidora títulos como "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021, e "Nosso Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dirigida por Eduardo Albergaria, filme brasileiro mais visto em salas de cinema no ano de 2023.
Em 2024, pela Sessão Vitrine Petrobras, "A Hora da Estrela" de Suzana Amaral, voltou aos cinemas com uma cópia restaurada, e títulos premiados como "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", de Marão, "Sem Coração", de Nara Normande e Tião e "Cidade; Campo", de Juliana Rojas também tiveram seu encontro com o público brasileiro.
Para 2025, estão confirmados os lançamentos de “Baby”, de Marcelo Caetano, exibido na Semana da Crítica de Cannes 2024 e “O Agente Secreto”, novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone no elenco.
Sobre o Vitrine Lab
O Vitrine Lab é um curso livre sobre distribuição cinematográfica voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual. Através da promoção de aulas e discussões em torno das práticas vigentes no mercado cinematográfico, o laboratório propõe também ser um espaço de reflexão sobre o futuro da distribuição de cinema no Brasil. Desse modo, ao conectar pessoas, expor o conhecimento de especialistas do setor e propor discussões em torno do assunto, espera-se fomentar inovações e criar uma rede de profissionais capacitados a atuar no segmento de distribuição cinematográfica no Brasil.
A realização da Quinta Edição do curso é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do apoio do o Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e da SPCINE. Por mais um ano, o curso conta com a parceria do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019, a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário