A Embaúba Filmes lança nesta quinta-feira (28) nos cinemas CORPO PRESENTE, novo filme do diretor mineiro Leonardo Barcelos. Em cartaz nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, o longa traz um olhar original e criativo para o fazer documental, mesclando performance e reflexão, conforme coloca em debate as muitas maneiras de compreensão do corpo humano.
"Meu objetivo era criar um filme que fosse inovador em seu conceito e que combinasse diferentes experiências e pensamentos para entendermos quem somos como sociedade e indivíduos", afirma o diretor.
Parte de um projeto mais amplo e complexo de Barcelos, chamado Trilogia do Corpo, CORPO PRESENTE evidencia como o corpo hoje está no centro dos grandes debates sociais e filosóficos. Assim, mais do que considerá-lo enquanto a carne que nos forma, o doc o encara como expressão individual, artística e política em constante interação com o espaço e o outro. Desta forma, o filme é tanto um filme sobre a matéria, como sobre identidade, cultura e sociedade.
O documentário combina depoimentos de artistas, teóricos e grandes personalidades, como Suely Rolnik, Ailton Krenak e Erika Hilton, a uma experiência estética que apela para todos os sentidos, inclusive o tato. Assim, Barcelos constrói uma discussão complexa não só pela qualidade da sua pesquisa. Experimental e subjetivo por essência, CORPO PRESENTE faz da arte seu vetor e seu propósito.
Com distribuição da Embaúba Filmes, CORPO PRESENTE chega aos cinemas em 28 de novembro.
Sinopse:
CORPO PRESENTE investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, criando um retrato contemporâneo das possibilidades do corpo e de suas imagens. Acompanhamos de perto a jornada autobiográfica da personagem principal que numa espécie de diário subjetivo escrito na pele, registra sensações e reflexões, buscando compreender a si mesma e ao mundo ao seu redor. Ao se deparar com diferentes experiências, ela nos conduz a outros corpos e outras histórias que habitam a contemporaneidade. Os múltiplos corpos que compõem o documentário são corpos políticos que criam e propõem novos universos, sinalizando novas formas de estar no mundo, traduzindo a sociedade contemporânea em toda a sua complexidade.
Ficha técnica
Empresa produtora: Tandera Filmes
Coprodutora: Trem Chic
Direção e roteiro: Leonardo Barcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário