CINEMATECA BRASILEIRA lança projeto de recuperação do histórico acervo do CANAL 100

A Cinemateca Brasileira realizou no dia 27 de novembro de 2024, o evento de lançamento do projeto de recuperação, catalogação e digitalização do acervo do Canal 100. O evento foi realizado na sede da Cinemateca Brasileira, reunindo nomes importantes do esporte e da cultura para apresentar essa iniciativa de resgate de um dos maiores registros audiovisuais do futebol brasileiro.

“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo de valor inestimável”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, que é patrocinador estratégico do Viva Cinemateca.

O Viva Cinemateca é um plano que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. Orçado em R$ 22,7 milhões, o projeto do Canal 100 está em busca de apoiadores e já conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Shell e Itaú.

O Canal 100 é o maior acervo cinematográfico do futebol no país, cobrindo de maneira única o período de 1959 a 1986. Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer em 1957, foi um cinejornal que revolucionou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do país. Exibido nos cinemas antes dos filmes, o Canal 100 capturava momentos épicos do futebol brasileiro, com destaque para partidas históricas no Maracanã e em outros estádios. Com uma narrativa cinematográfica única, Niemeyer e sua equipe introduziram novas técnicas de filmagem, incluindo o uso de câmeras em close-up e ângulos dinâmicos que aproximavam o público da emoção do campo. Não menos significativas eram as vozes que acompanhavam essas imagens. Com suas narrações habilidosas, Cid Moreira e Corrêa Araújo transmitiam emoção e davam vida às partidas. A escolha da trilha sonora, a música "Na Cadência do Samba" de Luiz Bandeira, acrescentava um elemento identidade única ao Canal 100. O tema "que bonito é..." tornou-se um lema não oficial para os amantes do futebol. Além do esporte, o Canal 100 também registrava aspectos culturais e sociais do Brasil, oferecendo uma visão panorâmica do país durante três décadas do século 20.

Com um trabalho de preservação minucioso, o projeto prevê a análise, digitalização e difusão de conteúdos únicos para toda a população, além da modernização tecnológica do parque de preservação audiovisual da Cinemateca, assegurando que essa memória siga acessível às próximas gerações.

Durante o evento de lançamento, o público e a imprensa tiveram a oportunidade de conhecer alguns trechos do Canal 100 e todas as fases do projeto, com destaque para as ações de duplicação fotoquímica de centenas de rolos de filmes, digitalização de 30 horas de cinejornais e a aquisição de equipamentos modernos que permitirão o acesso facilitado e gratuito ao conteúdo digitalizado, disponibilizado no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca.

"Apoiamos o Viva Cinemateca, pois acreditamos que a instituição tem um papel fundamental na construção, conservação e difusão da nossa herança cultural, com ações que promovem o desenvolvimento humano e geram valores para toda nossa sociedade. Juntos, preservamos o cinema nacional e as obras audiovisuais em geral, tão importantes para a preservação de nossa identidade”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, patrocinadora master do projeto Viva Cinemateca.

O projeto de recuperação do Canal 100 também contará com uma programação especial. Para 2026, ano da próxima Copa do Mundo, a instituição prevê uma grande mostra itinerante de filmes sobre futebol, incluindo trechos icônicos do Canal 100 e os melhores momentos da história do esporte como parte da cultura nacional.

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