O APRENDIZ chega aos cinemas de todo o país em 17 de outubro, com distribuição da Diamond Films. O longa conta a história de ascensão do polêmico Donald Trump, uma figura hoje famosa no mundo todo por sua personalidade e empreendimentos, mas cuja trajetória nas décadas de 1970 e 1980, quando se tornou um personagem midiático relevante, é pouco conhecida.
Este é justamente um dos grandes atrativos do estudo de personagem conduzido pelo diretor Ali Abbasi (“Holy Spider”) em O APRENDIZ. Isso porque o que a obra do cineasta revela ao público é que Trump deve muito crédito a uma figura igualmente controversa nos Estados Unidos naquela época: o influente advogado Roy Cohn.
Interpretado por Jeremy Strong no filme, o advogado Roy Cohn foi uma figura influente, que ensinou a Trump seu estilo agressivo de fazer negócios.
Mas, afinal, quem foi Roy Cohn?
Roy Cohn foi um advogado americano que ganhou notoriedade nos Estados Unidos ao trabalhar em casos contra suspeitos de comunismo e espionagem, na década de 1950. Determinado a vencer a qualquer custo, ele se valeu de chantagens, ameaças e humilhações para conseguir confissões, tendo a condenação de Julius e Ethel Rosenberg como polêmica mais emblemática.
Depois disso, durante 30 anos Cohn se dedicou a defender clientes poderosos de todas as esferas: políticos, cardeais, empresários, donos de veículos de comunicação, celebridades e mafiosos. E foi nessa etapa da sua vida que conheceu e apadrinhou Donald Trump, então com 30 e poucos anos.
Seguindo os conselhos de Cohn para realizar suas ambições empresariais, Trump aprende três lições que segue até hoje: “Ataque, ataque, ataque. Não admita nada, negue tudo. Sempre clame a vitória e nunca admita a derrota.”
Não à toa, O APRENDIZ coloca a relação de Trump e Cohn no centro da sua trama e demonstra não só as repercussões duradouras do apadrinhamento do advogado, como também como não dá para falar de um sem mencionar o outro.
“Como qualquer relacionamento, a transformação acontece dos dois lados”, analisa Abbasi. “Espero que as pessoas, independentemente do que pensem sobre Donald Trump, possam assistir ao filme e realmente experienciar esse relacionamento. Não é para ser um ataque ideológico ou um debate polêmico. É sobre retratar certa complexidade destes seres humanos.”
O APRENDIZ estreia nacionalmente em 17 de outubro, com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário