A partir dessa quinta (17), o CINE MATILHA exibirá dois filmes: documentário brasileiro BLACK RIO! BLACK POWER!, de Emilio Domingos, e a comédia francesa A DONA DO BARATO, protagonizada por Isabelle Huppert.
O filme nacional resgata a história do movimento Black Rio, e sua influenciou na cultura e na sociedade carioca, em sua luta por justiça social no Rio de Janeiro dos anos de 1970 e 1980,e suas conquistas refletem até hoje no país.
Para realizar BLACK RIO! BLACK POWER!, Domingos faz uma imersão no tema e mostra a origem dos bailes, coletando depoimentos no Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda - clube da Zona Norte carioca também conhecido como “Templo Soul”. Personagens como o citado Dom Filó, e também o escritor Carlos Alberto Medeiros, os músicos Carlos Dafé e Marquinhos de Oswaldo Cruz, e Rômulo Costa e Virgilane Dutra (da equipe Furacão 2000), rememoram como o movimento foi difundido através de uso de cabelos black power, roupas descoladas, sapatos cavalos de aço de plataformas vistosas se orgulhavam de sua cor e enfrentavam o Brasil racista.
O longa já participou de 23 festivais nacionais e internacionais e conquistou sete prêmios. Além do Brasil, entre os países que o filme foi exibido estão: Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Madagascar, Reino Unido, Uruguai e Quênia. Iniciou sua trajetória no Festival do Rio 2023, onde recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial, e esteve em importantes festivais como 63º Cartagena de Índias International Film Festival - FICCI, 26º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, San Francisco Documentary Festival 2024 e Inffinito Brazilian Film Festival. O documentário foi homenageado do júri na Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (Salvador) e conquistou o segundo lugar no prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia.
Já a comédia francesa é dirigida por Jean-Paul Salomé, e traz a atriz como uma tradutora policial, que está em crise financeira, e, acidentalmente, se vê em posse de uma grande quantidade de haxixe, e sabe como transformar isso num dinheiro que salvaria sua vida.
“Ela é uma Robin Hood feminina. Ela dá parte do dinheiro para as filhas, para outras pessoas. Ela cuida das pessoas. Mesmo quando é confrontada pelos bandidos, ela tira sarro deles. Ela tem um bom senso de humor”, disse a atriz sobre sua personagem em entrevista.
Sinopses
BLACK RIO! BLACK POWER!
O filme revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70.
A DONA DO BARATO
O filme conta a história de Patience Portefeux (Isabelle Huppert), uma tradutora policial francês-árabe que é especializada em escutas telefônicas para a unidade antinarcóticos. Um dia, enquanto escuta os traficantes procurados, ela descobre que um deles é filho da fantástica mulher que cuida da sua mãe. Ela decide protegê-lo e é trazida para o meio de uma rede de traficantes. Quando ela coloca as mãos em uma enorme carga de haxixe, com a ajuda de seu novo parceiro, o ex-cão policial DNA, ela aproveita a oportunidade e se torna Mama Weed, uma poderosa traficante de drogas.
Programação
19 de setembro (quinta-feira)
19h A DONA DO BARATO
20 de setembro (sexta-feira)
19h BLACK RIO! BLACK POWER!
21 de setembro (sábado)
17h A DONA DO BARATO
19h BLACK RIO! BLACK POWER
CINE MATILHA
Rego Freitas, 542 - 3º andar
República, São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário