“A Mulher da Luz Própria”, sobre a atriz e diretora Helena Ignez, estreia no Canal Brasil

                             “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla. Foto: Divulgação

No dia 10 de outubro, a partir das 21h, o Canal Brasil exibe a Sessão Especial Helena Ignez, com três longas-metragens que destacam o talento multifacetado da atriz e diretora baiana, ícone do cinema marginal. A sessão contará com a estreia de “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla, além da exibição dos longas “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, e “Canção de Baal”, de Helena Ignez.

O filme que abre a sessão é “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla. Narrado pela atriz e com imagens de arquivos e atuais, o documentário é uma homenagem de sua filha e mostra como Helena inaugurou um estilo de interpretação e direção a partir de suas produções independentes em contextos de pré e pós ditadura militar no Brasil. Na sequência, o Canal Brasil exibe o longa-metragem “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla. Helena Ignez interpreta Janete Jane, que se relaciona com Jorge (Paulo Villaça), conhecido como o "bandido da luz vermelha". Ele costuma assaltar residências em São Paulo e sempre consegue despistar a polícia, gastando todo o dinheiro roubado de maneiras extravagantes. A produção é baseada em fatos reais.

O longa-metragem que encerra a maratona é “Canção de Baal”, primeiro filme escrito e dirigido por Helena Ignez. Baseado na peça “Baal”, do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o longa musical apresenta Baal (Carlos Careqa), um poeta e cantor liberal que vive cada momento como se fosse o último de sua vida. Mas, ao receber um convite para um jantar em sua homenagem, resolve atuar de maneira diferente com os convidados.

Sessão Especial Helena Ignez

Horário: Quinta-feira, 10/10, a partir das 21h

“A Mulher da Luz Própria” (2019) (74’)

Horário: Quinta, dia 10/10, às 21h

Classificação: 12 anos

Direção: Sinai Sganzerla

Sinopse: O filme é uma homenagem de Sinai Sganzerla à sua mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.


“O Bandido da Luz Vermelha” (1968) (92’)

Horário: Quinta, dia 10/10, às 22h15

Classificação: 16 anos

Direção: Rogério Sganzerla

Sinopse: A saga do Bandido da Luz Vermelha, enigmático assaltante de residências de luxo em São Paulo. Apesar dos esforços da polícia, ele circula sem problemas, gastando os frutos dos roubos.


“Canção de Baal” (2007) (77’)

Horário: Quinta, dia 10/10, às 23h45

Classificação: 14 anos

Direção: Helena Ignez

Sinopse: Poeta e cantor, Baal recebe convite de Meck, madeireiro predador, para um jantar oferecido em sua homenagem. Sarcasticamente recusando propostas que levariam à sua ascensão social, optando por uma vida de outsider, Baal preenche seus dias com casos amorosos. Nessa fábula musical antropofágica ouve-se a voz do próprio Bertolt Brecht e a entrevista de Einstein no Brasil, onde teria sido comprovada a Teoria da Relatividade.

Nenhum comentário:

Cinética Filmes anuncia sequência da franquia "Nosso Lar"

Longa "Nosso Lar 3 - Vida Eterna" será baseado no quarto livro da série de Chico de Xavier e contará com o protagonismo feminino; ...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba